A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Francielle C. Fenerich O Produto Logístico.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Francielle C. Fenerich O Produto Logístico."— Transcrição da apresentação:

1 Francielle C. Fenerich O Produto Logístico

2 Objetivos de serviços aos clientes
O Produto Logístico Estratégia de estoques: Previsão Fundamento de estocagem Decisões de estoque Decisões da programação de compras e suprimentos Decisões de estocagem Objetivos de serviços aos clientes O produto Serviços logísticos - Sistemas de informação Estratégia de transporte: Fundamentos de transporte Decisões de transporte Estratégia de localização: Decisões de localização O processo de planejamento da rede.

3 Natureza do Produto Logístico
Porção Física: características, desempenho e durabilidade. Porção Intangível: suporte pós venda, reputação da empresa, comunicação, flexibilidade.

4 Tipos de produtos Produtos de consumo: dirigidos a consumidores finais. Produto de conveniência: consumidos com freqüência, com pouca comparação. Exigem ampla distribuição e altos níveis de serviço para incentivar fidelização. Ex: refrigerante Produto de comparação: clientes dispostos a pesquisar e a comparar. Número de pontos de estocagem pode ser menor, custos de distribuição menores. Ex: roupas da moda, automóveis, móveis. Produtos de especialidade: os compradores estão dispostos a maior esforço e a esperar um período significativo de tempo. Tipos e marcas particulares de produtos, às vezes, sob encomenda. Níveis de serviço mais baixos. Empresas tentam criar preferência. Ex: mercadorias finas, consultorias, Ferrari, Toyota.

5 Tipos de produtos Produtos industriais: usados para produzir outros bens e serviços (matéria-prima, insumos, equipamentos. Os compradores industriais não parecem mostrar preferência por níveis de serviço diferentes para classes de produtos diferentes.

6 Ciclo de vida do produto
( I )  poucos locais de estocagem, disponibilidade limitada ( II )  planejamento da distribuição é difícil, pois não há histórico de vendas ( III )  distribuição ampla. Ex: Coca Cola ( IV )  decréscimo em número de pontos de estocagem

7 Curva 80-20 A B C 20% 50% 100% Volume de vendas Número de itens

8 Características do Produto
Quociente peso-volume: relação entre peso e volume, importantes nos custos de transporte e armazenagem. Produtos densos tem maior quociente e boa utilização de equipamentos de estocagem e transporte. Produtos menos densos atingem rapidamente o volume antes do limite de peso para carregamento.

9 Características do Produto
Quociente valor-peso: O valor monetário dos produtos que estão sendo movimentados e estocados. Baixo valor = baixo custo de estocagem + alto peso = alto custo de transporte = baixo quociente. O custo de estocagem está ligado ao custo do produto, já o custo de transporte está ligado ao peso.

10 Características do Produto
Substituibilidade: quanto maior for a substituibilidade do produto, maior será a chance do cliente selecionar um produto concorrente. Estratégia de melhor transporte para reduzir perda de vendas, distribuição eficiente e estoque suficiente.

11 Características do Produto
Características de risco: fatores como:perecibilidade, inflamabilidade, valor, tendência a explodir e facilidade de ser roubado. Produto com alto risco impõe restrições de distribuição e alto custo de transporte e estocagem.

12 Embalagem do Produto Facilitar a estocagem e manuseio;
Promover melhor utilização de equipamentos de transporte; Fornecer proteção a produtos; Promover a venda de produtos; Alterar a densidade de produtos; Facilitar o uso de produtos; Fornecer valor de reutilização a clientes.

13 Precificação do Produto
Métodos de Precificação Geográfica F.O.B.

14 Precificação do Produto

15 Precificação do Produto

16 Precificação do Produto
Preço por zona Preço único ou uniforme Precificação por equalização de fretes Precificação por pontos-base

17 Exercícios Discuta as possibilidades de entrega de móveis: montados e desmontados. Discuta o mesmo para bicicletas. Pense em algum serviço oferecido pela universidade. Quanto tempo ele demora para ser entregue? Procure mapear as atividades envolvidas nele. Você consegue visualizar todas as etapas de seu processamento? Formar grupos e escolher uma empresa


Carregar ppt "Francielle C. Fenerich O Produto Logístico."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google