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Profa. Karen Neves Olivan

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Apresentação em tema: "Profa. Karen Neves Olivan"— Transcrição da apresentação:

1 Profa. Karen Neves Olivan
TERCEIRÃO LITERATURA 02 Profa. Karen Neves Olivan

2 Profa. Karen Neves Olivan
A PLURISSIGNIFICAÇÃO DA LINGUAGEM LITERÁRIA TERCEIRÃO Profa. Karen Neves Olivan

3 A PLURISSIGNIFICAÇÃO DA LINGUAGEM LITERÁRIA
A vida é uma cereja A morte um caroço O amor uma cerejeira. (Jacques Provert) À época de Natal, é comum encontrarmos cerejas frescas para comprar. Qual o sentido empregado na palavra “cereja”? Qual o sentido delas? Que outras palavras, no poema, estão empregadas no sentido figurado?

4 A PLURISSIGNIFICAÇÃO DA LINGUAGEM LITERÁRIA
A DENOTAÇÃO E A CONOTAÇÃO “cereja”:  tipo de fruta;  frescor, paixão, prazer. A conotação não é exclusiva da literatura. Está presente em conversas do dia a dia, em anúncios publicitários, na linguagem dos quadrinhos, nas letras de música etc.

5 A PLURISSIGNIFICAÇÃO DA LINGUAGEM LITERÁRIA
DENOTAÇÃO CONOTAÇÃO Palavra com significação restrita. Palavra com o sentido comum, aquele encontrado no dicionário. Palavra utilizada de modo objetivo. Linguagem exata, precisa. Palavra com significação ampla, dada pelo contexto. Palavra com sentidos carregados de valores afetivos, ideológicos ou sociais. Palavra utilizada de modo criativo, artístico. Linguagem expressiva, rica em sentidos.

6 A PLURISSIGNIFICAÇÃO DA LINGUAGEM LITERÁRIA
Toda saudade é um capuz Transparente Que veda E ao mesmo tempo Traz a visão Do que não se pode ver Porque se deixou pra trás Mas que se guardou no coração Gilberto Gil, Toda saudade) Todo o trecho da canção procura conceituar saudade. Que características da saudade permitiram comparar esse sentimento com “um capuz transparente”? Saudade, nos versos, é conceituada de modo denotativo ou conotativo? Por quê?

7 Figura de linguagem é uma forma de expressão que consiste no emprego de palavras em sentido figurado, isto é, em um sentido diferente daquele em que convencionalmente são empregadas.

8 A PLURISSIGNIFICAÇÃO DA LINGUAGEM LITERÁRIA
FIGURAS DE LINGUAGEM As figuras de linguagem são normalmente utilizadas para tornar mais expressivo o que queremos dizer. Empregadas tanto na língua escrita quanto na língua falada. Ampliam o significado de uma palavra, suprem a falta de termos adequados, criam significados diferentes.

9 A PLURISSIGNIFICAÇÃO DA LINGUAGEM LITERÁRIA
COMPARAÇÃO E METÁFORA O eu lírico compara alma e pastor, aproximando-os por sua semelhança. A comparação é feita de modo explícito, por meio de como. Eliminado a comparação e empregando o segundo termo (pastor) com o valor do primeiro (alma), temos uma metáfora. Minha alma é como um pastor. Conhece o vento e o sol E anda pela mão das Estações A seguir e a olhar. (Fernando Pessoa) Minha alma é um pastor.

10 A PLURISSIGNIFICAÇÃO DA LINGUAGEM LITERÁRIA
A comparação consiste em aproximar dois seres em razão de alguma semelhança existente entre eles, de modo que as características de um sejam atribuídas ao outro, e sempre por meio de um elemento comparativo expresso: como, tal qual, semelhante a, que nem etc. A metáfora consiste no emprego de uma palavra em um sentido que não lhe é comum ou próprio, sendo que esse novo sentido resulta de uma relação de semelhança, de intersecção entre dois termos.

