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III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS CAPES Profª Drª Noêmia dos Santos Pereira Moura /Coordenadora Institucional.

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1 III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS CAPES Profª Drª Noêmia dos Santos Pereira Moura /Coordenadora Institucional

2 PIBID DIVERSIDADE/UFGD OBJETIVO: O promover a iniciação à docência articulando a formação dos professores em licenciatura indígena com a realidade educacional das escolas indígenas, permitindo a realização de reflexões e atividades que contribuam para a (re)construção de uma prática pedagógica que atenda às necessidades específicas das comunidades Guarani/Kaiowá.

3 Resultados esperados 1. Maior integração da UFGD com as escolas indígenas favorecida pelo diálogo dos coordenadores/supervisores; 2. Maior aceitação e valorização da Licenciatura Indígena nas comunidades, SEMEDs (Secretarias Municipais de Educação) e SED (Secretaria Estadual de Educação); 3. Estreitamento das relações entre parceiros da Licenciatura; 4. Consolidação de uma rede de bolsistas indígenas com vistas à reflexão nas escolas indígenas; 5. Inserção qualificada dos acadêmicos na realidade escolar de suas comunidades; 6. Comprometimento das escolas com as realidades sociais de cada ; 7. Elaboração de recursos didáticos adequados à realidade das escolas Guarani e Kaiowá;

4 Resultados esperados 8. Interação entre os bolsistas das diversas áreas por meio de ações conjuntas, interdisciplinares, que possibilitem o desenvolvimento de habilidades e atitudes necessárias em todas as áreas do conhecimento; 9. Maior compreensão da relação teoria e prática; 10. Incentivo à formação de professores para a educação básica; 11. Incentivo aos acadêmicos à opção pela carreira docente;

5 Resultados esperados 12. Conhecimento e vivência de experiências metodológicas e práticas docentes de caráter inovador que orientem para a superação de problemas identificados no processo ensino- aprendizagem das escolas indígenas; 13. Comprometimento dos acadêmicos em intervir eficazmente na realidade educacional; 14. Fomento à escrita coletiva e individual com fins de registro e de teorização sobre as práticas docentes; 15. Interação entre os saberes tradicionais e os escolares;

6 Resultados esperados 16. Valorização do espaço da escola pública como campo de experiência para a construção do conhecimento na formação de professores para a educação básica; 17. Reflexão sobre a prática docente realizada nas escolas públicas; 18. Melhoria na compreensão e utilização das diferentes linguagens no ensino das várias áreas; 19. Elevação das pontuações das escolas junto ao ENEM e IDEB, contribuindo para as metas estipuladas; 20. Elaboração conjunta de estratégias para atacar os problemas da Educação Básica.

7 Projeto: Oralidade, escrita, leitura nas escolas guarani e kaiowá: interculturalidade e interdisciplinaridade Subprojeto de CHSSubprojeto de CNMSubprojeto de LC

8 105 bolsistas 4 coordenadores 16 supervisores 85 Iniciação à Docência

9 Gestão do programa, administração das bolsas e relação institucional

10 Metas 1. Apoiar a participação de 85 bolsistas de ID nas etapas presenciais da licenciatura previstas para o período; 2. Realizar 2 seminários para apresentar os 38 Projetos de Trabalho do PIBID Diversidade da UFGD; 3. Acompanhar a execução dos 38 Projetos de Trabalho nas Escolas Indígenas.

