A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PRÉ - VESTIBULAR LITERATURA PORTUGUESA Era clássica Prof . Asp Gilmara

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRÉ - VESTIBULAR LITERATURA PORTUGUESA Era clássica Prof . Asp Gilmara"— Transcrição da apresentação:

1 PRÉ - VESTIBULAR LITERATURA PORTUGUESA Era clássica Prof . Asp Gilmara
…… LITERATURA PORTUGUESA Era clássica Prof . Asp Gilmara

2 (Século XV) CLASSICISMO
O abandono da perpectiva teocêntrico medieval e a retomada dos ensinamentos e modelos da Grécia e de Roma o Renascimento.

3 CLASSICISMO O fascínio pela vida das cidades e o desejo de desfrutar os prazeres que o dinheiro podia proporcionar levaram a sociedade renascentista a cultivar cada vez mais os valores terrenos. O Classicismo irá perdurar até 1580 com a unificação da Península Ibérica sob o domínio Espanhol. Apogeu da Nação Portuguesa; Grandes Descobertas Ultramarinas; Lisboa se transforma em uma grande metrópole. Vasco da Gama descobriu o caminho às Indias em 1489. Descobrimento do Brasil em 1500.

4 Características ADOTA A RAZÃO COMO PARÂMETRO DE OBSERVAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DA REALIDADE. RETOMA OS MODELOS DA ANTIGUIDADE CLÁSSICA. UNIVERSALISMO – BUSCA DE NOVOS TERRITÓRIOS E A EXPANSÃO COMERCIAL AMPLIAM OS HORIZONTES HUMANOS. AFIRMA A SUPERIORIDADE HUMANA (ANTROPOCENTRISMO) VALORIZA O ESFORÇO INDIVIDUAL.

5 CLASSICISMO A cultura vira um bem precioso para os novos ricos, porque, patrocinando artistas e poetas, eles justificam sua aceitação pela nobreza. Essa troca de interesses entre burgueses e artistas faz aparecer a figura dos mecenas. O enriquecimento dos mercadores e comerciantes amplia o público dos textos literários e filosóficos, incluindo agora a burguesia em ascensão.

6 Linguagem e formas MEDIDA NOVA
Ela utiliza versos decassílabos e formas fixas. Ela diz respeito não só a utilização dos versos mais traz um elemento a mais. Chamado de “doce estilo novo”. Os poetas consideravam os versos de dez sílabas mais musicais que os de sete. Formas fixas: Soneto Tercetos Oitavas.

7 O Classicismo em Portugal
O século XVI encontra Portugal realizando as grandes navegações, que cruzavam o oceano Atlântico e iam, aos poucos, ampliando o império lusitano ultramarino. É nesse contexto de prosperidade econômica que o Classicismo chega ao país.

8 Francisco de Sá Miranda
Autores e obras Francisco de Sá Miranda a volta do poeta, em 1526, é considerado o momento inicial do Classicismo em Portugal ; Utilizou em suas obras a medida nova e a velha. Inspirado no mestre italiano, Petrarca, entrou em contato com a visão humanista. Literatura Portuguesa

9 Maior poeta da Língua Portuguesa
Luís Vaz de Camões Maior poeta da Língua Portuguesa Imortalizou as glórias de seu povo. Os Lusíadas Registrou de forma sublime os sofrimentos amorosos. Neoplatonismo Indagou sobre as inconstâncias e incertezas da vida. Desconcerto do mundo

10 Luís Vaz de Camões “Os Lusíadas” obras: Características formais:
Métrica: versos decassílabos (8.816 versos); Estrofação – estrofes de oitava rima( de oito versos –1102 estrofes); Rima – seguem sempre o esquema ABABABCC Cantos – o poema divide-se em 10 cantos, de extensão irregular. Características temáticas: Assunto: a História de Portugal e os grandes feitos de seu povo; - Núcleo da narração – a viagem empreendida em 1497 por Vasco da Gama, descobrindo o caminha marítimo para as Índias. - Heroi – Vasco da Gama é o símbolo e o porta voz do verdadeiro heroi do poema, o povo português.

11 Luís Vaz de Camões “Os Lusíadas” Características da estrutura:
I - Introdução ( estrofe 1 a 18 do Canto I): Proposição: O poeta anuncia o assunto de seu canto épico. Invocação: Camões pede a inspiração das Tágides (ninfas do rio Tejo). Dedicatória: O poema é dedicado a D. Sebastião, rei de Portugal. II – Narração – é narrada toda a história em cantos. III – Epílogo – final do Canto X lamentações e exortações do poeta.

12 “Os Lusíadas” – Características da estrutura.
Canto I – - Concílio dos deuses - Acidentes atribuídos a Baco/ intervenções salvadoras de Vênus - Chegada a Mombaça. Canto III História dos reis de Portugal – D. Henrique a D. Fernando Batalha do Salado (episódio) “Inês de Castro”(episódio) Canto II Traição do rei de Mombaça, Intervenção de Vênus, Profecia de Júpiter, Em Melinde: O rei de Melinde pede a Vasco da Gama que lhe conte a História de Portugal. Canto IV Hist. dos reis de Portugal: D. João I a D. Manuel, Sonho profético de D. Manuel “O velho do Restelo” (episódio)

13 “Os Lusíadas” – Características da estrutura.
Canto VI – - Partida de Melinde 2° Concílio dos deuses Os doze de Inglaterra (episódio) - Tempestade marítima Canto VII – Chegada a Calicute Descrição da Índia Visita do Catual Canto V – - Partida de Lisboa Acidentes da viagem Cabo das Tormentas “O gigante Adamastor” (episódio) Canto VIII – -Baco instiga os indianos contra os portugueses Prisão de Vasco da Gama Resgate.

14 “Os Lusíadas” – Características da estrutura.
Canto IX – Viagem de regresso “A ilha dos Amores” (episódio) Canto X -O banquete das ninfas Os futuros feitos dos portugueses Tétis mostra a Vasco da Gama a “Máquina do “Mundo” Regresso a Portugal

15 A lírica camoniana A medida nova – A poesia composta na medida nova constitui o ponto mais alto na lírica de Camões. A medida velha – Camões também cultivou as duas tendências, porém elevou a poesia medieval a um nível nunca alcançado.

16 A lírica camoniana O desconcerto do mundo – a vida humana não está condicionada a essas imperfeições, mas o espírito anseia por outros horizontes. Disso resulta uma visão extremamente pessimista da vida. O amor – a lírica amorosa camoniana está ligada a uma concepção neoplatônica do amor. Isso quer dizer, o Amor é um ideal superior, único e perfeito. Mas, seres decaídos e imperfeitos, somos incapazes de atingir esse ideal.

17 Luís Vaz de Caminha o poema mais conhecido Literatura Portuguesa


Carregar ppt "PRÉ - VESTIBULAR LITERATURA PORTUGUESA Era clássica Prof . Asp Gilmara"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google