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MDIC STI MEC SEMTEC MTE SPEE Oficina de Educação Corporativa oportunidades / desafios PANORAMA DA EDUCAÇÃO CORPORATIVA NO CONTEXTO BRASILEIRO Afrânio Carvalho.

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1 MDIC STI MEC SEMTEC MTE SPEE Oficina de Educação Corporativa oportunidades / desafios PANORAMA DA EDUCAÇÃO CORPORATIVA NO CONTEXTO BRASILEIRO Afrânio Carvalho Aguiar BRASÍLIA, 18 e 19 maio de 2004

2 ESQUEMA DA APRESENTAÇÃO 1 – FONTE DE DADOS 2 – CRIAÇÃO DE UNIDADES DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA (E.C.) NO BRASIL 3 – PRINCIPAIS FATORES DE MOTIVAÇÃO PARA A CRIAÇÃO DE E.C.’s 4 - SISTEMAS DE GOVERNANÇA 5 – FUNDAMENTOS DO PLANEJAMENTO 6 – OPERAÇÃO 7 – PARCERIAS 8 – ÁREAS FUNCIONAIS PRIORIZADAS 9 – RESULTADOS ALCANÇADOS 10- PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO 11- DIFICULADADES OPERACIONAIS 12- EXPECTATIVAS DE AÇÃO GOVERNAMENTAL 13- INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES 14- CONCLUSÕES

3 FONTES DE DADOS LEVANTAMENTO DE DADOS COORDENADO PELA STI/MDIC 29 QUESTIONÁRIOS RESPONDIDOS, ALGUNS PARCIALMENTE

4 CRIAÇÃO DE UNIDADES DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA NO BRASIL

5 FATORES DE MOTIVAÇÃO PARA A CRIAÇÃO DE E.C.’s

6

7 SISTEMAS DE GOVERNANÇA SUBORDINAÇÃO DIRETA DA UNIDADE DE E.C.  DIRETRIZES DE AÇÃO 14 dispõem de um Documento Básico da Unidade, 5 não o têm. PARTICIPAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS NA DEFINIÇÃO DA POLÍTICA DE AÇÃO DAS E.C.’s Predominantemente  4; Freqüentemente  20; Raramente  5

8 SISTEMAS DE GOVERNANÇA CONSELHO DIRETOR 16 declaram ter a Unidade de E.C. um Conselho Diretor, 13 dizem que não o têm. Os respondentes afirmam que, em 12 casos, há participação no Conselho Diretor de representante(s) da Administração Superior, que em 2 organizações membros do Corpo docente da EC fazem parte do Conselho e também há 8 relatos de participação de outras categorias de representantes no Conselho Diretor. Os dados revelam reduzida participação de membros externos à organização.

9 BASES SOBRE AS QUAIS SE FUNDAMENTA O PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES

10 Outros elementos... Benchmarking com outras empresas e informações de parcerias com universidades internacionais Demandas de Mercado Capacitação para mudanças devidas a leis ou regulamentações Gestão de Recursos Humanos por competências Levantamento das competências requeridas para a execução do Planejamento Estratégico e, de forma complementar, das demandas afins Análise das deficiências de competências, identificadas no processo anual de avaliação de competências.

11 OPERAÇÃO: RECURSOS HUMANOS UTILIZAÇÃO PARAS ATIVIDADES DA UNIDADE DE E.C.

12 OPERAÇÃO: CLIENTELA

13 OPERAÇÃO: COBERTURA DE CUSTOS DAS ATIVIDADES

14 PARCERIAS: INTERAÇÃO COM UNIVERSIDADES E CENTROS DE PESQUISA NÃO MANTÊM INTERAÇÃO: 1 MANTÊM INTERAÇÃO: 28 GRAU DE SATISFAÇÃO  INSATISFATÓRIO 1  SATISFATÓRIO 22  EXCELENTE 5 TIPOS DE COLABORAÇÃO RECEBIDA ATIVIDADES DOCENTES 21 ELABORAÇÃO DE METODOLOGIAS/ MATERIAL DIDÁTICO 17 FORNECIMENTO DE INFRA-ESTRUTURA/ APOIO LOGÍSTICO 11 PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES DE E.C. 8 OUTROS 4

15 INTERAÇÃO COM ALGUNS ÓRGÃOS DE APOIO ÀS ATIVIDADES INDUSTRIAIS, COMERCIAIS, TÉCNICAS, SOCIAIS E GERENCIAIS OCORRÊNCIA DE INTERAÇÃO (*) (*) 21 RESPONDENTES Foram feitas 21 menções a outros parceiros. Algumas empresas fizeram várias indicações, que totalizaram 99 menções, correspondendo a 78 diferentes instituições

