A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FTIN Formação Técnica em Administração Módulo Gestão de Pessoas AULA 05 Prof. Fábio Diniz.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FTIN Formação Técnica em Administração Módulo Gestão de Pessoas AULA 05 Prof. Fábio Diniz."— Transcrição da apresentação:

1 FTIN Formação Técnica em Administração Módulo Gestão de Pessoas AULA 05
Prof. Fábio Diniz

2 FTAD – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO
RECURSOS HUMANOS

3 Fundamentos da Aula Anterior
Revisando: Programas de Desenvolvimento de Pessoas – PDP; Outros Recursos de DP; Objetivos da Avaliação de Desempenho; Métodos de Avaliação. FTAD – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO

4 Fundamentos da Aula Anterior
Legislação Trabalhistas: Rotinas de Admissão; Demissão; Alteração Contratual; Legislação Trabalhista; Advento da Revolução Industrial; Organização Internacional do Trabalho – OIT; Princípios que Regem a Aplicação das Normas Trabalhistas; Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT; Principais Títulos que Compõem a CLT; Normas Regulamentadoras; Classificação Brasileira de Ocupações; Benefícios Previdenciários.

5 COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS
Relembrar as rotinas de admissão, demissão e alterações no contrato de trabalho; Relembrar da legislação trabalhista; Conhecer as aplicações da psicologia nas organizações. FTAD – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO

6 Fundamentos abordados nesta aula
Revisando: Rotinas de Admissão e Demissão; Histórico e no Brasil. Psicologia: História da Psicologia; Linha do Tempo; Correntes Teóricas, do Séc. XX e hoje; Psicologia Organizacional e Industrial; Principais Aplicações da Psicologia; Atividades dos Psicólogos Organizacionais.

7 Revisando - Rotinas de Admissão
Recrutamento e Seleção; Solicitação de Emprego; CTPS; Contrato de Experiência; Exame Admissional; CPF / Título de Eleitor / PIS; Xerox da carteira de Identidade; Xerox da certidão de nascimento e/ou casamento; Certificado de reservista;

8 Revisando - Rotinas de Admissão
2 Fotos 3x4; Xerox certidão de nascimento de filhos menores de 14 anos; Salário família; Declaração de vale transporte; Acordo de prorrogação de hora de trabalho; Acordo de compensação de hora de trabalho; Ficha ou Livro de registro de Empregados; Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

9 Revisando - Demissão Exame médico demissional;
Aviso prévio(trabalhado ou indenizado); Pagamento de verbas rescisórias – prazo; Redução da Jornada – Dispensa sem justa causa; Pedido de demissão(iniciativa do empregado); Integração do tempo de serviço; 13º Salário; Férias e Aviso prévio; Férias vencidas e proporcionais.

10 Revisando – Histórico e no Brasil
Revolução Francesa e a Revolução Industrial; Criação da OIT em 1919; Em 1923 da Previdência Social; Em 1943 – CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS DO TRABALHO – CLT; Em 1944 surgiu a Lei n – 1ª legislação acidentária; Em 1977 NR´s – Normas Regulamentadoras; Criação da CBO em 09/10/2002.

11 FTAD – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO
PSICOLOGIA

12 Psicologia A psicologia é a ciência que procura compreender os fenômenos psíquicos e o comportamento humano. O psicólogo ouve tudo que o outro tem a dizer. Observa seu jeito e o ajuda a integrar sua história.

13 Psicologia Ele pode atuar em: Escolas; Empresas com RH;
Órgãos públicos: Penitenciárias; Creches; Abrigos; Clínicas especializadas.

14 Vídeo PSICOLOGIA FTAD – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO
FTAD – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO

15 Psicologia Conforme a Drª Regina Célia de Souza, “é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais. A Psicologia estuda o que motiva o comportamento humano – o que sustenta, o que o finaliza e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem, inteligência...”

16 História da Psicologia
A História da Psicologia, cuja etimologia deriva de Psique (alma) + Logos = (razão ou conhecimento). Neste ponto se confunde com a Filosofia até meados do século XIX. Os filósofos que deram o pontapé inicial na instigante investigação da alma humana foram: Sócrates, Platão e Aristóteles.