11 Gestão do Programa/UFGD Reitoria/PROGRAD Coord. de área de CHS Coord. de área de CNM Coord. de área de LC Coord. Institucional

12 Gestão do Programa/UFGD 1. instrumentos de gestão: O PROGRAD e Coordenação institucional: editais de seleção; licitações e empenhos; convênios com as SEMEDs e a SED; visitas de apresentação do Programa nas Escolas Indígenas e formalização de parcerias; distribuição de kits educativos para as Escolas parceiras; O Coordenadoria do PIBID D: reuniões mensais de planejamento, avaliação e trabalho; planejamento de eventos (encontros e seminários);

13 Gestão do Programa/UFGD 2. mecanismos de acompanhamento do programa O acompanhamento pedagógico dos coordenadores de área e supervisores itinerantes aos bolsistas nos territórios indígenas (BID e supervisores fixos); O visitas da Coordenadora Institucional as SEMEDs e as Escolas Indígenas para apresentar o Programa e constituir parcerias; O relatórios parciais dos coordenadores de áreas, supervisores e BIDs; O participação em eventos científicos;

14 Gestão do Programa/UFGD - Desafios: O envolver os professores não bolsistas da Licenciatura no PIBID D; O envolver os professores não bolsistas das diversas disciplinas nos subprojetos organizados por áreas; O envolver os representantes das Escolas Indígenas nos fóruns de reflexão da prática pedagógica na UFGD; O prosseguir com as ações do programa mesmo sem o fomento da CAPES (Oralidade, escrita e leitura nas Escolas Indígenas Guarani e Kaiowá);

15 Administração das bolsas 1. sistema SAC: credenciamento, suspensão e cancelamento de bolsas (critérios); 2. as estratégias de fixação dos bolsistas no programa: acompanhamento das atividades e fornecimento do material de consumo necessário para execução dos Planos de Trabalho; 3. os processos de seleção dos membros do Pibid Diversidade: esforço para atender ao edital 01/2010 CAPES/SECADI/MEC;

16 III. Relação institucional 1. reconhecimento institucional : O acompanhamento e agilidade da reitoria na assinatura com a CAPES do Termo de Cooperação; O acompanhamento do processo de licitação e empenho do custeio do PIBID Diversidade pelas Pró-Reitorias; O espaço físico para o PIBID D;

17 2. relação com as escolas de educação básica O apresentação do Programa PIBID Diversidade nas SEMEds e nas Escolas em territórios Guarani e Kaiowá – convênios; O seleção dos supervisores nas Escolas de Educação Básica completa; O participação nas oficinas de planejamento e avaliação do programa; O entrega de kits e acompanhamento das atividades in loco;

18 3. a interação dos coordenadores com os colegiados das licenciaturas: O os coordenadores do PIBID D eram lotados no curso de Licenciatura Intercultural – Teko Arandu; O todos os coordenadores atendiam os supervisores e acadêmicos de ID (BID) nas Escolas onde atuavam, bem como nas oficinas de planejamento e avaliação na UFGD; O inicialmente todo o corpo docente foi envolvido no Programa enquanto coordenadores e supervisores itinerantes; O a atividade diagnóstica realizada pelos BID e supervisores foi um elemento decisivo no processo de reestruturação do PP da Licenciatura; O Formação da FAIND/UFGD;

19 4. o resultado do diálogo com diferentes atores da academia O maior visibilidade do PIBID D na página da UFGD; O participação especial no Jornal UFGD no mês de abril de 2012/2013; O veiculação dos eventos do programa na página de eventos da instituição; O referência do curso e do programa na temática indígena regional; O sensibilização para a temática da diversidade étnica na UFGD;

20 5. normas e princípios propostos O participação dos representantes das Escolas Indígenas e das lideranças das aldeias nos fóruns de formação do PIBID D e do curso; O os projetos de trabalho partiriam da realidade das Escolas nas quais seriam desenvolvidos os subprojetos; O aprofundamento do conhecimento da equipe acerca da metodologia da alternância, da interculturalidade, da tradição, da língua guarani, dos saberes Guarani e Kaiowá;

21 6. normas e princípios propostos O os bolsistas teriam que participar de todas as atividades do programa na UFGD, nas E. Indígenas e nas aldeias; O os resultados parciais e finais dos subprojetos seriam apresentados em forma de relatórios e de comunicações e publicação em eventos científicos pelos bolsistas; O respeito no diálogo entre os saberes academizados e os saberes indígenas;


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