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“Cultura Organizacional e Comunicação Interna“

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Apresentação em tema: "“Cultura Organizacional e Comunicação Interna“"— Transcrição da apresentação:

1 “Cultura Organizacional e Comunicação Interna“
ABRH-RJ Espaço RH - Debates “Cultura Organizacional e Comunicação Interna“ 17/7/2008

2 Bibliografia CULTURA ORGANIZACIONAL: CARBONE, Pedro Paulo – Gestão por Competências e Gestão do Conhecimento – 2ª. ed. - Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2006. ROBBINS, Stephen. – Comportamento Organizacional – 11ª.ed. – São Paulo: Ed. Pearson Prentice Hall, 2005. TAVARES, Maria G.P. – Cultura Organizacional – Uma Abordagem Antropológica da Mudança – Rio de Janeiro: Ed. Qualitymark, 1999. WAGNER III, John – Comportamento Organizacional – Criando Vantagem Competitiva – São Paulo: Ed.Saraiva, 1999. COMUNICAÇÂO INTERNA: ARGENTI, Paul – Comunicação Empresarial – Construção da Identidade, Imagem e Reputação - 4ª.ed. – São Paulo; ed. Campus, 2006. BEKIN, Saul - Endomarketing - Como Praticá-lo com Sucesso – São Paulo: Ed. Pearson Prentice Hall, 2006. CERQUEIRA, Wilson - Endomarketing - Educação e Cultura para a Qualidade – Rio de Janeiro: Ed. Qualitymark, 1994

3 CULTURA ORGANIZACIONAL
NIVELANDO CONCEITOS CULTURA ORGANIZACIONAL Definição: É o sistema de valores (e outros elementos compartilhados) aceito pelos seus membros e que diferencia uma organização das demais. ELEMENTOS: Valores Crenças Políticas Normas Procedimentos Estilo de Liderança Competências Individuais, Coletivas e Organizacionais Relações de Trabalho Sistemas de Comunicação e Compartilhamento de Saberes Recursos Organizacionais Comprometimento Funcional

4 CULTURA ORGANIZACIONAL
NIVELANDO CONCEITOS CULTURA ORGANIZACIONAL Objetivo de uma definição clara da cultura: Possibilitar ao colaborador compreender o rumo, a forma, o jeito como as coisas devem seguir na organização. Socialização organizacional – processo que auxilia o empregado a adaptar-se à cultura. Estágios ou fases: - pré-chegada (programa de ambientação ou integração) - encontro (confronto entre expectativa e realidade) - metamorfose (adequação à cultura)

5 CULTURA ORGANIZACIONAL
NIVELANDO CONCEITOS CULTURA ORGANIZACIONAL Formas de transmissão dos elementos culturais aos colaboradores : Histórias e Estórias Rituais Símbolos Materiais Linguagem

6 MONITORAMENTO DA CULTURA ORGANIZACIONAL
NIVELANDO CONCEITOS MONITORAMENTO DA CULTURA ORGANIZACIONAL PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL O clima é traduzido pela qualidade das relações internas e pelas condições gerais de trabalho Exemplos de sub-dimensões do estudo da gestão do clima: Infra-estrutura e equipamentos Estilo de gestão e liderança Valorização, reconhecimento e recompensas Engajamento nos projetos Desenvolvimento profissional Sistema de planejamento e definição de prioridades Suporte social no grupo Satisfação

7 NIVELANDO CONCEITOS COMUNICAÇÃO INTERNA ENDOMARKETING Definição:
São projetos e ações que uma empresa deve empreender para consolidar a base cultural do comprometimento dos seus empregados com o desenvolvimento adequado das suas diversas tecnologias visando: - prática dos valores culturais - manutenção de um clima ideal de valorização e reconhecimento - melhoria de produtividade e qualidade com redução de custos - estabelecimento de canais de comunicação interpessoal com o objetivo de eliminação de conflitos e insatisfação

8 QUESTÕES PARA DEBATE Conte suas experiências e dê sua opinião
Quais os sinais de uma cultura organizacional que propicie um ambiente de criação, inovação e satisfação necessário às organizações do século XXI? O que leva uma organização a ter que mudar ou transformar a sua cultura? Quando necessita fazer isso, em que ela pode falhar? Como vencer as resistências? Ter acesso às informações e necessidades internas através de representantes nas áreas ou usar sua intuição ou a percepção do comportamento de uma equipe, facilita o processo de avaliação do clima organizacional? Como viabilizar isso?

9 QUESTÕES PARA DEBATE Conte suas experiências. Dê sua opinião
Por que, muitas vezes, as ações organizacionais diferem das intenções e promessas? O que fazer para tornar coerente o discurso com a prática? É possível equilibrar motivação profissional e felicidade pessoal com a necessidade de alcançar metas e resultados organizacionais? Como fazer? Até que ponto os processos de recrutamento, seleção e socialização organizacional podem contribuir para uma melhor adequação dos empregados à cultura?

10 QUESTÕES PARA DEBATE Conte suas experiências. Dê sua opinião
Por que algumas organizações falham na comunicação interna se, hoje em dia, o mundo está tão evoluído nas ferramentas como intranet, internet, comunicação à distância, etc.? Como utilizar adequadamente esses recursos? Como utilizar a comunicação interna de uma forma estratégica, ajudando a construir uma cultura de transparência e confiança? Isto é possível?

11 QUESTÕES PARA DEBATE Conte suas experiências. Dê sua opinião
Uma ferramenta eficiente para comunicação interna é ter conhecimento dos questionamentos com antecedência. Como os gerentes eficazes descobrem a necessidade das equipes ou a falta de comunicação da empresa com os empregados? Quais são os sinais de alerta? Nos níveis de gestão, nas comunicações que circulam entre o corpo gerencial, como trabalhar com a cultura do medo?

12 “Cultura Organizacional e Comunicação Interna“
ABRH-RJ Espaço RH - Debates “Cultura Organizacional e Comunicação Interna“ 17/7/2008 Valéria Leal - José Carlos de Freitas -


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