11 A PLURISSIGNIFICAÇÃO DA LINGUAGEM LITERÁRIA
Que tarde! Além do calor e da prova, aquela minissaia sentada ao meu lado! Assim não há memória que resista… Carlos Queiroz Telles No 3o verso, o eu lírico em vez de empregar a palavra garota, utiliza minissaia, temos, assim, uma metonímia. A metonímia consiste na substituição de uma palavra por outra em razão de haver entre elas uma relação de interdependência, de inclusão, de implicação.

12 A PLURISSIGNIFICAÇÃO DA LINGUAGEM LITERÁRIA
A metonímia ocorre quando empregamos: O efeito pela causa, e vice-versa:  Pedro é alérgico a poeira e a cigarro. (fumaça) O nome do autor pelo nome da obra:  Nas horas vagas, ouvíamos Mozart. (a música) O continente (o que está fora) pelo conteúdo:  O nenê comeu dois pratos. (alimento)

13 A PLURISSIGNIFICAÇÃO DA LINGUAGEM LITERÁRIA
A metonímia ocorre quando empregamos: A marca pelo produto:  Menino, você quer um chiclete? (goma de marcar) O concreto pelo abstrato:  Só ele tem cabeça para resolver isso. (inteligência, sagacidade) O lugar pelo produto característico de determinado local:  O gerente ofereceu um havana a seus colegas. (charuto produzido em havana)

14 A PLURISSIGNIFICAÇÃO DA LINGUAGEM LITERÁRIA
A metonímia ocorre quando empregamos: A parte pelo todo:  Mil olhos apreensivos seguiam a partida de futebol. (pessoas, torcedores) O singular pelo plural:  O brasileiro é bem humorado. (os brasileiros) A matéria pelo objeto:  A um sinal do maestro, os metais iniciaram o concerto. (instrumentos de sopro feitos de metal)

15 A PLURISSIGNIFICAÇÃO DA LINGUAGEM LITERÁRIA
METONÍMIAS VISUAIS Os sistemas de pictogramas costumam empregar a metonímia como recurso para orientar usuários em guias turísticos, terminais de transportes, postos rodoviários etc.

16 A PLURISSIGNIFICAÇÃO DA LINGUAGEM LITERÁRIA
Maior amor nem mais estranho existe que o meu – que não sossega a coisa amada e quando a sente alegre, fica triste, E se a vê descontente, dá risada. Vinícius de Moraes Observe que o eu lírico emprega palavras e expressões que se opõem quanto ao sentido: alegre X triste, descontente X a dar risada, temos, nesses casos, antítese. A antítese consiste no emprego de palavras que se opõem quanto ao sentido.

17 A PLURISSIGNIFICAÇÃO DA LINGUAGEM LITERÁRIA
Sempre que olho para as cousas e penso no que os homens pensam delas, Rio como um regato que soa fresco numa pedra. Porque o único sentido oculto das cousas É elas não terem sentido oculto nenhum. Castro Alves Os dois últimos versos apresentam elementos que, apesar de se excluírem mutuamente, se fundem, constituindo afirmações aparentemente sem lógica. Temos, assim, paradoxo. O Paradoxo consiste no emprego de palavras ou expressões que, embora opostas quanto ao sentido, se fundem em um enunciado.

18 A PLURISSIGNIFICAÇÃO DA LINGUAGEM LITERÁRIA
Já viste às vezes, quando o sol de maio Inunda o vale, o matagal, a veiga? Murmura a relva: “Que suave raio!” Responde o ramo: “Como a luz é meiga!” Castro Alves No 3o e 4o versos da estrofe, a relva e o ramo aparecem personificados, pois a eles são atribuídas ações – murmurar e responder – próprias dos seres humanos. temos, nesse caso, situações de personificação. A personificação ou prosopopeia consiste em atribuir linguagem, sentimentos e ações próprias dos seres humanos a seres inanimados ou irracionais.

19 A PLURISSIGNIFICAÇÃO DA LINGUAGEM LITERÁRIA
Pois há menos peixinhos a nadar no mar Do que os beijinhos que darei na tua boca Vinícius de Moraes Observe que o eu lírico, com a intenção de impressionar seu(sua) amado(a), exagera ao dizer o número de beijos que dará. Temos, nesse caso, uma hipérbole. A Hipérbole consiste em expressar uma ideia com exagero.