17 História da Psicologia
Sócrates (469/399 a.c.): A principal característica do ser humano era a razão – aspecto que permitia ao homem deixar de ser um animal irracional. Platão (427/347 a.c.): Conclui que o lugar da razão no corpo humano era a cabeça, representando fisicamente a psique, e a medula tria como função a ligação entre mente e corpo.

18 História da Psicologia
Aristóteles (387/322 a.c.): Entendia corpo e mente de forma integrada, e percebia a psique como princípio ativo da vida.

19 Linha do Tempo Durante a “Era Cristã” – quando todo conhecimento era produzido e mantido a sete chaves pela Igreja, Santo Agostinho e São Tomás de Aquino partem dos posicionamentos de Platão e Aristóteles. Em 1649, René Descartes – filósofo francês – publica Paixões da Alma, reafirmando a separação entre corpo e mente. Pensamento dominou o cenário científico até o século XX.

20 Linha do Tempo No final do século XIX – os acadêmicos dá época resolvem distanciar a Psicologia da Filosofia e da Fisiologia – dando origem ao que se chamou de Psicologia Moderna. Neste momento a busca pelo reconhecimento da Psicologia como ciência é concretizada.

21 Correntes Teóricas O funcionalismo – elaborado por William James (1842 / 1910) – teve a consciência como sua grande preocupação – como funciona e como o homem a utiliza para adaptar-se ao meio.

22 Correntes Teóricas No Estruturalismo Edward Titchener (1867/1927) – também se preocupava com a consciência, mas com seus aspectos estruturais – percebiam a consciência, isto é, seus estados elementares como estruturas do Sistema Nervoso Central.

23 Correntes Teóricas O Associacionismo foi apresentado por Edward Thorndike (1874/1949). Seu ponto de vista era que o homem aprende por um processo de associação de ideias – das mais simples para a mais complexa.

24 Correntes Teóricas Séc. XX
Behaviorismo: Surgiu nos EUA com John Watson (1878/1958). Foi conhecida pela teoria S-R, ou seja, para cada resposta comportamental existe um estímulo.

25 Correntes Teóricas Séc. XX
Gestaltismo: Surgiu na Europa, na Alemanha, com Wertheimer, Köhler e Koffka, entre 1910/ nega a fragmentação das ações e processos humanos, postulando a necessidade de se compreender o homem como uma totalidade, resgatando as relações da Psicologia com a Filosofia.

26 Correntes Teóricas Séc. XX
Psicanálise – teoria elaborada por Sigmund Freud (1856/1939) – recupera a importância da afetividade e tem como seu objeto de estudo o inconsciente.

27 As correntes de hoje... Hoje, século XXI – os conhecimentos produzidos pela Psicologia e a complexidade e capacidade de transformação do ser humano - ampliaram em grande medida sua área de atuação. Assim, a Psicologia hoje, pode contribuir em várias áreas de conhecimento, possibilitando cada área uma gama infinita de descobertas sobre o homem e seu comportamento, ou sobre o homem e suas relações.

28 As correntes de hoje... Psicologia Experimental Psicologia da Educação
Psicologia da Personalidade Psicologia da Aprendizagem Psicologia Clínica Psicologia Esportiva Psicologia do Desenvolvimento Psicologia Forense Psicologia Organizacional Neuropsicologia

29 Psicologia Organizacional
Conforme Spector,Paul (pg.07) – “Psicologia Organizacional é a ciência do comportamento humano (e não humano), da cognição, da emoção e da motivação. Ela ainda pode ser subdividida em diversas especializações, porém a psicologia da ciência ou aplicada, ou seja organizacional ocupa-se tanto da ciência psicológica como com a sua aplicação aos problemas das pessoas na organização”.

