A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

desenvolvendo um Plano de negócio

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "desenvolvendo um Plano de negócio"— Transcrição da apresentação:

1 desenvolvendo um Plano de negócio
Prof.ª Maria Verônica Marques Menezes

2 O empreendedorismo não envolve apenas a criação de um serviço ou um produto novo.
Pode ser também: Reconhecimento de uma oportunidade para desenvolver um novo mercado; Uma nova matéria-prima; Um novo meio de produção; Um novo formato de organização; Uma nova forma de atender os clientes.

3 Empreendedor Ao sintetizar a experiência dos empreendedores citados anteriormente, podemos considerar que o empreendedor é um indivíduo que imagina, desenvolve e realiza VISÕES. Ele está sempre buscando novas ideias e criando alternativas, trabalha em sua meta estabelecida e, com muita perseverança, consegue realizar seu grande sonho (objetivo).

4 Visão é “uma imagem projetada no futuro, do lugar que se quer ver projetado seus produtos no mercado, assim como a imagem do tipo de organização necessária para consegui-lo”. (Fonte: Filion, 2004)

5 Existem três categorias principais de visão:
Visões Complementares Ideias – Visões Emergentes Visão Central Ideias – Visões Emergentes

6 Visão central Visão emergente Visão complementar
estabelecimento de novas relações, em razão do novo produto; definição da forma final do produto em atendimento às necessidades do mercado. Visão emergente imaginação do negócio e seus produtos, autos lucros, sucesso e estabilidade. Visão complementar gerência, organização e administração da empresa; obtenção de conhecimentos e aprimoramento do uso da informação.

7 Perfil básico de um empreendedor:
Tem iniciativa; Aceitação do risco; Determinação e responsabilidade; Automotivação e entusiasmo; Trabalha em equipe; Não teme o fracasso ou a rejeição; Autoconfiante; Dinâmico; Controle; Otimismo e Persistência.

8 Roteiro para um Plano de Negócio
PARTE I 1 - Sumário Executivo. É um resumo dos principais e os mais importantes pontos do Plano de Negócio, porem deverá ser a última etapa desenvolvida.

9 2 - Dados dos empreendedores, experiência profissional e atribuições Nesta parte você deverá informar os dados dos responsáveis pela administração do negócio Faça também uma breve apresentação do seu perfil, destacando seus conhecimentos, habilidades e experiências anteriores.

10 Fique de olho na hora de escolher os sócios:
Analise se os objetivos dos sócios são os mesmos. Divida as tarefas antes de montar a empresa. Defina com antecedência o valor da remuneração, distribuição dos lucros e quantidade a ser reinvestida na empresa. Estabeleça o grau de autonomia de cada um. Defina se familiares deverão ser contratados.

11 Vamos começar... Dados dos empreendedores, experiência profissional e atribuições: Sócio ___________________________________ Nome ___________________________________ Endereço ___________________________________ Cidade _________________ Estado ___________ Telefone ______________ Celular_____________

12 Perfil Atribuições do sócio 1 (papel a ser desempenhado no negócio)
(Breve Currículo)

13 3 - Dados do empreendimento
Aqui, deverá colocar o nome da empresa e o nº da inscrição do CNPJ. Nome da Empresa _____________________________________ CNPJ Nº: XXX.XXX.XXX./XXXX-XX

14 4 - Missão da empresa É o papel que ela deverá desempenhar no seu segmento, em sua área de atuação. É a razão de sua existência.

15 Para definir a missão de sua empresa, procure responder às seguintes perguntas:
Qual é o seu negócio? Quem é o seu consumidor? O que é valor para o consumidor? O que é importante para os empregados, fornecedores, sócios, comunidades, etc..

16 Alguns exemplos: Empresa de alimentos: Servir alimentos saborosos e de qualidade com rapidez e simpatia, em um ambiente limpo e agradável. Locadora de veículos: Oferecer soluções em transporte, por meio do aluguel de carros, buscando a excelência. Hospital: Promover a melhoria da qualidade de vida e satisfação das pessoas, praticando a melhor medicina, por meio de uma organização hospitalar autossustentável.

17 Mais exemplos... Missão Coca-Cola:
Define o objetivo a longo prazo enquanto empresa e os critérios das atuações e decisões para chegar a 3 metas fundamentais: Refrescar o mundo. Inspirar momentos de otimismo e felicidade. Criar valor e marcar a diferença.

18 Missão Ford: “Somos uma família global e diversificada, com um legado histórico do qual nos orgulhamos e estamos verdadeiramente comprometidos em oferecer produtos e serviços excepcionais, que melhorem a vida das pessoas.”

19 Roteiro para um Plano de Negócio
PARTE II 5 - Plano Operacional 5.1 - Localização do Negócio Analise o contrato de locação, as condições de pagamento e o prazo do aluguel do imóvel;  Verifique as condições de segurança da vizinhança;

20 Observe a facilidade de acesso, o nível de ruído, as condições de higiene e limpeza e a existência de locais para estacionamento; Fique atento para a proximidade dos clientes que compram seus produtos e o fluxo de pessoas na região; Lembre–se de certificar à proximidade de concorrentes e similares;

21 Avalie a proximidade dos fornecedores, pois isso influencia no prazo de entrega e no custo do frete;
Visite o ponto pelo menos três vezes, em horários alternados, para verificar o movimento de pessoas e de veículos no local. Você deverá listar as considerações sobre o ponto que justifique sua escolha pelo mesmo.

22 6 - Capacidade produtiva e/ou comercial
É importante estimar a capacidade instalada da empresa;  Seja realista; Considere a sazonalidade.

23 7 - Processo de produção e/ou de comercialização
Este é o momento de se registrar como a empresa irá funcionar.   Você deve pensar em como serão feitas as várias atividades do negócio.

24 Identifique quais trabalhos serão realizados, quais serão os responsáveis, assim como, os materiais e equipamentos necessários.

25

26

27 8 - Necessidade de pessoal
É necessário que você faça uma projeção de todo o pessoal que necessitará para que negócio funcione. Esse item inclui o(s) sócio(s), familiares que por ventura venham a trabalhar na empresa e as pessoas a serem contratadas.

28 Qualificações Necessárias
Cargo/Função Qualificações Necessárias

29 9 - Plano Financeiro Estimativa do Investimento Total:
Investimentos Fixos; Investimentos Financeiros; Investimentos pré-operacionais.

30 10 - Investimento Fixo O investimento fixo corresponde a todos os bens que você deve comprar para que seu negócio possa funcionar de maneira apropriada.

31 Máquinas e Equipamentos
Descrição Quantidade Valor unitário Total Móveis; Utensílios diversos; Veículos, etc...

32 “A vida é uma oportunidade de ousar”...
A jornada empreendedora passa por uma estrada longa, cheia de imprevistos, e aparentemente sem fim. Mas a recompensa é gratificante e traz sentido ao esforço empreendido. Afinal: “A vida é uma oportunidade de ousar”...

33 Obrigada e Bom trabalho!!!


Carregar ppt "desenvolvendo um Plano de negócio"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google