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PublicouAlexandre Jeronimo Alterado mais de 9 anos atrás
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O PROCESSO DE ADMINISTRAÇÃO FUNDAMENTOS DO PLANEJAMENTO
Equipe: Lucas L. Correa Luis Antonio Cruz Roberto Carlos Tomé Erick Figueiredo Raul Cordini
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O processo de administração
Desenvolvido por Henri Fayol, Possui quatro funções interligadas: PLANEJAR ORGANIZAR DIRIGIR CONTROLAR
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PLANEJAMENTO: O planejamento consiste em três atividades, que são:
Especificação dos objetivos a serem atingidos; definição das estratégias e ações que permitam alcançá-los; e desenvolvimento de planos que integrem e coordenem as atividades da organização. Desse modo, eles podem concentrar sua atenção naquilo que é mais importante para a organização.
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ORGANIZAÇÃO: A organização tem a função de: Distribuir as tarefas e os recursos entre os membros da empresa; define quem tem autoridade sobre quem; e estabelece quando e onde as decisões devem ser tomadas. Sendo assim o processo de organização pode ser chamado de estrutura organizacional.
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DIREÇÃO: A direção esta diretamente relacionada com os processos de gestão de pessoas. A direção consiste nos seguintes fatos: Liderar, motivar e coordenar os trabalhadores no desenvolvimento de suas tarefas e atividades; selecionar o canal de comunicação mais adequado; e resolver conflitos entre os subordinados.
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CONTROLE: O controle é o que garante que os objetivos sejam alcançados, para isso é necessário: Monitorar e avaliar o desemprenho da organização; comparar os resultados da ação anterior com os objetivos planejados; e corrigir os desvios encontrados. É por meio da função controle que a organização se mantem no rumo pretendido ou planejado.
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A universalidade das funções da administração
Sera que todas as funções da administração podem ser aplicadas em todos os contextos e organizações? Sera que elas nao variam de acordo com o nivel hierarquico de administrador ou o tipo da organização?
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Os administradores PLANEJAM ORGANIZAM DIRIGEM CONTRALAM
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Tres elementos: Nivel organizacional Tipo de Organização Dimensao da Organização
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O que é Planejamento? Planejamento é a função da administração responsável pela definição dos objetivos da organização e pela concepção de planos que integram e coordenam suas atividades, possibilitando a tomada de decisões antecipadamente.
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O planejamento tem duas concepções
- Objetivos Objetivos são os resultados, propósitos, intenções ou estados futuros que as organizações pretendem alcançar. - Planos Planos são guias que indicam o que deve ser feito, especificando os recursos e as ações necessárias para alcançar os objetivos
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Planejamento formal - Tem uma enorme relevância para a administração, é escrito e está mais presente em empresas maiores. O gerenciamento da organização ocorre de maneira mais eficaz e a tomada decisões melhores, para conseguir recursos internamente e externamente.
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Planejamento informal
- Em organizações pequenas, é comum existir um tipo de planejamento informal, em que os objetivos são definidos sem muita precisão. Além disso, ele não é escrito e pode mudar a todo momento, o que talvez aconteça com o dono de um pequeno bar ou papelaria do seu bairro.
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O planejamento é uma peça fundamental para o crescimento das organizações, e é tão constante quanto às mudanças do mercado. o processo de planejamento faz com que os administradores se afastem da rotina operacional e se concentrem no futuro Ter sempre um olho no futuro e outro no presente é o diferencial do administrador.
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Vantagens e benefícios do planejamento
Proporciona senso de direção Focaliza esforços Maximiza a eficiência Reduz o impacto do ambiente Define parâmetros de controle Atua como fonte de motivação e comprometimento Potencializa o autoconhecimento organizacional Cria consistência
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Críticas do planejamento
Incapacidade de responder a um ambiente em transformação. Cria rigidez e inibe a flexibilade organizacional.
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