Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouGiulia De Castro Alterado mais de 9 anos atrás
1
SUPERVISOR: ALFRED NAGEL NETO ACADÊMICAS BOLSISTAS: LILLIANE BIA CELVA, LARISSA F. FOPPA, JÉSSICA A. HOFFMANN E SUZANA BARON CURSO: PEDAGOGIA COORDENADOR DE ÁREA: CLARICE PIRES E. M. E. B. OSVALDO LUDOVICO FUCKNER
2
Portfólio referente à ação realizada durante o mês de novembro, na Escola Osvaldo Ludovico Fuckner, e na UNIFEBE.
3
Sumário 1.Introdução 2.Objetivos 3.Cronograma 4.Processo de Execução e Análise 5.Reflexão e Análise 1.Introdução 2.Objetivos 3.Cronograma 4.Processo de Execução e Análise 5.Reflexão e Análise
4
Introdução No mês de novembro desenvolvemos um planejamento voltado para a identidade cultural dos alunos, com auxílio do coordenador de área e professores de turma. Com isso elaboramos um questionário, respondido pelos alunos com o auxílio dos pais, para a realização de uma pesquisa com o foco nas receitais culturais da região de cada aluno. Com a coleta das receitas, desenvolvemos, na prática, um prato típico regional para finalizar os trabalhos do PIBID. Visitamos, ainda, com os estudantes da escola a conclusão do Curso do PNAIC, aprimorando nossos conhecimentos pedagógicos para esta faixa etária. No mês de novembro desenvolvemos um planejamento voltado para a identidade cultural dos alunos, com auxílio do coordenador de área e professores de turma. Com isso elaboramos um questionário, respondido pelos alunos com o auxílio dos pais, para a realização de uma pesquisa com o foco nas receitais culturais da região de cada aluno. Com a coleta das receitas, desenvolvemos, na prática, um prato típico regional para finalizar os trabalhos do PIBID. Visitamos, ainda, com os estudantes da escola a conclusão do Curso do PNAIC, aprimorando nossos conhecimentos pedagógicos para esta faixa etária.
5
Objetivos Trabalhar e identificar as diversas culinárias existentes em nosso país. Promover o respeito em relação à diversidade cultural. Estimular o desenvolvimento da escrita e da leitura. Promover o senso de pesquisa. Desenvolver o espírito de coletividade.
6
DataAtividadesLocal 30/10Planejamento das atividades para o mês de novembro, juntamente com o coordenador de área e professores. E.M.E.B.O.L.F. 06/11Diálogo e envio do questionário para os alunos sobre receitas culturais. E.M.E.B.O.L.F. 13/11Coleta de dados das receitas e visita à Escola Carlos Maffezzolli (PNAIC). E.M.E.B.O.L.F. 20/11Prática da receita cultural com os alunos. E.M.E.B.O.L.F. 27/11Elaboração do portfólio.E.M.E.B.O.L.F.
7
Processo de Execução e Análise Diante das ideias expostas na última reunião do PIBID na UNIFEBE, e juntamente com o coordenador de área e professores de turma, decidimos que seria de grande importância aprofundar a Identidade Cultural das crianças, tendo em vista à diversidade cultural existente, trazendo as Receitas Culinárias da região onde as crianças nasceram. Para isso, elas receberam um questionário para que descrevessem, com o auxílio dos pais, a receita regional de sua cidade, desenvolvendo, assim, a escrita e a leitura. Com os questionários conseguimos fazer um levantamento dos pratos típicos de cada região, explicitando para as crianças as diversidades.
8
Ao visitarmos o projeto PNAIC na Escola Carlos Maffezzolli observamos muitas atividades diferenciadas em que os alunos apresentaram interesse. Acompanhamos os professores da Escola Osvaldo Fuckner, que, durante todo o ano, participaram ativamente na produção das atividades ali expostas. Havia trabalhos de outras escolas também. Percebemos um grande interesse dos alunos para a prática das atividades propostas pelos professores em sala de aula. Para eles os destaques foram os jogos produzidos pelos professores, pois eles podiam se divertir juntamente aprender. Processo de Execução e Análise
10
Fizemos na prática a receita “Biscoito de aveia com banana”, em que todos os alunos participaram em conjunto e eles mesmos fizeram seus próprios biscoitos e depois puderam saborear. Enquanto a receita era realizada, desenvolvemos o trabalho coletivo na disciplina de matemática, pois tivemos que dobrar a quantidade dos ingredientes da receita e a escrita, em que cada aluno escreveu um pedaço da receita até ela estar completa. Todos os alunos demonstraram interesse durante toda a atividade, e ficamos satisfeitas com o resultado ao ver a alegria deles quando puderam experimentar o que próprio fizeram.
14
Reflexão e Análise Neste mês de novembro encerramos nossas atividades do PIBID na Escola Osvaldo Ludovico Fuckner. Encontramos vários obstáculos em nossa caminhada, mas eles nos incentivaram a melhorarmos nossa atuação como futuras professoras. O trabalho realizado durante este mês mostrou-nos que uma abordagem pedagógica diferenciada das aulas tradicionais com os estudantes pode incentivá-los a aplicarem-se com maior interesse na aprendizagem. Chegamos à conclusão que todo o trabalho do PIBID serviu-nos como uma grande aprendizagem e que a profissão de professor é repleta de desafios, os quais podem ser superados com perseverança e força de vontade. Neste mês de novembro encerramos nossas atividades do PIBID na Escola Osvaldo Ludovico Fuckner. Encontramos vários obstáculos em nossa caminhada, mas eles nos incentivaram a melhorarmos nossa atuação como futuras professoras. O trabalho realizado durante este mês mostrou-nos que uma abordagem pedagógica diferenciada das aulas tradicionais com os estudantes pode incentivá-los a aplicarem-se com maior interesse na aprendizagem. Chegamos à conclusão que todo o trabalho do PIBID serviu-nos como uma grande aprendizagem e que a profissão de professor é repleta de desafios, os quais podem ser superados com perseverança e força de vontade.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.