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LACTENTES Avaliação nutricional

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Apresentação em tema: "LACTENTES Avaliação nutricional"— Transcrição da apresentação:

1 LACTENTES Avaliação nutricional
CONTEÚDO 04 LACTENTES Avaliação nutricional Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida

2 Prof. Esp. Mick Lennon Machado Nutrição nos Ciclos da Vida
Introdução Avaliação Antropométrica; Avaliação do Consumo Alimentar; Avaliação Bioquímica; Avaliação Clínica; Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida

3 Avaliação antropométrica
Peso Estatura Perímetro Cefálico Perímetro Torácico Perímetro Braquial Circunferência de Cintura Circunferência de Quadril Dobras Cutâneas Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida

4 Prof. Esp. Mick Lennon Machado Nutrição nos Ciclos da Vida
Peso ao nascer Poderoso preditor de sobrevivência infantil e imporante indicador de saúde materna, do estado nutricional antes e durante a gravidez e, ainda, de prognóstico de curso e longo prazos. Peso do recém-nascido de referência é de aprox g (masculino) e 3.400g (feminino), com uma altura de 50cm. Classificação Peso Peso normal 3.000g a 4.000g Peso insuficiente 2.500g a 3.000g Baixo peso <2.500g Peso muito baixo <1.500g Baixo peso extremo <1.000g Macrossomia >4.000g Classificação de Puffer & Serrano (1987) Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida

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Peso ao nascer Importante diferenciar os motivos que levaram a criança a nascer de baixo peso: Prematuridade; Restrição no Crescimento Intra-Uterino (RCIU); Crianças constitucionalmente pequenas; Idade Gestacional Classificação 37 a 42 semanas RN de termo (RNT) < 37 semanas RN pré-termo (RNPT) > 42 semanas RN pós-termo Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida

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Peso ao nascer Podemos ainda classificar os recém-nascidos de acordo com o percentil de adequação de seu peso ao nascer com a idade gestacional no momento do parto. Pequeno para a Idade Gestacional (PIG): < p10 Adequado para a Idade Gestacional (AIG): p10 – p90 Grande para a Idade Gestacional (GIG): > p90 O recém-nascido a termo e PIG pode ainda apresentar 2 classificações: Proporcional ou crônico: Baixo peso, mas proporcional em relação ao comprimento. Dificilmente recuperará os padrões de referência. Desproporcional ou agudo: Baixo peso, mas desproporcional em relação ao comprimento. Pode recuperar os padrões de referência. Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida

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Peso ao nascer Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida

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Peso ao nascer Logo após o nascimento a criança perde de 5 a 10% do peso do nascimento; Nos primeiros 6 meses espera-se ganho de peso maior que 20g/dia; No segundo semestre, 15g/dia; No primeiro ano de vida a criança aumenta 25cm Índice de Rohrer pode ser utilizado para avaliar o estado nutricional do recém-nascido. Se o índice for menor que 2,0, considera-se o recém-nascido desnutrido. Índice de Rohrer = Peso (g) / Estatura (cm)3 x100 Crianças prematuras devem ser avaliadas até 1 ano, descontando-se as semanas de prematuridade; Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida

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Curvas de crescimento As curvas de crescimento são parâmetros internacionalmente aceitos para avaliar se o crescimento das crianças está seguindo um “padrão de normalidade”. Foram refeitas em 2006, através de estudos multicêntricos, incluindo o Brasil, através da coorte de Pelotas/RS. Apresentação em Percentil ou Escore-Z; Curva de Peso para Idade (P/I); Curva de Estatura ou Comprimento para Idade (E/I ou C/I); Curva de Peso para Estatura ou Comprimento (P/E ou P/C); Curva de IMC para Idade (IMC/I); Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida

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Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida

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Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida

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Curvas de crescimento Crianças menores de 5 anos devem ser avaliadas pelas seguinte curvas: Estatura ou Comprimento para Idade; Peso para Idade Peso para Estatura ou Comprimento; IMC para Idade Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida

