A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A LOCALIZAÇÃO DOS LUGARES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A LOCALIZAÇÃO DOS LUGARES"— Transcrição da apresentação:

1 A LOCALIZAÇÃO DOS LUGARES
A localização é uma necessidade que o Homem sente no seu dia-a-dia, quando se desloca ou quando precisa de explicar alguém onde fica um determinado lugar…

2 LOCALIZAÇÃO RELATIVA A localização relativa é a localização de um lugar em relação a outros já conhecidos, que servem de referência, utilizando os rumos da rosa-dos-ventos.

3 Para indicarmos a direcção em que determinado lugar se encontra e para dar à localização relativa um pouco de rigor utilizamos para nos orientar os rumos da rosa-dos-ventos.

4 Localização da Europa no Mundo
A Europa localiza-se a norte do continente africano; a oeste do continente asiático; a este da América do Norte e a noroeste da Oceânia.

5 Localização de Portugal no Mundo
Relativamente a Portugal podemos afirmar que se localiza a leste do Atlântico e a Oeste de Espanha.

6 A localização relativa dos lugares apresenta algumas dificuldades...
A localização relativa apesar de ser um processo simples é pouco rigorosa: só pode ser feita por pontos de referência cuja localização seja conhecida (ex: se eu não souber onde fica o quartel dos bombeiros, de nada me serve referir esse ponto para localizar a Praça de Touros) altera-se em função dos pontos de referência ou posição do observador (ex: o Jardim do Fosso, tendo sempre a mesma posição, altera a sua localização, dependendo do lugar onde me encontro – Centro Cultural, Centro de Saúde, Passeio 1º de Maio) permite apenas uma localização aproximada, pois a distância entre o lugar e os pontos de referência nunca é referida (ex: saber que a escola fica perto da piscina, não me informa da distância que separa os dois lugares)

7 LOCALIZAÇÃO ABSOLUTA

8 Localização de Portugal na Europa
Em relação à Europa, Portugal continental ocupa uma posição periférica, por se localizar no extremo sudoeste da Europa, fazendo parte da Península Ibérica.

9 Localização absoluta Para ultrapassar algumas das limitações da localização relativa houve a necessidade de recorrer a um método universalmente aceite e eficaz designado por localização absoluta. A localização absoluta corresponde à localização de um lugar em função de um sistema de referências fixas, constituída pelos elementos geométricos da terra. Este método é muito parecido com o jogo da “Batalha Naval”.

10 A LOCALIZAÇÃO ABSOLUTA APOIA-SE NOS ELEMENTOS GEOMÉTRICOS DA TERRA
NOS PLANISFÉRIOS HÁ UM EMARANHADO DE LINHAS QUE CRUZAM CONTINENTES E OCEANOS! A LOCALIZAÇÃO ABSOLUTA APOIA-SE NOS ELEMENTOS GEOMÉTRICOS DA TERRA

11 EIXO DA TERRA É uma linha imaginária em torno da qual a terra executa o seu movimento de rotação

12 PÓLOS Pólo Norte Correspondem aos pontos de intersecção do eixo da Terra com a superfície terrestre. Pólo Sul

13 CÍRCULOS MÁXIMOS São todos aqueles que dividem a Terra em duas partes iguais.

14 CÍRCULOS MENORES São todos aqueles que dividem a Terra em duas partes diferentes.

15 O EQUADOR Hemisfério Norte Círculo máximo perpendicular ao eixo da Terra e que divide a Terra em duas partes iguais: Hemisfério Norte e Hemisfério Sul. Hemisfério Sul

16 MERIDIANO São todos os círculos máximos que passam pelos pólos são perpendiculares ao Equador. Pólo Norte Equador À metade de um meridiano que vai de pólo a pólo chama-se semimeridiano. O semimeridiano de Greenwich e o semimeridiano oposto formam um meridiano que divide a Terra em: hemisfério ocidental e hemisfério oriental. Pólo Sul

17 Equador e Semimeridiano de Greenwich
O Equador e o Semimeridiano de Greenwich são linhas de referência que estão associadas a círculos máximos, pois dividem a Terra em partes iguais: Equador - hemisfério Norte Semimeridiano de Greenwich e o hemisfério Sul semimeridiano oposto - hemisfério Ocidental - hemisfério Oriental

18 PARALELOS Pólo Norte Equador São todos os círculos menores, paralelos ao equador que dividem a Terra em duas partes desiguais. Pólo Sul

19 PARALELOS DE REFERÊNCIA
Pólo Norte Círculo Polar Árctico latitude 66º 33’ N Trópico de Câncer latitude 23º 27’ N Equador Trópico de Capricórnio latitude 23º 27’ S Círculo Polar Antárctico latitude 66º 33’ S Pólo Sul

20 ELEMENTOS DA ESFERA TERRESTRE
Pólo Norte Trópico de Câncer Círculo Polar Árctico Paralelo Trópico de Capricórnio Equador Meridiano Eixo da Terra Círculo Polar Antárctico Pólo Sul

21 Rede Cartográfica Estas linhas imaginárias, quando traçadas sobre os globos ou sobre os mapas, formam uma rede cartográfica.

