A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Salvador Dali Museum/Fotógrafo desconhecido

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Salvador Dali Museum/Fotógrafo desconhecido"— Transcrição da apresentação:

1 Esta obra de Salvador Dalí foi pintada durante a Segunda Guerra Mundial e retrata o “Novo Mundo”.
Salvador Dali Museum/Fotógrafo desconhecido Que elementos evidenciam a visão do artista sobre a transformação da sociedade? A obra apresentada retrata a transformação, a vida renascendo na aridez do deserto, a esperança na criança que vê a árdua luta a que o homem se impôs. Chama a atenção a espessa gota de sangue, representando a vida e as guerras. A comparação do ovo, símbolo de nova vida para muitos seres, com o mundo, local de vida que remete à ideia de que o ser humano faz parte da natureza. DALÍ, Salvador. Criança geopolítica assistindo ao nascimento do novo homem óleo sobre tela. Salvador Dalí Museum, Flórida.

2 Compostos inorgânicos
Principais compostos químicos dos seres vivos Compostos inorgânicos Compostos orgânicos — Compostos inorgânicos: formados por moléculas pequenas e não dispostas em cadeias carbônicas. — Compostos orgânicos: constituídos de cadeias carbônicas, formando substâncias mais complexas.

3 Compostos inorgânicos ou minerais

4 Por que a água é tão importante para os seres vivos?
Porque sem a água não ocorrem os processos fundamentais à vida. A água atua como solvente, possibilita as reações de hidrólise, serve de substrato para a ocorrência de diversas reações químicas, apresenta função termorreguladora, auxilia no amortecimento de impactos no organismo humano, etc.

5 Água Substância de maior quantidade nas células.
Sua quantidade varia com: Espécie Tecido Medusas: 97% Sementes: 10% a 20% Seres humanos: 70% Tecido adiposo: 15% Tecido nervoso: 85% Idade Metabolismo Idade Quantidade de água Metabolismo Produção de água

6 Funções da água Solvente dos íons minerais; meio em que ocorrem as reações químicas; meio de transporte (sangue, urina, suor, linfa); regulador térmico (elevado calor específico).

7 Moderadores fundamentais das atividades das células
Sais minerais Moderadores fundamentais das atividades das células 1% da composição química da célula A alimentação equilibrada repõe os minerais necessários ao metabolismo. Corel Stock Photos

8 Quadro das principais funções dos sais minerais – consequências de sua carência no organismo e fontes O quadro representa as principais funções de alguns sais minerais, consequências de suas carências no organismo e fontes alimentares nas quais podem ser encontrados. Como a quantidade total de minerais é baixa, cada um deles é exigido em quantidades específicas, em uma faixa que varia de microgramas a poucas gramas por dia. Comentar que a falta de sais minerais nem sempre se relaciona à má alimentação. No hipoparatireoidismo, por exemplo, o desequilíbrio hormonal da glândula leva a baixos níveis séricos de cálcio.

9 Quadro das principais funções dos sais minerais – consequências de sua carência no organismo e fontes O quadro representa as principais funções de alguns sais minerais, consequências de suas carências no organismo e fontes alimentares nas quais podem ser encontrados. Como a quantidade total de minerais é baixa, cada um deles é exigido em quantidades específicas, em uma faixa que varia de microgramas a poucas gramas por dia. Comentar que a falta de sais minerais nem sempre se relaciona à má alimentação. No hipoparatireoidismo, por exemplo, o desequilíbrio hormonal da glândula leva a baixos níveis séricos de cálcio.

10 Compostos orgânicos ou compostos de carbono
Iniciar as explicações sobre os compostos orgânicos baseando-se em conhecimentos prévios dos alunos. Por exemplo: destacar alimentos de origem animal e vegetal que eles estão habituados a comer (carne, massas, leite, ovos, frutos, folhas verdes, grãos, etc.), solicitando aos alunos que correlacionem tais alimentos com os componentes orgânicos citados anteriormente. Com tais informações, podem-se obter dados valiosos para traçar estratégias sobre a abordagem do assunto de forma mais significativa. Alguns fatos importantes sobre a alimentação podem surgir e gerar discussões de alto valor didático, como a ingestão de carboidratos em excesso, que pode provocar a formação de ácidos graxos, causadores da obesidade.

11 Energéticos Estruturais
Carboidratos ou glicídios Combustíveis celulares Energéticos amido, glicogênio, sacarose Estruturais celulose, queratina

12 Estrutura dos carboidratos
Monossacarídeos Dissacarídeos unidades básicas 5C (pentoses) = ribose, desoxirribose 6C (hexoses) = glicose, frutose união de dois monossacarídeos sacarose = glicose + frutose lactose = glicose + galactose

13 Estrutura dos carboidratos
Oligossacarídeos Polissacarídeos união de alguns monossacarídeos união de muitos monossacarídeos (mais complexos) Exemplo: amido, glicogênio, celulose, etc.

14 FIBRAS: qual é a sua importância na alimentação?
As fibras são carboidratos que não podem ser digeridos. Uma alimentação rica em fibras melhora o trânsito intestinal, ajuda a controlar a massa corporal (diminui a absorção de açúcares) e aumenta a sensação de saciedade. O uso de fibras alimentares pode colaborar no controle de doenças, como a hipercolesteremia (colesterol alto) e o diabetes, assim como retardar o aparecimento de doenças crônicas ligadas à alimentação. O excesso de fibras também é prejudicial, podendo causar gases, cólicas e fezes muito amolecidas. ©Shutterstock/Vaseleks

15 Por que os ursos polares precisam armazenar muita gordura em seus corpos?
Como as gorduras possibilitam maior armazenamento de energia, liberam maior quantidade de calorias quando são degradadas.

