A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Campus de Caraguatatuba

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Campus de Caraguatatuba"— Transcrição da apresentação:

1 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP
Campus de Caraguatatuba Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Semestre de 2013 Matemática Discreta 1 – MD 1 Prof. Lineu Mialaret Aula 1: Orientações Gerais

2 Informações sobre o Prof. Lineu (1)
Formação Acadêmica: Mestrado em Análise de Sistemas e Aplicações – INPE; e Doutorado em Ciência – ITA. Atividade Profissional: Analista de Sistemas da INFRAERO; Pesquisador da FCMF – ITA; Professor Tempo Integral da UNIVAP; e Professor RDE do IFSP. Endereço Profissional: página web: lmialaret.orgfree.com/MD1.html

3 Informações sobre o Prof. Lineu (2)

4 Informações sobre o Prof. Lineu (3)

5 Informações sobre o Prof. Lineu (4)

6 Carga Horária Semanal 2 horas de aulas semanais:
Noturno Quarta-feira, de 20:55 às 22:35 h. Recomendações de aprendizagem: No mínimo, 4 horas semanais de estudo individual/em grupo; Sem essa quantidade mínima de estudo, não se aprende o conteúdo dessa disciplina; É uma disciplina complexa, com um volume de informação muito grande, para a quantidade de horas disponíveis de aula; e Fazer e entregar listas de exercícios.

7 Objetivo Geral Propiciar aos Alunos do IFSP, campus de Caraguatatuba, em especial do corpo discente do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, o entendimento e a fundamentação teórica das principais Metodologias, Técnicas e Ferramentas da Matemática, na área de Matemática Discreta, envolvidas no projeto tecnológico da construção de Sistemas Computacionais, visando ampliar sua proficiência no desenvolvimento destes sistemas.

8 Objetivos Específicos
Desenvolver o conhecimento sobre tópicos essenciais de Matemática Discreta de modo a fundamentar o aprendizado teórico de diversas disciplinas da Computação, dentre outros: Linguagens de Programação. Estruturas de Dados. Banco de Dados.

9 Requisitos para MD 1 Vontade de aprender. Tempo para estudar.
Habilidade de raciocínio abstrato. Conhecimentos básicos (rudimentares) de: Matemática Básica. Conhecimento básico (como usuário) de Sistemas Operacionais diversos (Windows, Linux ou outros).

10 O que é Matemática Discreta (1)
De modo geral, na Matemática Discreta estudam-se conceitos e notações básicas da Matemática. Ela se constitui no estudo das estruturas matemáticas que são fundamentalmente discretas, no sentido de não suportarem ou requererem a noção de continuidade. Grande parte (não todos), dos objetos estudados na matemática discreta são conjuntos contáveis, como os inteiros. A Matemática Discreta aplica-se a vários outros cursos, como por exemplo, Sistemas Operacionais, Bancos de Dados, Estruturas de Dados, Algoritmos, Compiladores, Linguagens Formais e Autômatos, Linguagens de Programação, etc.

11 O que é Matemática Discreta (2)
Muitos dos tópicos que serão apresentados neste curso já foram apresentados no Ensino Médio. No entanto não é uma revisão, pois: A profundidade dos assuntos é maior; A abordagem é diferente (maior foco teórico e desenvolvimento do raciocínio); e Há uma redefinição de certos conceitos para o contexto da Computação.

12 Onde se usa Matemática Discreta na Computação

13 Conteúdo Programático (1)
Noções de Lógica Matemática: Somatório, Vetores e Matrizes; Proposições, Representações Simbólicas, Tautologias; Lógica Proposicional; Quantificadores, Predicados; Lógica de Predicados; e Aplicações de Lógica em Computação. Conjuntos e Combinatória: Conjuntos; Contagem; Princípio de Inclusão e Exclusão; Permutações e Combinações; e Teorema Binomial.

14 Conteúdo Programático (2)
Relações e Funções: Relações; e Funções.

15 Bibliografia (1) Referência Básica 1
GERSTING, J. L. Fundamentos Matemáticos para Ciência da Computação. 5ª ed., Rio de Janeiro: LTC, 2004

16 Bibliografia (2) Referência Básica 2
LIPSCHUTZ, S.; LIPSON, M. Matemática Discreta. 2ª ed., São Paulo: Bookman, 2004.

17 Bibliografia (3) Referência Complementar
IEZZI, G., MURAKAMI, C. Fundamentos da Matemática Elementar - Volume 1. 8a ed. São Paulo: Atual IEZZI, G., HAZZAN, S. Fundamentos da Matemática Elementar - Volume 4. 8a ed. São Paulo: Atual HAZZAN, S. Fundamentos da Matemática Elementar - Volume 5. 8a ed. São Paulo: Atual

18 Bibliografia (4) BOAVENTURA NETTO, P. O., JURKIEWICZ, S. Grafos: Introdução e Prática. 1a ed. Edgard Blucher. 2009 SCHEINERMAN, Edward R. Matemática Discreta: Uma introdução. São Paulo: Cengage Learning, 2008. CASTRUCCI, B. Elementos de Teoria dos Conjuntos. São Paulo ALENCAR FILHO, E. Iniciação à Lógica Matemática. São Paulo: Nobel

19 Avaliação (1) 1o Bimestre: 2o Bimestre: Opcionalmente:
Prova Teórica (sem consulta) - 100% da média. 2o Bimestre: Opcionalmente: Trabalhos Individuais ou em grupo, para reforço de nota.

20 Avaliação (2) Listas de Exercícios:
Em princípio, semanalmente serão propostas listas de exercícios; Entrega obrigatória; O prazo de entrega será de uma semana após sua disponibilização; e As listas não serão corrigidas e devolvidas, porém o aluno saberá se resolveu corretamente os exercícios a partir de um (possível) gabarito que será fornecido após o encerramento do prazo de entrega e antes das provas bimestrais.

21 Avaliação (3) Motivação:
As listas de exercícios não só avaliam a dedicação do aluno, mas também fazem parte do processo de aprendizado; Pensar e resolver os problemas propostos ajuda o aluno a criar maturidade e realmente entender o conteúdo apresentado; Ajudam na nota; Não são corrigidas (elas não têm nota), pois um (possível) gabarito é divulgado; e Ajudam no estudo para provas.

22 Metodologia de Apresentação
As aulas serão expositivas, dialogadas, com grande interação entre docentes e discentes. Uso do laboratório de Informática (quando for necessário).

23 Observações Importantes (1)
O aluno deverá ter 75% de presença, caso contrário será REPROVADO por falta. Situação do Aluno em termos de Nota: Aprovado = Se tiver média semestral entre 6 e 10. Recuperação = Se tiver média semestral 0 < x < 6. Na recuperação, a nota máxima é 6. Reprovado = Se tiver média semestral igual a 0.

24 Observações Importantes (2)
Não é permitido em sala de aula ou laboratório:

25 Observações Importantes (3)
É permitido em sala de aula ou laboratório:

26 Informações sobre Vocês!!
Informações Básicas: Nome, Idade, Natural de ..., Nacionalidade ..., Hobby Família; Profissional; A razão de se fazer o Curso; e Expectativas de futuro.


Carregar ppt "Campus de Caraguatatuba"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google