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MAL-ESTAR E BEM-ESTAR DOS PROFESSORES NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA

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Apresentação em tema: "MAL-ESTAR E BEM-ESTAR DOS PROFESSORES NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA"— Transcrição da apresentação:

1 MAL-ESTAR E BEM-ESTAR DOS PROFESSORES NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA
Profa. Dra. Flavinês Rebolo

2 O MUNDO CONTEMPORÂNEO A Condição Pós-Moderna A Era do Vazio
“Todos os gostos, todos os comportamentos, podem coabitar sem se excluírem, tudo pode ser escolhido conforme o gosto, tanto (...) a vida simples e ecológica e a vida hiper-sofisticada, num tempo desvitalizado sem referências estáveis, sem coordenadas principais” Um vazio caracterizado não pela ausência, pela falta; ao contrário, trata-se de um vazio que está surgindo da saturação, dos excessos: excesso de valores, de informações, de trabalho, de lazer, de necessidades, de desejos, de consumo... A Condição Pós-Moderna David Harvey A Era do Vazio Gilles Lipovetsky Uma Sociedade que Aprende e se desenvolve – relações interpessoais José Tavares O que é o pós-moderno Jair Ferreira dos Santos “Num mundo de amálgamas e contradições onde tudo é permitido, juntando as coisas mais díspares em nome não sei de que critérios, misturam-se os interesses mais mesquinhos e individualistas com discursos de um altruísmo, de um desinteresse que atinge as raias do patético e do despudor” Um “vazio cintilante”, conforme a expressão de Jair Ferreira dos Santos (1980), onde as cintilações das telas dos televisores, dos computadores, das vitrines multicoloridas, dos out-doors, invadem o cotidiano, simulam o real e seduzem o sujeito; convertem a “vida em um show contínuo e as pessoas em espectadores permanentes”.

3 A ESCOLA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO
Espaço onde se trabalham valores sociais, éticos e cidadania na busca de uma sociedade justa Instituição social e local de trabalho NORMAS / REGIMENTOS / METAS / OBJETIVOS / PROPOSTAS PEDAGÓGICAS / CURRÍCULO UNIFICADO / ETC... Onde se busca a formação do indivíduo social (como um ser responsável), político (como um ser participativo) e econômico (como um ser buscador de uma economia sustentável e não predatória) espaço preparatório para o mercado de trabalho

4 e em uma mesa que discute ”práticas que adoecem o professor”...
FALAR DE BEM-ESTAR??? quando o que está em curso é um sentimento expandido e difuso de mal-estar... quando o que circula são discursos que buscam compreender, explicar e propor soluções para esse mal-estar... e em uma mesa que discute ”práticas que adoecem o professor”...

5 de um lugar não ingênuo e não romântico...
Sim!!! FALAR DE BEM-ESTAR!!! de um lugar não ingênuo e não romântico... não como algo que abarca apenas a técnica, o conhecimento, a valorização e a profissionalização... mas que vai além…

6 Pois… considera que o bem-estar docente é um processo dinâmico construído na intersecção de duas dimensões: uma objetiva e outra subjetiva

7

8 haverá a satisfação, o bem-estar e a possibilidade de felicidade.
ASSIM.... Quando o resultado da avaliação que o professor faz do seu trabalho, e de si mesmo como trabalhador, for: NEGATIVO: ocorrerá o mal-estar, um estado de desconforto, insatisfações e conflitos, de adoecimento... POSITIVO: haverá a satisfação, o bem-estar e a possibilidade de felicidade.

9 O BEM-ESTAR ... Denota estados cognitivos e emocionais positivos
Incita sentimentos agradáveis de satisfação e contentamento, de júbilo Desencadeia boa disposição de ânimo Predispõe a alcançar objetivos e ideais

10 COM ISSO... Melhora a qualidade de vida global
Melhora a saúde física e psíquica Incita o envolvimento com o trabalho Melhora os relacionamentos interpessoais

11 MAS.... O BEM-ESTAR DOCENTE
não é um estado permanente e constante de harmonia, satisfação e realização, pois a vida não permite isso! VIVE-SE TAMBÉM COM “frustrações, tristezas, dissabores, etc...”

12 QUE GERAM O MAL-ESTAR Sentimentos de raiva, medo e frustração
Danos à saúde física e psíquica (sintomas de estresse negativo e burnout) Conflitos intra e interpessoais Distanciamento físico e psíquico do trabalho

13 O BEM-ESTAR... O MAL-ESTAR...
Vivência com maior frequência e intensidade de estados cognitivos e emocionais positivos MAS... Não exclui a vivência de afetos negativos, de frustrações e sentimentos de insatisfação. O BEM-ESTAR... Vivência frequente e intensa de estados cognitivos e emocionais negativos ... estado incômodo, de desconforto psicológico, que desencadeará estratégias de enfrentamento O MAL-ESTAR...

14 ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO
processo dinâmico que visa a adaptação às condições e situações que geram insatisfações e conflitos individuais coletivas e passivas ativas focadas na emoção focadas no problema modificando a conduta em relação a essas condições alterando as condições externas O enfrentamento é um processo dinâmico que visa à adaptação às condições e situações que geram insatisfações e conflitos. Seja buscando alterar as condições externas ou modificando a conduta em relação a essas condições é possível encontrar uma grande variedade de estratégias (individuais e coletivas, ativas e passivas, focadas no problema e focadas na emoção), o que permite que, quando a estratégia que está sendo utilizada não se mostra eficaz, seja substituída por outra. A utilização de um ou outro tipo de estratégia de enfrentamento será determinada não só pelo repertório idiossincrático de cada professor mas, também, pelas condições externas, sociais e do ambiente de trabalho, que determinarão o modo, ou os modos, que cada professor empregará para enfrentar as dificuldades..

15 ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO
alteração das condições externas “negociações interpessoais visando ajustes nos comportamentos e atitudes a partir do estabelecimento de normas e regras e da explicitação de expectativas” modificação da própria conduta e do modo de perceber as situações “por meio de reestruturações cognitivas e emocionais: acréscimo de novos dados e conhecimentos que redefinem os valores, as crenças e as emoções a respeito da situação problemática”

16 I – incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;
II – contribuir para a valorização do magistério; III – elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica; IV – inserir os licenciandos no cotidiano de escolas públicas, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendiz. V – incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; VI – contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura; VII – contribuir para que os estudantes de licenciatura se insiram na cultura escolar do magistério, por meio da apropriação e da reflexão sobre instrumentos, saberes e peculiaridades do trabalho docente. CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA O BEM-ESTAR DOCENTE PORTARIA Nº 096, DE 18 DE JULHO DE 2013 Art. 4º São objetivos do Pibid:

17 Feliz em conversar com vocês!!!
Obrigada! Flavinês Rebolo


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