22 PONTO DE PARTIDA: EQUADOR!
COORDENADAS GEOGRÁFICAS PONTO DE PARTIDA: EQUADOR! Palavra de ordem: rigor…

23 LATITUDE Latitude: distância, medida em graus, entre o equador e o paralelo que passa pelo lugar considerado. O valor da latitude varia entre 0º no equador e 90º nos pólos. A posição de cada lugar em relação ao equador tem dois sentidos – norte ou sul Todos os lugares situados no mesmo paralelo têm a mesma latitude.

24 PARA SERMOS RIGOROSOS SÓ UMA COORDENADA NÃO CHEGA!
PONTO DE PARTIDA: SEMIMERIDIANO DE GREENWICH!

25 LONGITUDE Longitude: distância, medida em graus, entre o semimeridiano de Greenwich e o semimeridiano que passa pelo lugar considerado. O valor da longitude varia entre 0º no semimeridiano de Greenwich e 180º no semimeridiano oposto. A posição de cada lugar em relação ao semimeridiano de Greenwich tem duas posições – este ou oeste. Todos os lugares situados no mesmo semimeridiano têm a mesma longitude.

26

27 AGORA JÁ SEI QUE… Existem dois tipos de localização, a relativa e a absoluta. A localização relativa é usada todos os dias, no entanto, não é exacta, faz-se recorrendo aos rumos da rosa-dos-ventos ou a outros pontos de referência já conhecidos. A rosa-dos-ventos é constituída por quatro pontos cardeais, quatro pontos colaterais e oito pontos intermédios. A localização absoluta é exacta e baseia-se numa rede cartográfica que tem por base os elementos da esfera terrestre, bem como um sistema de coordenadas geográficas que são a latitude e a longitude. Os principais elementos da esfera terrestre são: eixo da Terra, equador, paralelos e meridianos. O equador e os meridianos são círculos máximos. O equador é perpendicular ao eixo da Terra e divide-a em hemisfério Norte e hemisfério sul. Todos os meridianos passam pelos pólos e são perpendiculares ao equador. Os paralelos que passam pelo lugar que pretendemos localizar são círculos menores. A latitude é a distância, medida em graus, entre o equador e o paralelo que passa pelo lugar considerado. A longitude é a distância, medida em graus, entre o semimeridiano de Greenwich e o semimeridiano que passa pelo lugar considerado.

28 1. Orientação pelo Sol Durante o dia, podemos recorrer à posição do Sol para nos orientarmos. Ao longo do dia, parece que o Sol se move, mas este movimento é apenas aparente, pois quem se movimenta de facto é a Terra. A terra roda em torno do seu eixo – movimento de rotação. Cada volta completa dura aproximadamente 24 horas, período durante o qual os locais da Terra vão sendo expostos ao Sol. É por isso que ao longo das 24 horas existe o dia e a noite.

29 Orientação pelo Sol Através da orientação pelo Sol podemos identificar ao longo do dia três pontos cardeais diferentes. Assim: o nascer do Sol indica-nos o ponto cardeal este (nascente, leste ou oriente). o meio – dia indica-nos o ponto cardeal sul. quando se põe, o Sol indica-nos o ponto cardeal oeste (poente ou ocidente). Este tipo de orientação é pouco rigoroso : não pode ser realizado à noite, nem em dias de céu nublado.

30 Sabias que… nas representações internacionais o ponto cardeal oeste (O) aparece representado com outra letra (W), pois em inglês oeste lê-se west. nos pontos cardeais também podemos designar o norte por setentrião, setentrional ou boreal; o sul por meridião, meridional e austral; o este por leste, oriente, levante ou nascente; o oeste por ocidente, poente ou ocaso. se nos esquecermos de que lado fica o ponto cardeal oeste e este, recordamo-nos de que em Portugal Continental o oeste fica do lado do oceano Atlântico e este do lado de Espanha. em Portugal: o Sol nasce a Este. ao meio-dia, o Sol indica o Sul e a sombra o Norte. o Sol põe-se a Oeste. 30

31 2. Orientação pela Estrela Polar
A orientação pelas estrelas é um processo que pode ser utilizado durante a noite. Na constelação da Ursa Menor (visível no hemisfério norte) existe uma estrela muito brilhante que indica a direcção do ponto cardeal norte, a que chamamos Estrela Polar. Noutras regiões da Terra (hemisfério sul) utiliza-se outra estrela, o Cruzeiro do Sul, que indica a direcção do ponto cardeal sul. Este tipo de orientação apresenta algumas limitações: só se pode fazer em noites de céu limpo.

32 3. Orientação pela bússola
É um dos instrumentos de orientação mais antigos, foi inventada pelos Chineses para ajudar à navegação. Na bússola a orientação é-nos indicada através de uma agulha magnética que aponta para o norte magnético. Este ponto em Portugal, dista cerca de 9º para oeste do norte geográfico (a essa distância damos o nome declinação magnética). Este processo, além de ser o mais exato, ao contrário dos anteriores, não está condicionado por condições meteorológicas favoráveis, nem depende da hora.

33 4. Orientação pela bússola eletrónica

34 5. Orientação pelo GPS e outros processos
O Sistema de Posicionamento Global (GPS) permite localizar com precisão qualquer ponto no mundo, independentemente das condições meteorológicas, recorrendo a uma rede de satélites artificiais. Existem ainda outros processos como o recurso ao musgo existente nas árvores ou muros, no lado virado a norte.

35 6. Orientação por outros processos
Existem ainda outros processos como o recurso ao musgo existente nas árvores ou muros, no lado virado a norte.


Carregar ppt "A LOCALIZAÇÃO DOS LUGARES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google