A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

APRENDIZAGEM ESCOLAR E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "APRENDIZAGEM ESCOLAR E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO"— Transcrição da apresentação:

1 APRENDIZAGEM ESCOLAR E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
César Coll (capítulos 5 e 6)

2 Capítulo 5 - Estruturação grupal, interação entre alunos e aprendizagem escolar
O objeto da discussão é o papel da interação aluno-aluno ( o autor relata a pesquisa de Johnson – 1981) Níveis de interação: Cooperativa - objetivos vinculados competitiva – relação excludentes Individualista – não existe relação entre os objetos

3 Estudou-se as três organizações sociais das atividades escolares sobre diferentes aspectos do ensino- aprendizagem A aprendizagem cooperativa, comparada a de natureza competitiva e individualista favorece o estabelecimento de relações positivas

4 Após o resultado das investigações chegou-se as seguintes conclusões:
Situaçoes cooperativas são superiores as competitivas no que diz respeito ao rendimento e produtividade dos alunos, na resolução de problemas e formação de conceitos. Nas tarefas mecânicas as situações competitivas são superiores . A cooperação intra grupo com competição inter- grupos é superior a competição interpessoal Lembrete: Pesquisa realizada com alunos dos Estados Unidos

5 c. Situações cooperativas são superiores as individualistas quanto ao rendimento e a produtividade, para todos os grupos de idade e para todos os conteúdos estudados d. A cooperação sem competição inter-grupos e superior a cooperação com competição inter grupos quanto ao rendimento e produtividade (com reservas devido as investigações reduzidas) e. Não se constatam diferenças significativas entre as situações cooperativas e individualistas quanto ao rendimento e produtividade

6 Conflito cognitivo e desenvolvimento pessoal
Livro de Perret-Clermont – 1979, aponta: Execução coletiva da lugar a produções mais elaboradas, mais corretas O trabalho em grupo nem sempre da frutos de maneira imediata Não existem progressos se um membro impõem seu ponto de vista e quando todos tem o mesmo ponto de vista

7 Para compreender os mecanismos da interação aluno- aluno na tarefa de aprendizagem, observa-se três requisitos: Como evoluem a interatividade Como evoluem a realização da tarefa E como os aspectos se coordenam e se condicionam mutuamente

8 Comentários finais Importância das relações aluno-aluno
Conflito sociocognitivo propicia avanços na construção do conhecimento As interações obrigam o aluno a revisar seus pensamentos

9 Capítulo 6 – Ação, Interação e Construção do conhecimento em situações educativas
Foco discutira a relação aluno-professor Professor é responsável pela organização didática das situações de ensino Sem intervenção pode acontecer uma aprendizagem espontânea, mas não um ato educacional Zona de Desenvolvimento Proximal O desenvolvimento e o contexto interpessoal.

10 Os processos escolares de ensino/aprendizagem são processos interativos em três vértices:
O aluno que esta levando a cabo uma aprendizagem Os objetos de conhecimento da aprendizagem E o professor que age/ensina Temos que levar em conta a atuação do professor – mediador – não esquecendo suas intervenções

11 Inside-out – de fora para dentro (Piaget) Outside-in – de fora para dentro (Vygotsky) Teorias incompatíveis Mostrar a importância das interações

12 Vygotsky, conceitua ZDP como sendo um intervalo entre a resolução de problemas com assistência (potencial para fazer algo desde que orientado por um mediador, p/ex: amarrar o cadarço do tênis) e sem assistência (depois de um intervalo (ZDP) , a criança passa a amarrar sozinha o cadarço do tênis).

13 O desafio teórico que o estudo da interação professor/aluno e aluno/aluno coloca é que nem a psicologia do desenvolvimento, nem a psicologia da educação, nem a psicologia da instrução oferecem atualmente uma explicação satisfatória e detalhada dos mecanismos mediante os quais as relações interpessoais chegam a incidir sobre os processos cognitivos. O correto consiste em integrar em um mesmo domínio explicativo a atividade auto-estruturante do aluno e os processos interativos.


Carregar ppt "APRENDIZAGEM ESCOLAR E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google