20 A PLURISSIGNIFICAÇÃO DA LINGUAGEM LITERÁRIA
Alma minha que partiste Tão cedo desta vida […] Camões Nos versos de Camões, o eu lírico refere-se a morrer, empregando o verbo partir. Temos, nesse caso, um eufemismo. O eufemismo consiste no emprego de uma palavra ou expressão no lugar de outra palavra ou expressão considerada desagradável ou chocante.

21 A PLURISSIGNIFICAÇÃO DA LINGUAGEM LITERÁRIA
Moça linda bem tratada, Três séculos de família Burra como uma porta: Um amor. Mário de Andrade Observe que o eu lírico é irônico nesses versos, quando resume, na expressão um amor, a beleza, a fineza, a tradição e a “inteligência” da moça. Temos, nesse caso, ironia. A Ironia consiste em afirmar o contrário do que se quer dizer.

22 A PLURISSIGNIFICAÇÃO DA LINGUAGEM LITERÁRIA

23 A PLURISSIGNIFICAÇÃO DA LINGUAGEM LITERÁRIA
Metade de mim é fada, a outra metade é bruxa, […] Uma é séria; a outra sorri; Uma voa, a outra é pesada. Uma sonha dormindo, a outra sonha acordada. Rosena Murray Observe que o eu lírico descreve a si mesmo como um ser contraditório. E emprega orações justapostas, separadas por vírgula ou ponto e vírgula, sem usar conjunções coordenativas, que, pelo contexto, seriam “e” ou “mas”. Temos, nesse caso, um assíndeto. O Assíndeto consiste no emprego de orações coordenadas justapostas, isto é, sem o uso de conjunções.

24 A PLURISSIGNIFICAÇÃO DA LINGUAGEM LITERÁRIA
E o olhar estaria ansioso esperando E a cabeça ao sabor da mágoa balançando E o coração fugindo e o coração voltando E os minutos passando e os minutos passando… Vinícius de Moraes O eu lírico sugere, por meio de uma sequência de ações ininterruptas, expressas por meio de orações iniciadas pela conjunção “e”, o estado de ânimo de uma pessoa que espera por alguém ou alguma coisa. Temos, nesse caso, um polissíndeto. O polissíndeto consiste na repetição, com finalidade enfática, de uma conjunção coordenativa.

25 A PLURISSIGNIFICAÇÃO DA LINGUAGEM LITERÁRIA
Depois o areal extenso… Depois o oceano de pó… Depois no horizonte imenso Desertos… desertos só Alberto de Costa e Silva A repetição da palavra “depois” no início dos versos produz um efeito de sentido especial: leva o leitor a estender-se por um deserto interminável. Esse tipo de repetição é chamado de anáfora. A anáfora consiste na repetição intencional de palavras no início de períodos, frases ou versos.

26 A PLURISSIGNIFICAÇÃO DA LINGUAGEM LITERÁRIA
[…] E num estalar de juntas que se soltam, de amarras que se desfazem, o guerreiro moveu-se, levantou a cabeça, ergueu o tronco, pôs-se de pé. […] Marina Colassanti O emprego de verbos correspondentes a ações que aumentam gradativamente de intensidade contribui, no fragmento, para dar ideia de recuperação física da personagem. Temos, nesse caso, uma gradação. A gradação consiste na disposição de palavras ou expressões em uma sequência que dá ideia de progressão.

27 A PLURISSIGNIFICAÇÃO DA LINGUAGEM LITERÁRIA
ALITERAÇÃO, ASSONÂNCIA E PARANOMÁSIA A aliteração consiste na repetição de fonemas consonantais:  E o olhar estaria ansioso esperando. (Vinícius de Moraes) A assonância consiste na repetição de fonemas vocálicos A paranomásia consiste no emprego de palavras semelhantes na forma ou no som próximas umas das outras.

28 Profa. Karen Neves Olivan
TERCEIRÃO LITERATURA 02 Profa. Karen Neves Olivan


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