16 Lipídios: construção e reserva de energia
Insolúveis em água e solúveis em compostos orgânicos, como o álcool. Exemplos: gorduras, óleos, ceras, esteroides, etc.

17 Glicerídios Cerídios Fosfolipídios Esterídios
Classificação dos lipídios Glicerídios óleos e gorduras Cerídios ceras Fosfolipídios lecitina O colesterol é um álcool pertencente ao grupo dos esteróis (derivado do ciclopentanoper-hidroxifenantreno), que se associa aos ácidos graxos, formando lipídios denominados esteroides. Portanto, o colesterol não é verdadeiramente um lipídio. Essa molécula é um álcool integrante da fórmula de alguns lipídios, como os esteroides (corticosteroides e hormônios sexuais). Esterídios derivados do colesterol

18 Aterosclerose x colesterol
A aterosclerose é uma inflamação das paredes dos vasos sanguíneos, em que ocorre a diminuição da espessura das paredes arteriais, causando a obstrução da circulação sanguínea. O colesterol tem um papel central no processo aterosclerótico. Por ser insolúvel, o colesterol necessita se associar a proteínas plasmáticas especiais (LDL e HDL), para ser transportado. O LDL faz com que o colesterol fique disponível no sangue e possa aderir à parede dos vasos. Está associado à formação de placas gordurosas (ateromas) nas paredes arteriais, que constituem as placas ateroscleróticas. Sobre tais placas formam-se coágulos sanguíneos que provocam o bloqueio do vaso, impedindo o fluxo normal do sangue. Esse fato pode provocar problemas cardíacos graves, como o infarto do miocárdio. Divanzir Padilha

19 Proteínas: metabolismo de construção
Formadas por conjuntos de aminoácidos O grupamento –NH2 (amino) apresenta caráter básico, e o grupamento –COOH (carboxila) possui caráter ácido, por isso recebe o nome de aminoácido.

20 Aminoácidos se unem por ligações peptídicas
O esquema mostra uma ligação peptídica entre dois aminoácidos, com liberação de uma molécula de água.

21 Quantos arranjos e quantas combinações são possíveis com 20 tipos diferentes de aminoácidos?
A figura representa os aminoácidos de duas proteínas, que podem ser os mesmos, porém seus arranjos são diferentes, caracterizando duas proteínas diferentes. Em uma delas, os aminoácidos podem se combinar variando os tipos, a posição e a quantidade, permitindo a existência de um número incalculável dessas moléculas nos seres vivos.

22 Proteínas diferentes Tipos de aminoácidos iguais
Quantidade de aminoácidos iguais Posições de aminoácidos diferentes Proteínas diferentes A figura representa os aminoácidos de duas proteínas, que podem ser os mesmos, porém seus arranjos são diferentes, caracterizando duas proteínas diferentes. Em uma delas, os aminoácidos podem se combinar variando os tipos, a posição e a quantidade, permitindo a existência de um número incalculável dessas moléculas nos seres vivos.

23 Funções das proteínas Plástica e estrutural Energética Hormonal Defesa Enzimática

24 Enzimas São proteínas que atuam como catalisadores, diminuindo a energia de ativação e aumentando a velocidade das reações químicas. Os reagentes de uma reação catalisada por enzimas são denominados substratos e podem ser carboidratos, lipídios, proteínas, ácidos nucleicos, hormônios, etc. No início da reação, a enzima se liga ao substrato, formando um complexo enzima-substrato, que se desfaz em seguida e libera os produtos e a própria enzima, a qual se mantém intacta. A reação é reversível.

25 De que modo as enzimas contribuem para o bom funcionamento celular?
As enzimas atuam como biocatalisadores, fazendo com que a velocidade das reações químicas seja aumentada e a energia de ativação seja diminuída.

26 Reação não catalisada (linha vermelha) e uma reação catalisada (linha azul)
Os catalisadores enzimáticos atuam como se conduzissem os reagentes por um atalho energético. O gráfico mostra uma reação não catalisada (linha vermelha) e uma reação catalisada (linha azul).

27 Influência da temperatura e pH
Fatores que interferem na ação enzimática Influência da temperatura e pH A desnaturação altera a configuração das proteínas, impedindo suas funções. A desnaturação proteica ocorre porque algumas ligações químicas se desfazem. Com isso, as proteínas (e as enzimas) deixam de funcionar.

28 Por que a febre pode alterar a atividade das células?
Porque o aumento de temperatura corporal que ocorre durante a febre pode provocar a desnaturação das proteínas. Se essas proteínas forem enzimas, por exemplo, diversos substratos não se encaixam mais, impossibilitando a ocorrência de importantes atividades metabólicas.

29 Influência da temperatura
Fatores que interferem na ação enzimática Influência da temperatura

30 Fatores que interferem na ação enzimática
Valor ótimo para a pepsina Valor ótimo para a amilase salivar Valor ótimo para a tripsina Influência do pH Cada enzima exige um pH específico para atuar.

31 lipossolúveis hidrossolúveis A E C K B B D B B 1 6 2 Vitaminas
Atuam como nutrientes reguladores das principais reações químicas do organismo. lipossolúveis hidrossolúveis A E C As vitaminas podem ser classificadas de acordo com a solubilidade em água ou em lipídios. Aquelas solúveis em água são denominadas hidrossolúveis; as solúveis em lipídios, lipossolúveis. K B B 1 6 D B 2 B 12


Carregar ppt "Salvador Dali Museum/Fotógrafo desconhecido"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google