Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouBruna Cardoza Alterado mais de 9 anos atrás
1
Processos de Separação de Misturas Professor Claudio Reinke
E.N.E. Ministro José Américo de Almeida Educando para a Cidadania Aula de Química 1° ano A Processos de Separação de Misturas Professor Claudio Reinke
2
Há pessoas que transformam o sol numa simples mancha amarela, mas há aquelas que fazem de uma simples mancha amarela o próprio sol. Picasso
3
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Conjunto de processos físicos utilizados para separar cada uma das substâncias que compõe uma mistura. Na natureza, as substâncias são, em geral, encontradas misturadas umas às outras. Por este motivo, para obter as substâncias puras é necessário separá-las. Podemos usar vários processos para separar os componentes de uma mistura
4
SEPARAÇÃO DE MISTURAS LEVIGAÇÃO É usada para componentes de misturas de sólidos, quando um dos componentes é facilmente arrastado pelo líquido. Exemplo: Separação do ouro das areias auríferas
5
SEPARAÇÃO DE MISTURAS CATAÇÃO É método rudimentar baseado na diferença de tamanho e aspecto das partículas de uma mistura de sólidos granulados. Utilizamos as mãos ou pinças na separação dos componentes
6
SEPARAÇÃO DE MISTURAS VENTILAÇÃO: Consiste em separar os componentes da mistura por uma corrente de ar, que arrasta o componente mais leve.
7
SEPARAÇÃO DE MISTURAS PENEIRAÇÃO ou TAMISAÇÃO: É usada para separar componentes de misturas de sólidos de tamanhos diferentes; passa-se a mistura por uma peneira.
8
SEPARAÇÃO DE MISTURAS FLOTAÇÃO: Consiste em colocar a mistura de dois sólidos em um líquido de densidade intermediária entre os mesmos.
9
SEPARAÇÃO DE MISTURAS DISSOLUÇÃO FRACIONADA um dos componentes sólidos da mistura é dissolvido em um líquido.
10
SEPARAÇÃO DE MISTURAS SEPARAÇÃO MAGNÉTICA um dos sólidos é atraído por um ímã. Esse processo é utilizado em larga escala para separar alguns minérios de ferro de suas impurezas.
11
SEPARAÇÃO DE MISTURAS FILTRAÇÃO: Consiste em passar a mistura por uma superfície porosa (filtro), que deixa passar o componente líquido ou gasoso, retendo a parte sólida da mistura.
12
SEPARAÇÃO DE MISTURAS EVAPORAÇÃO: Consiste em deixar a mistura em repouso sob a ação do sol e do vento até que o componente líquido passe para o estado de vapor, deixando apenas o componente sólido.
13
SEPARAÇÃO DE MISTURAS DECANTAÇÃO: Consiste em deixar a mistura em repouso até que o componente mais denso se deposite no fundo do recipiente. Quando os componentes da mistura heterogênea são líquidos imiscíveis usamos o funil de decantação ou funil de bromo para separá-los.
14
SEPARAÇÃO DE MISTURAS CENTRIFUGAÇÃO é uma maneira de acelerar o processo de decantação, utilizando um aparelho denominado centrifuga. Na centrífuga, devido ao movimento de rotação, as partículas de maior densidade, por inércia , são arremessadas para o fundo do tubo.
15
SEPARAÇÃO DE MISTURAS DESTILAÇÃO SIMPLES: Consiste em aquecer uma mistura homogênea de um líquido com um sólido, até que o componente líquido sofra, totalmente, vaporização seguida de condensação, ficando no balão de destilação o componente sólido.
17
SEPARAÇÃO DE MISTURAS DESTILAÇÃO FRACIONADA: Consiste em aquecer uma mistura homogênea de dois líquidos com pontos de ebulição diferentes, até que o líquido de menor ponto de ebulição sofra vaporização seguida de uma condensação.
19
SEPARAÇÃO DE MISTURAS EXTRAÇÃO: Processo pelo qual utilizamos um líquido para extrair substâncias e propriedades químicas e organolépticas de um produto qualquer. Exemplo: O álcool usado para extrair a essência de uma planta e também a água quente usada na extração das propriedades de uma planta.
20
Composição química de um gato:
Ferro, Lítio e Nobélio FeLiNo Reinke
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.