A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Faculdade Regional do Jacuípe Polo: Araripina - PE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Faculdade Regional do Jacuípe Polo: Araripina - PE"— Transcrição da apresentação:

1 Faculdade Regional do Jacuípe Polo: Araripina - PE
ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA Profº: André Jonathas de Carvalho Félix

2 UNIDADE I: A Estrutura Didática da Educação Básica
A estrutura didática da educação básica de acordo com a LDB( Lei de Diretrizes e Bases) Lei nº /96 envolve escolas em diferentes níveis: 1- Educação Infantil; 2- Ensino Fundamental; 3- Ensino Médio; Além das modalidades específicas de ensino com a Educação de Jovens e Adultos, a Educação Profissional e a Educação Especial.

3 Estrutura da Educação Básica
Segundo o artigo 22 da LDB: ‘’ A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.’’ 1ª etapa da educação básica: Educação Infantil. Tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos, considerando os aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social e completando a ação da família e da comunidade. É oferecida em Creches( para crianças até três anos) e Pré-escolas ( para crianças de quatro a seis anos de idade.)

4 Estrutura da Educação Básica
2ª etapa da educação básica: Ensino Fundamental. Obrigatório e gratuito nas escolas públicas, com duração mínima de nove anos e terá como objetivos: Desenvolvimento da capacidade de aprender como meios básicos o domínio da leitura, da escrita e do cálculo; Compreensão do ambiente natural e social; Desenvolvimento da capacidade de aprendizagem tendo em vista a formação de atitudes e valores; Fortalecimento dos vínculos da família, dos laços de solidariedade humana e tolerância recíproca.

5 Estrutura da Educação Básica
3ª etapa da educação básica: Ensino Médio. É a etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos. Tem como finalidades: A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental; Preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando; Aprimoramento do educando como pessoa humana, sua formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento. Compreensão dos fundamentos científicos-tecnológicos dos processos produtivos.

6 Modalidades Específicas de Ensino
Educação de Jovens e Adultos( EJA)-Modalidade oferecida para jovens e adultos concluírem o Ensino Fundamental e Médio; Educação Profissional-Modalidade de ensino que se integra ao trabalho, à ciência e à tecnologia; Educação Especial- Modalidade de educação oferecida na rede regular de ensino para educandos com necessidades especiais; Educação a Distância-Modalidade de ensino diferenciada de comunicação pedagógica e de interação professor-aluno, que usa novas tecnologias de comunicação escolar.

7 Fundamentos da Educação
A educação deve proporcionar ao educando os meios necessários para entender o mundo em que vive e o momento histórico em que está situado, além de oferecer-lhe armas para defender-se da influência nocivas para a sua própria vida e da sua comunidade, isso especificamente em uma época em que os meios de comunicação tendem a tratar a todos como seres passivos e manipuláveis.

8 Características Básicas de um Sistema
Pluralidade de elementos: Um sistema não se constitui na unidade isolada, ela necessita para sua formação uma pluralidade de elementos; Combinação de Elementos: Pluralidade de elementos do sistema requer uma combinação interna e externa; Intencionalidade: Significa a definição clara do que se pretende alcançar(fins ou finalidades) representa um caminho, que orienta o sistema.

9 Tipos de Sistemas Educacional
SISTEMA EDUCACIONAL FORMAL- É aquela edificada dentro da instituição socialmente reconhecida como escola. O processo ensino-aprendizagem é organizado por meio de currículo, disciplinas, metodologias, objetivos avaliação e planejamento; SISTEMA EDUCACIONAL NÃO-FORMAL- Está vinculado às instituições socialmente reconhecidas como: família, igreja, mídia, partidos políticos e associações. O processo ensino-aprendizagem dispensa o rigor da sistematização das ações; SISTEMA EDUCACIONAL INFORMAL- Estrutura-se basicamente nas relações interpessoais travadas no cotidiano de cada indivíduo e pauta-se no conhecimento ou cultura popular.

10 Sistema Escolar Diz respeito a uma rede de escolas e suas estrutura de sustentação, estrutura essa representada pela esfera administrativas de ensino e pela esfera normativas. Vinculações da rede de escolas que compõem o sistema escolar: 1ª Instituições Públicas federais de Nível Superior(IFES)- MEC/CNE; 2ª Instituições Públicas estaduais de ensino Fund. e Médio- SEE/CEE; 3ª Instituições Públicas municipais de ensino Infantil e Fundamental- SEMEC/CME

11 Fundamentos do sistema escolar brasileiro
Para funcionar em sua plenitude, um sistema escolar deve apresentar as seguintes características: Do ponto de vista das entradas para o sistema ( recursos financeiros suficientes, pessoal preparado para diferentes funções e admissão de alunos na idade certa.) Do ponto de vista do processo( currículos e programas constantemente atualizados, pessoal com qualificação adequada, índices de desempenho dos alunos satisfatórios e ausência de evasão e repetência na escola.) Do ponto de vista das saídas do sistema ( formação de profissionais, desenvolvimento cultural da população e orientação para construir o projeto de vida de cada um.)

12 UNIDADE II: Estrut. Adm. Da Educação Básica
A educação básica no Brasil é composta por três etapas/níveis): Ensino Infantil( creches ou pré-escolas para crianças de 0 a 6 anos), Ensino Fundamental( caráter obrigatório de 7 a 14 anos oferecida pelos poderes municipal e estadual) e Ensino Médio( atende jovens de 15 a 17 anos e é oferecida basicamente pelo poder estadual. Apesar do grandioso número de alunos, o grande desafio da educação brasileira, que está sendo enfrentado hoje, não é mais a oferta de vagas, mas sim a necessidade de construir escolas onde se aprenda mais e melhor.