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Pontos de Corte Estatura/Comprimento para Idade: Muito baixa estatura para idade: <p 0,1 ou <Escore-Z -3 Baixa estatura para idade: ≥p 0,1 e <p 3 ou ≥Escore-Z -3 e <Escore-Z -2 Estatura adequada para idade: ≥p 3 ou ≥Escore-Z -2 Peso para Idade: Muito baixo peso para idade: <p 0,1 ou <Escore-Z -3 Baixo peso para idade: ≥p 0,1 e <p 3 ou ≥Escore-Z -3 e <Escore-Z -2 Peso adequado para idade: ≥p 3 e ≤p 97 ou ≥Escore-Z -2 e ≤Escore-Z +2 Peso elevado para idade: >p 97 ou >Escore-Z +2 Não é o índice antropométrico mais indicado para avaliar excesso de peso entre crianças. Recomenda-se a utilização do IMC para Idade ou Peso para Comprimento/Estatura. Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida

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Pontos de Corte Peso para Estatura/Comprimento e IMC para Idade: Magreza acentuada: <p 0,1 ou <Escore-Z -3 Magreza: ≥p 0,1 e <p 3 ou ≥Escore-Z -3 e <Escore-Z -2 Eutrofia: ≥p 3 e ≤ p 85 ou ≥Escore-Z -2 e ≤ Escore-Z +1 Risco de sobrepeso: >p 85 e ≤ p 97 ou >Escore-Z +1 e ≤ Escore-Z +2 Sobrepeso: >p 97 e ≤ p 99,9 ou >Escore-Z +2 e ≤ Escore-Z +3 Obesidade: >p 99,9 ou >Escore-Z +3 Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida

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16 Avaliação do consumo alimentar
Importância de avaliar o processo de lactação e amamentação; Tipo de aleitamento materno; Número de mamadas; Horário das mamadas; Tempo de cada mamada; Manejo da amamentação; Quantidade de fraldas molhadas; Características das evacuações; Presença de cólicas, sonolência, irritabilidade na criança; Presença de água, chás, sucos ou alimentos na dieta da criança; Tipo de leite utilizado e sua diluição; Utensílios utilizados; Formas de preparo das comidas; Higienização dos alimentos e utensílios; Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida

17 Avaliação do consumo alimentar
Importante combinar métodos de avaliação de consumo alimentar: Recordatório 24 horas (qtd/qld); Dia habitual (qtd/qld); Registro alimentar (com características da criança em cada refeição/mamada) (qtd/qld); Questionário de frequência alimentar (qld). Difícil calcular quanto é o consumo energético e de nutrientes provenientes do leite materno; Cálculo de energia e demais nutrientes de outros alimentos; Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida

18 Número de mamadas e volume ingerido
Faixa Etária (dias) Nº de mamadas Vol. ingerido/dia (g) 0 – 15 dias 12,04 590 15 – 45 dias 11,89 642 45 – 75 dias 12,63 745 75 – 105 dias 12,32 776 105 – 135 dias 11,98 791 135 – 165 dias 9,78 675 165 – 195 dias 7,78 560 195 – 225 dias 7,28 524 225 – 255 dias 6,78 488 > 255 dias 6,28 452 Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida

19 Composição do leite materno (100ml)
Energia: 65,0 Kcal Proteína: 1,1g Lipídio: 3,8g Carboidrato: 7,0g Vitamina A: 60mg Vitamina D: 2,2mcg Vitamina C: 4,3mg Folato: 5,2mcg Vitamina B12: 0,03mcg Cálcio: 34mg Fósforo: 14mg Ferro: 0,05mg Água: 87ml Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida

20 Leite materno x Alimentação complementar
Energia proveniente do Leite Materno Energia necessária dos alimentos complementares Ingestão de Leite Materno Faixa Etária Baixa Média Alta 0 – 2 meses 279 437 595 125 3 – 5 meses 314 474 634 236 76 6 – 8 meses 217 413 609 465 269 73 9 – 11 meses 157 379 601 673 451 229 12 – 23 meses 90 346 602 1.002 746 490 Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida

