A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Planejando aulas para a geração Y

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Planejando aulas para a geração Y"— Transcrição da apresentação:

1 Planejando aulas para a geração Y
TRADIÇÃO E RUPTURA: Planejando aulas para a geração Y

2 Finalidades e Objetivos
PLANEJAR Diagnóstico Onde estamos? Para onde queremos ir? Finalidades e Objetivos Como iremos? Programação

3 Onde estamos? (diagnóstico) PROFESSOR CONCRETO
Aluno concreto Escola concreta Família concreta Sociedade concreta PROFESSOR CONCRETO

4 (Finalidades e Objetivos)
Para onde queremos ir? (Finalidades e Objetivos) PROJETO INSTITUCIONAL Alunos Famílias Inserção Social Mediação Escolar via TRABALHO DOCENTE

5 Docentes capazes de construir CENÁRIOS FUTUROS
Inserção Social AMANHÃ HOJE Vivências Escolares Docentes capazes de construir CENÁRIOS FUTUROS

6 AMPLIAÇÃO DAS PARCERIAS (Alunos)
Como iremos? (Programação) VIABILIDADE Conteúdos Procedimentos VALIDAÇÃO SOCIAL Avaliação AMPLIAÇÃO DAS PARCERIAS (Alunos) Relacionamentos

7 Uso da internet por crianças no Brasil ainda é pequeno;
escola perde para LAN houses UOL Tecnologia Enquanto existe uma parcela expressiva de crianças que já usa computadores no Brasil, o acesso delas à internet ainda é considerado pequeno. Além disso, a escola, que poderia desempenhar um papel importante no acesso à web, fica apenas em terceiro como local onde as crianças usam a internet com mais freqüência, perdendo para as residências e LAN houses.

8 Ainda assim, a escola é o principal local onde as crianças aprendem a usar o computador e a internet: 20 % delas afirmaram ter aprendido a usar a tecnologia no local de ensino. A contradição, segundo Alexandre Barbosa, gerente do CETIC.br (Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação), deve-se à inexperiência dos professores e coordenadores em ligar o conteúdo pedagógico à tecnologia. “Muitas das escolas visitadas ficam com os laboratórios de informática fechados. As escolas ainda não sabem se apropriar da tecnologia e incorporá-la no ensino”, explicou.

9 Jovens do Complexo do Alemão fazem cobertura jornalística da invasão policial

10 Os ALUNOS devem aprender
VALIDAÇÃO SOCIAL VIABILIDADE PLANEJAMENTO O QUÊ Os ALUNOS devem aprender QUANDO COMO

11 Os PROFESSORES devem aprender
VALIDAÇÃO SOCIAL VIABILIDADE PLANEJAMENTO O QUÊ Os PROFESSORES devem aprender QUANDO COMO

12 Os PROFESSORES devem aprender
TAREFA PESSOAL TAREFA DA ESCOLA Constitutiva da identidade profissional Constitutiva da responsabilidade social institucional

13 Desafio aos PROFESSORES
PLANEJAMENTO Conteúdo Cronograma Metodologia Recursos Avaliação O quê? Quando? Como? Resultados? O que nós, PROFESSORES, precisamos aprender, como e quando, para melhor respondermos INDIVIDUAL e COLETIVAMENTE às necessidades ATUAIS e FUTURAS dos Alunos?

14 NOVOS PROCESSOS COGNITIVOS DA GERAÇÃO INTERATIVA
“O sujeito ativo de que falamos é aquele que compara, exclui, ordena, categoriza, classifica, reformula, comprova, formula hipóteses, etc... em uma ação interiorizada (pensamento) ou em ação efetiva (segundo seu grau de desenvolvimento). Alguém que esteja realizando algo materialmente, porém seguindo um modelo dado por outro, para ser copiado, não é habitualmente um sujeito intelectualmente ativo.     Cabe à educação formar homens criativos, inventivos e descobridores, críticos e ativos, e na busca constante da construção da autonomia” Idéias contidas no livro: PIAGET, Jean. Para onde vai a educação? Rio de Janeiro, Olympio – Unesco, 1973. PIAGET Hoje: APRENDIZAGEM NOVOS PROCESSOS COGNITIVOS DA GERAÇÃO INTERATIVA

15 VYGOSTKY Hoje: MEDIAÇÃO DO PROFESSOR 1896-1934 MEDIAÇÃO DO PROFESSOR
“A escola é o lugar onde a intervenção pedagógica intencional desencadeia o processo de ensino-aprendizagem. O professor tem o papel explícito de interferir no processo, diferentemente de situações informais nas quais a criança aprende por imersão em um ambiente cultural. Portanto, é papel do docente provocar avanços nos alunos” Idéias contidas na obra: VyGOTSKY, L. - Pensamento e linguagem. SP, Martins Fontes, 1988 VYGOSTKY Hoje: MEDIAÇÃO DO PROFESSOR MEDIAÇÃO DO PROFESSOR

16 ANÍSIO Hoje: SOCIEDADE ATUAL CULTURA DIGITAL
“Se a sociedade passa por mudanças é preciso que a escola prepare o novo homem, o homem moderno, para integrar-se à nova sociedade que deve ser essencialmente democrática” Idéias contidas na obra: TEIXEIRA, Anísio: Pequena introdução à filosofia da educação: escola progressiva ou a transformação da escola. São Paulo: Melhoramentos, 1968 ANÍSIO Hoje: SOCIEDADE ATUAL CULTURA DIGITAL

17 Relação dialógica entre educadores e alunos
“Além de se conhecer o aluno "real" - é necessário romper o paradigma educador-educando, A troca de papéis permite que tanto educador como educando sejam sujeitos e cresçam juntos: em vez de um professor que apenas transmite informação e um aluno que passivamente as recebe, acreditando ter aprendido, é preciso trazer o professor para a posição do aluno e o aluno para a posição do professor. O educando, ao ser educado, também educa Idéias contidas na obra: FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 15. ed. São Paulo : Paz e Terra, 1970 FREIRE Hoje: Relação dialógica entre educadores e alunos RELAÇÃO DIALÓGICA ENTRE EDUCADORES E ALUNOS

18 Como fica o planejamento de aulas hoje na escola?
É Tradição ou Ruptura?

19 Tradição = Memória Ruptura = Projeto VIDA = HOJE

20 Modelos Sistêmicos/ Complexos
ESCOLA Modelos Sistêmicos/ Complexos Modelos Cartesianos Cultura Gutenberg Cultura Net

21

22 Amarra o Teu Arado a uma Estrela
Encerrando... Amarra o Teu Arado a uma Estrela Gilberto Gil Amarra o teu arado a uma estrela E os tempos darão Safras e safras de sonhos Quilos e quilos de amor

23 Amarra o teu arado a uma estrela E aí tu serás O lavrador louco dos astros O camponês solto nos céus

24

25 Planejando aulas para a geração Y
TRADIÇÃO E RUPTURA: Planejando aulas para a geração Y Prof. Artur Motta


Carregar ppt "Planejando aulas para a geração Y"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google