13 Estrutura didática da educação básica a partir da LDB 9.394/96
À questão curricular e a qualidade da educação pode-se dizer que currículos compreendem a expressão dos conhecimentos e valores que uma sociedade considera que devem fazer parte do percurso educativo de suas crianças e jovens. A meta da melhoria da qualidade da educação impôs o enfrentamento da questão curricular como aquilo que deve nortear as ações das escolas, dando vida e significado ao seu projeto educativo. Segundo o artigo 22 da LDB: ‘’os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional, a ser complementada em cada sistema de ensino e estabelecimento de ensino por uma parte diversificada, exigida pela características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da comunidade.’’

14 Diretrizes Curriculares Nacionais(DCN)
A constituição Federal(1988) e a LDB( 9.394/96), entendem a educação sendo para o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho, baseados nos princípios de igualdade, liberdade, pluralismo de ideias e concepções pedagógicas, da convivência entre instituições públicas e privadas, valorização dos professores e gestão democrática. Consequentemente nos artigos 205 e 206 da Constituição Federal , a LDB valoriza a experiência extraescolar dos alunos e propõe a vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

15 Antecedentes das DCN ( Diretrizes Curriculares Nacionais)
A elaboração do PCNs – Parâmetros curriculares Nacionais, o MEC propõe um norteamento educacional nas escolas brasileiras, visa melhorar as ações na busca de uma educação de qualidade. A busca da qualidade impõe a necessidade de investimentos em diferentes frentes, como a formação inicial e continuada de professores, uma política de salários dignos e planos de carreira, a qualidade do livro didático, recursos televisivos e de multimídia, a disponibilidade de materiais didáticos.

16 Diretrizes Curriculares Nacionais para o E.F – Ens. Fundamental
Ao definir suas propostas pedagógicas, as escolas deverão explicitar o reconhecimento da identidade pessoal do aluno, professores e outros profissionais e a identidade de cada unidade escolar e de seus respectivos sistemas de ensino. Por meio do processo: Currículo; Base Nacional comum; Parte diversificada; Conteúdos mínimos das áreas de conhecimento;

17 Diretrizes Curriculares Nacionais para o E.F- Ensino Fundamental.
Em todas as escolas, deverá ser garantida a igualdade de acesso dos alunos a uma base nacional comum, de maneira a legitimar a unidade e a qualidade da ação pedagógica na diversidade nacional. Em torno de um paradigma curricular, que visa: Vida cidadã ( meio ambiente, cultura, trabalho, vida familiar e social, saúde, ciência e tecnologia) Áreas de conhecimento( Língua Portuguesa, Língua materna ‘’indígenas e migrantes’’, Matemática, Ciências, Geografia, História, Língua Estrangeira, Educação Artística, Educação Física e Educação Religiosa ( na forma do art. 33 da LDB).

18 Desafio...... As escolas deverão desenvolver uma proposta de ensino voltada para as relações com a comunidade local, regional, e planetária visando à integração entre educação fundamental e a vida cidadã. Um dos desafios da nossa educação é sua distância em relação a vida e os processos sociais transformadores. Que nosso alunos sejam capazes de ser agentes de suas ações responsáveis, solidárias e autônomas em relação a si próprios, as suas famílias e as comunidades.

19 UNIDADE III: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB: 9
Estrutura da LDB: Nove títulos; 92 artigos; Conceitua Educação (art.1º); Coloca os princípios e fins da educação nacional (Arts. 2º a 7º); Descreve sua organização (Arts. 9º a 20º); Define Níveis e modalidades de ensino ( 21º a 60º); Aborda a condição dos profissionais da educação (Arts. 61º a 67º); Estabelece o uso dos recursos financeiros ( Arts. 68º a 77º);

20 Trabalho em equipe 1ª equipe: Educação Infantil;
2ª equipe: Ensino Fundamental; 3ª equipe: Ensino Médio; 4ª equipe: Modalidades de ensino( EJA, Educação Profissional, Educação especial e Educação a Distância); 5ª equipe: Educação Superior;

21 A escola como organização
A escola é uma organização formal, que possui normas e regulamentos escritos. Há nela uma hierarquia de autoridade e as responsabilidades são claramente definidas. Possui uma estrutura administrativas em função dos objetivos de sua existência , os alunos que constituem o chamado corpo discente. A função da educação básica é além de transmitir o conhecimento, objetiva o desenvolvimento de habilidades em seus alunos e produzir conhecimento de forma significativa.

22 UNIDADE IV: Org. Adm. da escola
O mecanismo administrativo que dá suporte ao desenvolvimento do projeto pedagógico que abrange um conjunto de órgãos e posições administrativas da escola. Esses órgãos e posições estão dispostos de forma hierárquica , desempenham funções definidas e são interdependentes entre si. Pessoal administrativo escolar: I- Direção/ administração; V-Serviços Gerais; II-Secretaria; VI-Conselho de escola; III- Serviços de Orientação; VII- Ass. de pais e mestre. IV-Corpo docente;

23 Incumbência dos docentes
Dentro do processo formal estabelecido pela escola e nos artigos 61º a 67º da LDB, o professor é agente social, contratado pela sociedade, para promover a facilitação do desenvolvimento intelectual, pessoal e social das crianças e dos adolescente. Deve ser dotado de conhecimentos e habilidades para serem julgados eficientes na sua missão de conseguir resultados de sua aprendizagem junto aos seus alunos.

24 Obrigado!!!!


Carregar ppt "Faculdade Regional do Jacuípe Polo: Araripina - PE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google