16 OPERAÇÃO: ÁREAS FUNCIONAIS DA ORGANIZAÇÃO MAIS ATENDIDAS PELAS ATIVIDADES DE E.C. MÉDIA PONDERADA (*) (*) Escala 1(menos atendida) a 7 (mais atendida) 21 respondentes

17 OPERAÇÃO: ÁREAS FUNCIONAIS (?!) DA ORGANIZAÇÃO MAIS ATENDIDAS PELAS ATIVIDADES DE E.C. Algumas citações interessantes Aspectos Comportamentais Clientes Comunidade Educação sócio-cultural Educação, Saúde e Lazer Empresas contratadas Familiares Fornecedores Postura Terceiros Tudo é importante

18 RESULTADOS AMOSTRA DE CURSOS OFERECIDOS(*) (nível) PRODUÇÃO DE MATERIAL INSTRUCIONAL (Foram excluídos os CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO, com carga horária inferior a 360 horas) 23 ORGANIZAÇÕES RELATAM TÊ-LOS PRODUZIDOS, ENQUANTO 6 DISSERAM NÃO DISPOREM DELES

19 RESULTADOS PERCEBIDOS NA ORGANIZAÇÃO PARA OS QUAIS HOUVE CONTRIBUIÇÃO DA E.C.

20

21 RESULTADOS PERCEBIDOS NA ORGANIZAÇÃO PARA OS QUAIS HOUVE CONTRIBUIÇÃO DA E.C. (CITAÇÕES ESPONTÂNEAS)

22 AVALIAÇÃO ESTUDOS PARA AFERIÇÃO DO IMPACTO DA E.C. NA EFICIÊNCIA / EFICÁCIA ORGANIZACIONAL 23 ORGANIZAÇÕES AFIRMAM TÊ-LOS REALIZADOS. 6 NÃO TÊM. AVALIAÇÃO DE CURSOS OFERECIDOS 28 ORGANIZAÇÕES AVALIAM SEUS CURSOS. 1 NÃO PROCEDE À AVALIAÇÃO.

23 DIFICULDADES OPERACIONAIS N o de menções

24 DIFICULDADES OPERACIONAIS: outros fatores

25

26 EXPECTATIVAS DE AÇÃO GOVERNAMENTAL ITENS DO QUESTIONÁRIO INDICAÇÕES ESPONTÂNEAS

27 EXPECTATIVAS DE AÇÃO GOVERNAMENTAL INDICAÇÕES ESPONTÂNEAS

28 EXPECTATIVAS DE AÇÃO GOVERNAMENTAL INDICAÇÕES ESPONTÂNEAS

29 CONCLUSÕES QUESTIONAMENTOS MODISMO? ESTRUTURA INSTITUCIONALIZADA? “JOGADA DE MARKETING”? OBJETIVO: PROMOÇÃO DA IMAGEM ORGANIZACIONAL? NOVA FORMA DE DOMINAÇÃO E ADESTRAMENTO? QUAIS SÃO “AS MELHORES PRÁTICAS”? APLICAÇÃO SOMENTE A ORGANIZAÇÕES DE GRANDE PORTE? VERSÃO ATUAL DOS ANTIGOS DEPARTAMENTOS DE RH?

30 CONCLUSÕES ALGUMAS CONSTATAÇÕES MOTIVAÇÃO PRINCIPAL: RAZÕES ESTRATÉGICAS (MEISTER, 1999) GOVERNANÇA: VINCULAÇÃO AOS NÍVEIS HIERÁRQUICOS MAIS ELEVADOS COMPROMETIMENTO DA ALTA ADMINISTRAÇÃO  COBERTURA DE CUSTOS  EQUIPES EXCLUSIVAS DA UNIDADE DE E.C.  ÁREAS MAIS ATENDIDAS: PLANEJAMENTO E GESTÃO RESULTADOS PERCEBIDOS: AUXÍLIO À CONSECUÇÃO DAS METAS ORGANIZACIONAIS  NÃO SE PERCEBEU PRIORIDADE PARA PROMOÇÃO DA IMAGEM ORGANIZACIONAL

31 CONCLUSÕES ALGUMAS CONSTATAÇÕES PREOCUPAÇÃO COM A AFERIÇÃO DO IMPACTO DAS E.C. NOS RESULTADOS DA ORGANIZAÇÃO ATENDIMENTO A ELEMENTOS DA CADEIA PRODUTIVA MODELOS DIFERENCIADOS  PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO EM CURSO (HABITULIZAÇÃO? OBJETIFICAÇÃO?) : BUSCA DE LEGITIMIDADE

32 MUITO OBRIGADO!...


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