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Avaliação bioquímica Proteína total: 6,1 a 7,9 g/dL Albumina sérica: 3,9 a 5,0g/dL Cálcio (ionizado) sérico: 4,8 a 4,92mg/dL ou 2,24 a 2,46mEq/L Cálcio total: 8,8 a 10,8mg/dL Sódio: 138 a 145mmol/L Nitrogênio uréico: 5 a 18mg/dL Betacaroteno: 20 a 70mcg/dL Zinco: 64 a 118mcg/dL Colesterol total: 45 a 182mg/dL Colesterol HDL: 35 a 84mg/dL Colesterol LDL: 60 a 140mg/dL (H) e 60 a 150mg/dL (M) Triglicerídios: 30 a 86mg/dL (H) e 32 a 99mg/dL (M) Creatinina: 0,2 a 0,4mg/dL Eritrócitos: 3,7 a 5,3 milhões de cel/mm3 Glicose: 40 a 60mg/dL (1 dia); 50 a 90mg/dL (>1 dia); 60 a 100mg/dL (cça) Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida

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Avaliação bioquímica TTGO (mg/dL – 1,75g/kg de peso ideal): Jejum: 70 a 105mg/dL ≥ 126mg/dL (DM) 60 min: 120 a 170mg/dL ≥ 200mg/dL (DM) 90 min: 100 a 140mg/dL ≥ 200mg/dL (DM) 120 min: 70 a 120mg/dL ≥ 200mg/dL (DM) Fosfatase: 145 a 420U/L Hemoglobina: 9,0 a 14,0g/dL (2 meses) Hb glicosilada: 2,1% a 7,7% do total de Hb VCM: 70 a 86fL HCM: 23 a 31pg Hematócrito: 35 a 45% Ferritina: 50 a 200mcg/L (2 a 5 meses); 7 a 140mcg/L (6 meses ou mais) Transferrina: 95 a 385mg/dL Ferro: 22 a 184mcg/dL TIBC (capacidade total de ligação do ferro): 100 a 400mcg/dL Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida

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Avaliação bioquímica Quando solicitar os exames? Quais exames podem ser solicitados pelo nutricionista? De acordo com a Resolução do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) número 306/2003 e com a Lei número 8.234, de 17 de setembro de 1991, o nutricionista pode solicitar exames laboratoriais necessários à avaliação, à prescrição e ao acompanhamento da evolução nutricional do cliente-paciente. Porém, segundo o CFN, o nutricionista deverá considerar o cliente-paciente globalmente, respeitando suas condições clínicas, individuais, sócio-econômicas e religiosas, desenvolvendo a assistência integrada junto à equipe multiprofissional; considerar diagnósticos, laudos e pareceres dos demais membros da equipe multiprofissional, definindo com estes, sempre que pertinente, outros exames laboratoriais; atuar considerando o cliente-paciente globalmente, desenvolvendo a assistência integrada à equipe multidisciplinar; respeitar os princípios da bioética; solicitar exames laboratoriais cujos métodos e técnicas tenham sido aprovados cientificamente. Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida

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Avaliação bioquímica Se o parâmetro avaliado vier alterado, o nutricionista terá competência e habilidade para intervir no resultado? Qual a real necessidade de se saber os valores do exame? Saber o resultado do exame fará com que a conduta seja diferente? Avaliar necessidade, custo e agressão! Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida

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Avaliação clínica Algumas avaliações são de competência do nutricionista, outras o nutricionista precisa conhecer para compreender o quadro de saúde do lactente. Aspectos investigados na avaliação do lactente: Avaliação do tônus Padrão postural Reações e reflexos Atividade espontânea Motricidade fina Avaliação sensorial (visão, audição) Linguagem Comportamento social Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida

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Avaliação clínica Avaliação clínica do recém-nascido (Apgar) Sinal 1 2 Batimentos cardíacos (min) Ausente < de 100 100 ou + Respiração Irregular Regular Resposta reflexa a estímulo Sem resposta Gemido Choro forte horo Cor da pele Cianótico ou pálido Corpo rosado e cianose das extremidades Rósea Atividade motora Flexão discreta das extremidades Movimentação ativa Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida

