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Implantação ISO 9001-14001 Marjana Eloísa Henzel.

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Apresentação em tema: "Implantação ISO 9001-14001 Marjana Eloísa Henzel."— Transcrição da apresentação:

1 Implantação ISO Marjana Eloísa Henzel

2 Introdução Qualidade: positivo, ativo, estimulante, competitividade, produtividade, satisfação, melhoria, boa imagem do produto. Ambiental: associado a idéias de poluição, contaminação, controle e punição.

3 Caracterização ISO: Organização Internacional para Normalização (1947). ISO 9001: Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) ISO 14001: Sistema de Gestão Ambiental (SGA) (Aplica-se: atividades industriais, extrativas, agroindustriais, comerciais, de serviços e até organismos de governo).

4 ISO 9001 Baseia-se em 08 princípios, fundamentados em boas práticas de negócios: Foco no cliente; Liderança; Envolvimento de pessoas; Abordagem por processos; Abordagem sistêmica para a gestão; Melhoria contínua; Abordagem factual para tomada de decisão; Benefícios mútuos nas relações com os fornecedores.

5 Histórico A função Qualidade vêm, ao longo dos anos, assumindo um papel cada vez mais importante dentro das organizações. Inicialmente, na era do Controle de Qualidade, havia um foco estritamente operacional, através das atividades que objetivavam as inspeções dos produtos as linhas de produção.

6 Benefícios Para a organização:
Promove o comprometimento com a qualidade; É um método gerencial que lhe permite medir a melhoria contínua do desenvolvimento do negócio; Ajuda a melhorar a performance da organização.

7 Benefícios Advindos dos oito princípios:
Quantificação dos produtos e das melhorias (maior capacidade de análise para a tomada de decisões gerenciais mais objetivas e efetivas); Maior habilidades para revisar, desafiar e mudar opiniões e decisões; Maior capacidade de identificar oportunidades de melhorias, dirigidas e priorizadas;

8 Continuação... Respostas mais flexíveis e rápidas (oportunidades oferecidas pelo mercado), oportunidades internas (monitoramento estruturado de produtos e processos); Melhoria da comunicação interna (diferentes níveis da empresa); As atividades são avaliadas, ajustadas e implementadas de modo único;

9 Continuação... Pessoas entenderão os objetivos e metas, papel na organização (maior motivação para atingí-los); Custos mais baixos, e ciclos de tempo mais curtos para a execução das atividades (uso efetivo dos recursos); Maior integração e adaptação dos processos que melhor contribuem para a obtenção dos resultados desejados.

10 ISO 14001 Baseada no ciclo PDCA;
ISO 14001:2004 especifica os requisitos mais importantes para identificar, controlar e monitorar os aspectos do meio ambiente de qualquer organização, bem como administrar e melhorar o processo de gestão ambiental.

11 Histórico Demonstrar enfoque ambiental responsável está se tornando um critério essencial de compra. As organizações comprometidas com o meio ambiente preferem fazer negócios com empresas que funcionem como elas, que possam demonstrar o seu compromisso através de padrões reconhecidos internacionalmente como a série ISO

12 Benefícios Para a organização:
Melhoria na confiança de clientes, investidores e a comunidade em geral, demonstrando compromisso; Melhoria no controle de custos, conservação de matérias-primas e energia; Redução do risco de incidentes, confiabilidade e, conseqüentemente, a redução dos custos de apólices e seguros.

13 Continuação... A organização compromete-se a melhorar continuamente seu desempenho ambiental; Identificar e aplicar tecnologias adequadas (tratar ou ao menos dispor corretamente seus resíduos da produção) e prever que seus próprios produtos (final de sua vida útil), se tornarão resíduos.

14 Análise – melhoria contínua
SGA SGQ

15 Qualidade Ambiental Segundo Valle (2004, p.39), para assegurar a qualidade ambiental devem-se prever, já na fase de concepção de um produto e no desenvolvimento do respectivo processo produtivo, soluções para os resíduos que serão gerados. Produção Qualidade Processo Ambiental Desenvolvimento produto e processo; Gerenciamento dos resíduos e da produção.

16 ISO 9001 – ISO 14001 Similaridades nas normas;
Utilização do PDCA (ambos); Sistema de Gestão; Aplicabilidade Sistemas independentes (ñ exige certificação deste ou aquele como pré-requisito); Adesão de ambos gera economias quanto à documentação e a prática das auditorias periódicas (ambos exigem).

17 Implantação (qualidade ambiental)
Qualidade (está no processo e produto); Certificação (ISOs); Recursos nas empresas (RH, tecnologia); Sistemas de Gestão das empresas; Nova postura de legislação (os poderes); Regulamentações (mercado); Necessidade de visão global (concorrência); Ações locais (questão social). ISO ISO = Melhorias Produtivas

18 Conclusão As empresas que adotarem essa nova abordagem sistêmica e pro-ativa, estarão desta forma produzindo bens e serviços melhores (qualidade) ao mesmo tempo que estão reduzindo o uso de recursos e a geração de poluentes (ambiental). É importante ressaltar que isto deve ser transmitido entre todos os níveis da organização (entre os funcionários, outras áreas e a direção), tornando-se parte da cultura e não simplesmente documentos encadernados em apostilas.

19 “ O homem conscientizou-se, de que, sendo parte da natureza, cabe-lhe conservá-la, de que não vive isolado de seus semelhantes e que um ato seu pode repercutir, desfavoravelmente, não apenas ao seu vizinho mas em toda a população da região, país”. De que adianta comercializar um produto de qualidade se a sua produção gera grandes problemas ambientais?

20 Referências: Guias ISO 9001 e 14001 – www.apcer.pt
Normas ISO 9001 e – VALLE, Cyro Eyer do. Qualidade ambiental: ISO ª ed. São Paulo:Senac, 2004.

21 Trabalhos (tópicos): Requisitos Gerais: Comprometimento da Gestão:
Política da Norma: Planejamento: RH: Relação com Cliente: Melhorias: Observações Relevantes sobre a Norma e o Comércio Exterior


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