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Necessidades Educativas Especiais das Crianças com Autismo

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Apresentação em tema: "Necessidades Educativas Especiais das Crianças com Autismo"— Transcrição da apresentação:

1 Necessidades Educativas Especiais das Crianças com Autismo

2 A TRÍADE DE PERTURBAÇÕES NO AUTISMO
Défices em três áreas do desenvolvimento: Social Linguagem e comunicação Pensamento e comportamento

3 Necessidades educativas especiais
Cognitivas Sensoriais Sociais Comunicacionais Comportamentais

4 Alterações na cognição :
Atenção – dificuldade em controlar a atenção e percepcionar diferentes informações em simultâneo (“túnel de atenção” direccionado para aspectos particulares do ambiente) Organização do pensamento– dificuldade em encadear pensamentos, planificar acções e sequências de acções Generalização – dificuldade em elaborar alguns conceitos abstractos e em transpor aprendizagens para novos contextos e situações Défice cognitivo – Só determinado mais tarde; a maioria das pessoas com autismo tem défice cognitivo voltar

5 Alterações sensoriais :
Hiper/ hipo-sensibilidade a estímulos sensoriais (toque, som, luz). Inconsistência de reacções à estimulação. Dificuldade na integração de diferentes sensações. voltar

6 Alterações Sociais : Empatia – dificuldade de se situar em relação aos outros, e em compreender e prever o seu comportamento. Reciprocidade – relacionada com a capacidade para iniciar a interacção social com o outro. A criança demonstra, mesmo que com interesse na interacção, dificuldade em a iniciar e manter de forma espontânea. Contacto visual – fugaz e irregular. Pouco intencional a nível social e do estabelecimento da relação com o outro. voltar

7 Alterações Comunicacionais:
Compreensão/Expressão – relacionado com a dificuldade em interpretar “sinais” próprios da comunicação (ex. estados de espírito, emoções). Reciprocidade – relacionada com a utilização social da linguagem (verbal e não verbal) e com a dificuldade em iniciar e/ou manter um diálogo coerente com o interlocutor (ex. pragmática do discurso). Interpretação literal – grandes dificuldades na compreensão de metáforas e ironias, ou na leitura de um “significado”, a partir do contexto. voltar

8 Alterações Comportamentais:
Aderência a rituais não funcionais Previsibilidade – necessidade de um ambiente estruturado e constante que permita à criança “saber o que vai acontecer” (resistência à mudança). Medos – surgem muitas vezes relacionados com a não compreensão do que a rodeia. Compreensão – necessidade da criação de rotinas e hábitos de trabalho. voltar

9 Princípios Gerais da Intervenção Educativa
Conhecimento do Autismo e conhecimento do desenvolvimento normal Educação personalizada Estruturação: física, temporal, da situação de ensino Directividade e flexibilidade Estabelecer relação com a criança Consistência e coerência por parte do Professor, Pais, e todos os intervenientes no processo educativo

10 Princípios Gerais da Intervenção Educativa – cont.
Coordenação de recursos humanos implicados no processo de ensino-aprendizagem: pais, professores, e todos os intervenientes do processo educativo da criança Funcionalidade dos conteúdos e adaptação à idade Preferências individuais Possibilitar a generalização das aprendizagens Reforço positivo Aprendizagem activa – fomentando a autonomia Registo das observações e revisão/aferição dos objectivos

11 Adaptações Adaptações de Acesso – possibilitam o acesso a um currículo adaptado quer em termos individuais, quer materiais, quer ainda espaciais. Adaptações Metodológicas – que visam colmatar ou compensar as dificuldades de aprendizagem destas crianças (atenção, percepção, motivação, etc.) Adaptações Curriculares – adequação aos vários contextos educativos.


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