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Perspetiva Isométrica
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Introdução Quando olhamos para um objeto, temos a sensação de profundidade e relevo. As partes que estão mais próximas de nós parecem maiores e as partes mais distantes aparentam ser menores. A fotografia mostra um objeto do mesmo modo como ele é visto pelo olho humano, pois transmite a idéia de três dimensões: comprimento, largura e altura. O desenho, para transmitir essa mesma idéia, precisa recorrer a um modo especial de representação gráfica: a perspectiva. Ela representa graficamente as três dimensões de um objeto em um único plano, de maneira a transmitir a idéia de profundidade e relevo.
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PERSPETIVA Perspectiva é a representação gráfica dos objetos tridimensionais. Ela pode ser feita de várias maneiras, com resultados diferentes, que se assemelham mais ou menos à visão humana. Observa como um objeto pode ser representado de maneiras diferentes:
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PERSPETIVA Cada tipo de perspectiva mostra o objeto de um jeito. Comparando as três formas de representação, pode-se notar que a perspectiva isométrica é a que dá a idéia menos deformada do objeto. Iso quer dizer mesma; métrica quer dizer medida. A perspectiva isométrica mantém as mesmas proporções do comprimento, da largura e da altura do objeto representado.
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PERSPETIVA ISOMÉTRICA
O desenho da Perspectiva isométrica é baseado num sistema de três semi-retas que têm o mesmo ponto de origem e formam entre si três ângulos de 120°.
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PERSPETIVA ISOMÉTRICA
Por razões práticas costuma-se utilizar, na construção das perspectivas, o prolongamento dos eixos X e Y a partir do ponto O, no sentido contrário, formando ângulos de 30° com a horizontal, enquanto o eixo Z (vertical) permanece inalterado.
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PERSPETIVA ISOMÉTRICA
Cada uma das semi-retas é um eixo isométrico. Os eixos isométricos podem ser representados em posições variadas, mas sempre formando, entre si, ângulos de 120°. O traçado de qualquer perspectiva isométrica parte sempre dos eixos isométricos.
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PERSPETIVA ISOMÉTRICA
Qualquer reta paralela a um eixo isométrico é chamada linha isométrica.
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PERSPETIVA ISOMÉTRICA
As linhas não paralelas aos eixos isométricos são linhas não isométricas. A reta v, na figura abaixo, é um exemplo de linha não isométrica.
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MALHA ISOMÉTRICA A malha isométrica é um artifício de desenho cuja finalidade é possibilitar a produção de rascunhos gráficos muito próximos da perspectiva isométrica precisa (feita com instrumentos). Consiste na malha de triângulos eqüiláteros formada por retas paralelas aos eixos.
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MALHA ISOMÉTRICA
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MALHA ISOMÉTRICA Para facilitar o traçado da perspectiva isométrica à mão livre, usaremos um tipo de papel reticulado que apresenta uma rede de linhas que formam entre si ângulos de 120º. Essas linhas servem como guia para orientar o traçado do ângulo correto da perspectiva isométrica.
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MALHA ISOMÉTRICA prisma retangular dimensões básicas: c = comprimento;
l = largura; h = altura
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MALHA ISOMÉTRICA 1 2 3 4 5
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MALHA ISOMÉTRICA Trata-se de um prisma retangular com um elemento paralelo: o rebaixo. O rebaixo é um elemento paralelo porque suas linhas são paralelas aos eixos isométricos: a e d são paralelas ao eixo y; b, e e g são paralelas ao eixo x; c e f são paralelas ao eixo z.
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MALHA ISOMÉTRICA prisma com rebaixo c = comprimento; l = largura;
h = altura
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MALHA ISOMÉTRICA 1 2 3 4 5
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MALHA ISOMÉTRICA Os modelos prismáticos também podem apresentar elementos oblíquos. Esses elementos são oblíquos porque têm linhas que não são paralelas aos eixos isométricos.
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MALHA ISOMÉTRICA Prisma chanfrado: c = comprimento; l = largura;
h = altura
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MALHA ISOMÉTRICA 1 2 3 4 5
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PERSPETIVA ISOMÉTRICA
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PROCESSO DE CONSTRUÇÃO
Construção da perspectiva isométrica de um objeto objeto, feito passo a passo:
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PROCESSO DE CONSTRUÇÃO
Traçar os eixos isométricos com o uso dos instrumentos. 1
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PROCESSO DE CONSTRUÇÃO
Usar os eixos isométricos para marcação das dimensões gerais do objeto (comprimento, largura e altura). 2
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PROCESSO DE CONSTRUÇÃO
Por meio de retas paralelas aos eixos (traçadas com os esquadros apoiados na régua paralela) fechar volume do objeto. 3
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PROCESSO DE CONSTRUÇÃO
Usar os eixos isométricos para marcação das dimensões parciais do objeto. 4
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PROCESSO DE CONSTRUÇÃO
Por meio de retas paralelas aos eixos completar o volume do objeto. 5
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PROCESSO DE CONSTRUÇÃO
Reforçar os traços que formam as arestas do objeto de forma que as linhas construtivas fiquem em segundo plano. 6
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Projeção Ortogonal
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Representação Isométrica
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Resultado Final
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Perspetiva Isométrica
Existem vários tipos de projeções axonométricas ortogonais: Projeção isométrica normalizada - Com os eixos x e y a 30º da linha horizontal do desenho; z x y 30º 30º
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Perspetiva Cavaleira Na perspetiva cavaleira uma das faces é sempre paralela à linha do horizonte, pelo que aparece sempre representada em verdadeira grandeza. O ângulo que as linhas de profundidade formam com a horizontal é de 45º. A representação da dimensão lateral é reduzida para metade da sua dimensão real. z y 45º x
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