30 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
Vídeo PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL FTAD – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO

31 Psicologia Organizacional
A Industrial (Recursos Humanos) e a Organizacional. A parte Industrial – originalmente denominou o campo, é a mais antiga e busca gerenciar a eficiência organizacional por meio do uso apropriado dos recursos humanos. Principais preocupações: Eficiência no projeto de tarefas Seleção e Treinamento de colaboradores Avaliação de Desempenho

32 Psicologia Organizacional
Na parte Organizacional – Se desenvolveu a partir do movimento de relações humanas nas organizações. Foco principal: No colaborador como indivíduo, que é maior do que o existente na parte industrial. Principais preocupações: Compreender o comportamento individual Aumentar o bem-estar dos colaboradores no ambiente de trabalho.

33 Principais Aplicações da Psicologia
No campo da Psicologia Organizacional: Auxílio na Direção Organizacional; Realização de pesquisa com tópicos referente aos direitos do funcionário; Estudos concentrados na saúde e estresse do colaborador; Estudos sobre Liderança;

34 Principais Aplicações da Psicologia
Motivação nas Organizações; Diferença de Gênero; Avaliação de Desempenho e Planos de Carreira; Satisfação no Trabalho; Ambiente Organizacional (Clima).

35 De quem foi a principal influência sobre o campo?
O que ele desenvolveu como abordagem para manejar os operários da produção em fábricas?

36 A ORIGEM DA PSICOLOGIA NO BRASIL
Vídeo A ORIGEM DA PSICOLOGIA NO BRASIL FTAD – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO

37 Psicologia Industrial
Com base na Administração Científica de Frederick Winslow Taylor – temos diversos princípios que podem guiar as práticas organizacionais, que mesmo passados por ajustes ao longo dos anos, estas ideias ainda são consideradas.

38 Psicologia Industrial
São elas: Cada trabalho deve ser atentamente analisado, para que o modo otimizado de executar as tarefas possa ser especificado. Os colaboradores devem ser recompensados por sua produtividade para incentivar a melhoria do desempenho.

39 Psicologia Industrial
Os funcionários devem ser selecionados (contratados) de acordo com as características relacionadas ao desempenho no trabalho. Os gerentes devem estudar os colaboradores para descobrir quais características pessoais são importantes. Os colaboradores devem ser cuidadosamente treinados para executar suas tarefas.

40 Atividades dos Psicólogos Organizacionais
Recrutamento e Seleção; Aplicação de Testes; Acompanhamento de Pessoal; Treinamento; Avaliação de Desempenho; Análise de Função/Ocupação; 

41 Atividades dos Psicólogos Organizacionais
Planejamento/Execução de Projetos; Desenvolvimento Organizacional; Diagnóstico Situacional; Supervisão de Estágios Acadêmicos; Psicodiagnóstico e Consultoria Interna.

42 O papel do Psicólogo Organizacional pode ser considerado estratégico
O papel do Psicólogo Organizacional pode ser considerado estratégico? Porquê?

43 Atividades dos Psicólogos Organizacionais
Spector, Paul E - Psicologia nas Organizações, – Ed. Saraiva. Internet – Artigo Drª Regina Célia de Souza. - História da Psicologia. Wikipedia.org. Internet – Artigo: Ética Profissional e Compromisso Social - Rosana Glok e José R.Goldim.

44 Dicas do Professor Fábio
Momento DPF!! Dicas do Professor Fábio Faça cursos (a cada 2 anos)! Saiba informática! “Acredite em si próprio e chegará um dia em que os outros não terão outra escolha senão acreditar com você”. Cynthia Kersey

45 FTAD – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO
ATIVIDADE

46 ATIVIDADE EVITE REALIZAR A POSTAGEM DA SUA ATIVIDADE NO ÚLTIMO DIA. FAZENDO ISSO, IMPREVISTOS NÃO VÃO LHE PREJUDICAR. FTAD – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO

47 Dúvidas Acesse o Fórum!! Acessem o Chat!! (Quinta-feira – 20h30 às 22h
FTAD – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO

48 Vídeo MOTIVACIONAL: Eu tinha um Cachorro preto...
FTST – FORMAÇÃO TÉCNICA EM SEGURANÇA DO TRABALHO


Carregar ppt "FTIN Formação Técnica em Administração Módulo Gestão de Pessoas AULA 05 Prof. Fábio Diniz."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google