Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouPedro Faria Alterado mais de 9 anos atrás
1
SALTO INCREMENTAL DO SENAI: Programa Nacional de Educação a Distância
Programa Nacional de EAD: 10 novos cursos técnicos a distância 30 novos cursos de qualificação profissional a distância
2
Mundo do trabalho Mundo da educação DESENHO CURRICULAR
PLANO DO CURSO A DISTÂNCIA PLANO DO CURSO COM UNIDADE MÓVEL PLANO DO CURSO PRESENCIAL Mundo da educação DESENHO CURRICULAR PERFIL PROFISSIONAL Mundo do trabalho
3
e Unidades curriculares Formação profissional com base em competências
No desenho curricular nacional dos cursos estão as.. Para desenvolver as capacidades é necessário Prática pedagógica com mediação da aprendizagem Unidades curriculares Capacidades Sociais, Organizativas e Metodológicas Situações de aprendizagem Fundamentos Técnicos e Científicos Conhecimentos Ambientes pedagógicos (inclui equipamentos, máquinas, ferramentas, instrumentos, materiais de consumo e recursos didáticos) e Capacidades Técnicas Nos Cursos presenciais Nos Cursos a distância Formação profissional com base em competências
4
DESENHO CURRICULAR NACIONAL DO CURSO
MATRIZ CURRICULAR PARA CADA UNIDADE CURRICULAR SÃO DEFINIDOS: Conhecimentos Capacidades Ambientes pedagógicos Livro didático (flex, impresso) Situações de aprendizagem (material on-line, multimídia, híbridas) Prática nos polos e remota (kits e simuladores)
5
Situações de Aprendizagem no PN EAD
Atividades desafiadoras propostas aos alunos (planejadas pedagogicamente), que devem solucionar problemas, tomar decisões, testar hipóteses ou aplicar o que aprenderam a outros contextos. Oportunizam o "aprender fazendo" por meio de estratégias como estudo de caso, projeto, situação-problema e pesquisa. Podem ser realizadas individualmente, em pequenos grupos ou com toda a turma, sempre com a orientação de um tutor. No formato a distância, utilizam recursos do AVA, como ferramentas de comunicação, como fóruns e chats, ferramentas de entrega de atividades, exercícios autocorrigidos e simuladores digitais. No polos presenciais, são realizadas nos laboratórios com o suporte de kits e simuladores didáticos.
6
Como elaborar situações de aprendizagem para os cursos a distância
Premissas, processos e resultados distintos sobre a função e a criação das Situação de Aprendizagem Tópica Mista Contextua-lizada A b o r d a g e n s Adesão à Metodologia de Educação Profissional do SENAI
7
Chave para solução do desafio
Descrição geral Apresenta tópicos de conteúdo e desafia os alunos a aplicarem o que aprenderam a situações diversas Oferece aos alunos ferramentas para experimentação de situações relacionadas a capacidades específicas e apresenta os conceitos que explicam essa experiência Descreve situações profissionais de maneira holística, já que contexto, problema e desafios são comunicados usando elementos subjetivos como perfil de personagens, gestos e fisionomias, caracterização de ambientes etc. Desafio proposto Consiste em aplicar os fundamentos técnicos e científicos a uma Situação de Aprendizagem realizada individual ou colaborativamente Consiste em experimentar Situações de Aprendizagem por meio de simuladores, vivenciando as capacidades a serem desenvolvidas A solução do problema está implícita na narrativa, incluindo personagens com os quais o aluno é chamado a se identificar Chave para solução do desafio A solução do desafio está na compreensão dos tópicos de conteúdo A solução do desafio está na experimentação, pela articulação entre teoria e prática A solução do desafio está no envolvimento do aluno com o contexto e o problema apresentado Tópica Mista Contextualizada
8
Sequência didática Apresentação dos tópicos de conteúdo antes da proposição de situação de aprendizagem Itens de menu correspondem à lista de conhecimentos do DN e aos capítulos do LD + abertura e fechamento Apresentação da Situação de Aprendizagem e dos fundamentos teóricos relacionados Itens de menu alternam fundamentos teóricos e desafio prático Apresentação da situação de aprendizagem previamente à exploração de conceitos essenciais para sua realização Itens de menu conduzem o aluno pelas etapas da Situação de Aprendizagem Tratamento midiático Animações com persianas, zoom, popups para destacar textos e imagens mais significativos do LD Situações de Aprendizagem apresentadas em formato .doc e .pdf, conforme formulários do Plano da Situação de Aprendizagem Telas roláveis para apresentação de fundamentos teóricos integrados a ferramentas para experimentação (simuladores) Ordens de Serviço são apresentadas em formato .doc e .pdf simulando situações profissionais autênticas Personagens, cenários, animações e vídeos criados para apresentar integralmente as Situações de Aprendizagem, desde a descrição do contexto até a conclusão do desafio, incluindo os conceitos essenciais para sua realização Tópica Mista Contextualizada
9
Sala de visitas programa nacional de educação a distância
Ambiente virtual de aprendizagem com todos os cursos do PN EAD publicados para navegação de educadores, clientes e pesquisadores Acesso restrito e temporário -Público interno e público externo Cursos prontos e cursos em validação
10
Abordagem tópica APRESENTAÇÃO FECHAMENTO CONTEÚDOS EXERCÍCIOS DESAFIO
11
APRESENTAÇÃO
12
CONTEÚDOS
13
CONTEÚDOS
14
EXERCÍCIOS
15
DESAFIO
16
DESAFIO
17
DESAFIO
18
FECHAMENTO
19
Abordagem contextualizada
APRESENTAÇÃO DESAFIO CONTEÚDOS DESAFIO FECHAMENTO
20
APRESENTAÇÃO
21
APRESENTAÇÃO
22
DESAFIO
23
DESAFIO
24
CONTEÚDOS
25
CONTEÚDOS
26
CONTEÚDOS
27
DESAFIO
28
DESAFIO
29
FECHAMENTO
30
Abordagem mista DESAFIO APRESENTAÇÃO CONTEÚDOS CONTEÚDOS EXERCÍCIOS
31
APRESENTAÇÃO
32
APRESENTAÇÃO
33
APRESENTAÇÃO
34
APRESENTAÇÃO
35
DESAFIO
36
DESAFIO
37
CONTEÚDOS
38
CONTEÚDOS
39
CONTEÚDOS
40
EXERCÍCIOS
41
DESAFIO
42
Simulador digital da situação de aprendizagem
43
PLATAFORMAS, FERRAMENTAS, COMPETÊNCIAS E DOCUMENTOS CRIADOS PELO PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (de 2011 a 2012) Repositório central de mídias dos cursos a distância ambientes virtuais de aprendizagem direitos autorais especificações tecnológicas para produção multimídia equipes de desenvolvimento dos materiais on-line e dos livros didáticos capacitações de equipes planos de curso nacionais planos de ensino nacionais
44
Avaliando oportunidades de plataformas para novas formas de relacionamento e de compartilhamento ...
Ocwc – Open courseware consortium Licenças Creative Commons mundo senai
50
Gestão do Conhecimento sobre Objetos de Aprendizagem - ODA
Contribuição do SENAI para o debate entre instituições de formação profissional da Rede OIT/Cinterfor Rio de Janeiro, dezembro/2012
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.