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Avaliação clínica Índice Apgar Índice Apgar Classificação 8 a 10 RN normais / não-deprimidos 5 a 7 RN levemente deprimidos 3 a 5 RN moderadamente deprimidos 0 a 2 RN gravemente enfermos Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida

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Avaliação clínica Procedimentos recomendados na avaliação clínica do recém-nascido: Avaliação dos reflexos Orais: sucção, busca ou procura, mordida e deglutição; Manobra do degrau: reação de apoio “placing”, retificação do tronco e marcha reflexa; Preensão palmo-plantar; Reflexo de Moro; Reflexos plantares; Reflexo de Galant, dentre outros Avaliação da motricidade fina (preensão reflexa) Teste da função visual (reação a luz e reflexos) Teste da função auditiva (reação a estímulos sonoros) Teste de linguagem (choro alto e sons laríngeos) Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida

29 Avaliação clínica Idade (Meses) Decúbito Ventral Suspensão Ventral
Decúbito Dorsal Visual / Social Reflexos Gira a cabeça, toca a superfície com o nariz Flexionado em torno da mão que o sustenta Geralmente flexionados Prefere contornos faciais; move-se na direção do som Moro, Marcha, etc 1 Gira a cabeça sem tocar a superfície com o queixo Mantém a cabeça no plano do corpo Cabeça cai para traz se puxado para sentar Olha pessoas, segue objetos em movimento, sorri Reflexos persistem 2 Levanta a cabeça e peito Sustenta a cabeça no plano do corpo Cabeça cai para traz se puxado para sentar; segue objetos em movimento Sorri em contato social, responde a vozes 3 Levanta a cabeça e peito, com os braços estendidos Levanta cabeça acima do plano do corpo, com as pernas estendidas Alcança objetos, pode falhar em pegá-los, controle parcial da cabeça Ouve músicas; emite sons vocábulos Alguns reflexos neonatais podem começar a desaparecer Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida

30 Avaliação clínica Idade (Meses) Decúbito Ventral Decúbito Dorsal
Sentado / Em pé Manipulação Social 4 Sustenta a cabeça no plano vertical, pernas estendidas Postura simétrica dominante, mãos na linha média; pega objetos e leva à boca Cabeça firme; senta-se com suporte do tronco Sorri alto; manifesta desagrado quando o contato social é rompido 6 Gira o corpo Senta-se com apoio, costas curvas Vira o corpo para alcançar objeto; pega e transfere objetos Prefere a mãe; emite sons vocálicos Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida

31 Avaliação clínica Idade (Meses) Sentado / Em pé Locomotor Manipulação
Cognitivo Social / Linguagem 9 Senta sem apoio e mantém tronco reto Rasteja ou engatinha Movimentos de pinça com ajuda Alerta ao som do próprio nome; descobre objetos escondidos Acena “tchau”, emite sons repetitivos; bebe de copo 12 Pode ficar em pé sem ajuda; dá alguns passos Caminha ajudado pela mão de outra pessoa Movimentos de pinça; pega bolinhas e coloca dentro da garrafa Emprega 1 ou mais palavras com significado além de mama/dada É capaz de jogar bola; ajusta a postura para vestir Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida

32 Avaliação clínica Idade (Meses) Locomotor Manipulação Lápis / Papel
Social / Linguagem 15 Anda sem ajuda; sobe escadas engatinhando Monta torre de 3 cubos Desenha linha; rabisca imitativamente Indica desejos apontando 18 Corre com o corpo rígido; senta em cadeira pequena; desce escada seguro por uma das mãos Monta torre de 4 cubos Rabisca imitativamente Alimenta-se sozinho; procura ajuda; vocabulário de 10 palavras; aprende a dizer não; dá nome a desenhos; identifica 1 ou mais partes do corpo 24 Corre bem; sobe e desce escadas passo a passo; abre portas; pula Monta torre de 7 cubos; tira cadarço do sapato Imita risco vertical e rabisco circular Manuseia bem a colher; ajuda a se despir; ouve histórias com desenhos; vocabulário de 30 a 50 palavras Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Nutrição nos Ciclos da Vida


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