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Capítulo 03 Aula dia 09/09/13 Profª Karina Oliveira Bezerra

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Apresentação em tema: "Capítulo 03 Aula dia 09/09/13 Profª Karina Oliveira Bezerra"— Transcrição da apresentação:

1 Capítulo 03 Aula dia 09/09/13 Profª Karina Oliveira Bezerra
A FORMAÇÃO DO EDUCADOR Capítulo 03 Aula dia 09/09/13 Profª Karina Oliveira Bezerra

2 1. A prática docente A revalorização da profissão docente deve começar pelos cuidados com a formação do professor. Afinal, não basta ser químico para ser um bom professor de química nem “ter jeito para lidar com crianças” para dar aulas nos cursos de educação infantil.

3 1. A PRÁTICA DOCENTE: TRÊS ASPECTOS IMPORTANTES NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES
QUALIFICAÇÃO: O professor precisa adquirir os conhecimentos científicos indispensáveis para o ensino de um conteúdo específico. FORMAÇÃO PEDAGÓGICA: A atividade educativa supera os níveis do senso comum, para se tornar uma atividade sistematizada que visa transformar a realidade. FORMAÇÃO ÉTICA E POLÍTICA: O professor educa a partir de valores, tendo em vista a construção de um mundo melhor.

4 2. A PROFISSIONALIZAÇÃO DO EDUCADOR: UM POUCO DE HISTÓRIA
“Tia” & “o magistério é um sacerdócio”: depreciação do trabalho do mestre. “Obras de pensamento” X Técnica Consciência política do professor O tom falsamente afetivo dessas expressões descaracteriza o cunho profissional da atividade docente, que merece ser respeitada principalmente sob o aspecto do trabalho realizado, e não como ocupação desinteressada, amorosa ou mística. Tia: Ar doméstico e “feminização do magistério. Sacerdócio: Abnegação, total dedicação a uma atividade vilmente remunerada. As pessoas tendem a considerar que, para os intelectuais, dar uma aula, ou escrever um livro, dispondo para isso de suas ideias, não lhe custa nada e que eles poderiam oferecer seus préstimos como dádiva. Entretanto, essa situação é impensável para um técnico.

5 Desde os séculos XVII e XVIII, quando começaram a se conformar as escolas à semelhança das atuais, a preparação dos mestres era incumbência principalmente das ordens religiosas. À partir do século XIX o Estado passa a se interessar pela organização da escola pública e formação dos professores. . Escola Normal de Niterói (1835) 1860: A formação de professores adquiriu maior relevo. 1940 nova reorganização dos cursos de magistério: predominou o interesse pela cultura em geral, em detrimento da formação profissional. Ditadura Militar: reformas universitário, fundamental e médio Tendência tecnicista na educação “Habilitação específica para o magistério” substituiu as escolas normais. 1934 com a instalação da USP, foi criado o Instituto de Educação, que oferecia complementação pedagógica para os alunos formados em outras disciplinas. 1888, a LDB, manteve os cursos universitários de pedagogia e criou os Institutos Superiores de Educação, voltados para a formação de professores de educação básica, a formação pedagógica e a educação continuada para profissionais da educação.

6 3. Professores como intelectuais transformadores
Espera-se que o profissional da educação seja um sujeito crítico, reflexivo, um intelectual transformador, capaz de compreender o contexto social-econômico- político em que vive. Que seja um sujeito capaz de ter uma visão todo, além de estar comprometido com a ética e a política. Currículo Oculto: a falsa neutralidade Ser um educador intelectual transformador é compreender que as escolas não são espaços neutros de mera instrução, mas carregados de pressupostos que representam as relações vigentes e convicções pessoais nem sempre explicitadas.

7 IDEOLOGIA Em outras palavras, a formação do professor como intelectual transformador supõe o reconhecimento de que as crenças, as condutas e os valores incorporados pelo senso comum muitas vezes estão a serviço da manutenção de uma ordem social hierarquizada, isto é, são ideológicos. Ao reconhecer o que é ideológico, o professor terá condições de propiciar aos alunos a oportunidade de desenvolver, por sua vez, a capacidade de questionamento e de promover a desmistificação da cultura. Não resta dúvida de que a escola desempenha, entre outras instituições, importante papel no processo de conscientização das novas gerações diante dos problemas a serem enfrentados.

8 Tendência tecnicista implantada na década de 1970
A pedagogia foi se instrumentalizando, para organizar procedimentos de sala de aula, dentro dos pressupostos de uma racionalidade técnica, ela foi perdendo sua dimensão fundamentadora de ser a parceira crítica da prática educativa, para ser apenas a formadora de técnicos de produção de aulas.

9 4. Professores reflexivos e escola reflexiva
Para Isabel Alarcão, “a noção de professore reflexivo baseia-se na consciência da capacidade de pensamento e reflexão que caracteriza o ser humano como criativo e não como mero reprodutor de ideias e práticas que lhes são exteriores. É central, nessa conceptualização, a noção do profissional como uma pessoa que, nas situações profissionais, tantas vezes incertas e imprevistas, atua de forma inteligente e flexível, situada e reativa”.


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