A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CGEB PLANEJAMENTO 10/FEV/2015.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CGEB PLANEJAMENTO 10/FEV/2015."— Transcrição da apresentação:

1 CGEB PLANEJAMENTO 10/FEV/2015

2 REFLEXÕES SOBRE O PLANEJAMENTO
1. O planejamento é um momento privilegiado de : reflexão; pesquisa/diagnóstico; proposição. 2015

3 REFLEXÕES SOBRE O PLANEJAMENTO
2. Planejar é reconhecer desafios... O que foi programado e realizado no ano anterior? Quais foram os resultados alcançados? Quais os desafios vencidos? O que ainda teremos que vencer?

4 REFLEXÕES SOBRE O PLANEJAMENTO
3. Qual o foco das ações planejadas? a) (re)pactuar coletivamente a proposta pedagógica Referência: princípios e diretrizes do Currículo Oficial do Estado de São Paulo.

5 REFLEXÕES SOBRE O PLANEJAMENTO
   b) Reafirmar o compromisso com o direito de aprender de todos os alunos: - Que papel cabe a cada um dos profissionais da escola?

6 REFLEXÕES SOBRE O PLANEJAMENTO
c) (Re)pactuar (e ter clareza) sobre o aluno que se quer formar : o cidadão contemporâneo, atuante e solidário - os objetivos de aprendizagem propostos no currículo estão claros para a equipe escolar?

7 REFLEXÕES SOBRE O PLANEJAMENTO
 - esses objetivos preveem que os alunos possam desenvolver competências : Do saber; Do aprender a aprender; Do aprender a fazer; Do saber interagir socialmente?

8 REFLEXÕES SOBRE O PLANEJAMENTO
 - as estratégias a serem privilegiadas: investem no protagonismo dos alunos? estimulam (e levam em conta) a heterogeneidade? são diversificadas?

9 REFLEXÕES SOBRE O PLANEJAMENTO
4. Planejar é organizar espaços, tempos e interações (pessoas) Que contextos são mais favoráveis : à interação entre professor e alunos? à utilização de estratégias diferenciadas?

10 REFLEXÕES SOBRE O PLANEJAMENTO
para manter o interesse dos alunos? Para oferecer oportunidades de reforço a alunos? Para transformar a escola em um espaço de aprendizagem profissional?

11 REFLEXÕES SOBRE O PLANEJAMENTO
5. Planejar implica definir a articulação entre os percursos da aprendizagem e a avaliação

12 REFLEXÕES SOBRE O PLANEJAMENTO
5. Como e o quê avaliar? - avaliar com foco na transformação : é assumir compromisso com o desenvolvimento dos alunos e sua emancipação social.

13 REFLEXÕES SOBRE OS RESULTADOS
Quais os resultados da Avaliação da Aprendizagem em Processo (AAP)? - A importância da AAP: em LP : habilidades básicas de leitura, que podem ser alvo da atuação de todos os professores (texto verbal e não verbal)

14 REFLEXÕES SOBRE OS RESULTADOS
Quais os resultados da Avaliação da Aprendizagem em Processo (AAP)? - A importância da AAP: em Matemática: habilidades de expressão, compreensão, argumentação, proposição, contextualização e abstração

15 REFLEXÕES SOBRE OS RESULTADOS
Ainda sobre a AAP : É preciso planejar a intervenção pedagógica ... avaliação existe para ajudar os alunos a aprender a importância das devolutivas positivas aos alunos

16 REFLEXÕES SOBRE OS RESULTADOS
Quais os resultados de fluxo de cada escola? Atenção aos “gargalos” ...

17 REFLEXÕES SOBRE OS RESULTADOS
Quais os resultados do SARESP? Desafio: usar resultados para (re)direcionar práticas: da DE, do Núcleo, da escola

18

19 Agir, eis a inteligência verdadeira. Serei o que quiser
Agir, eis a inteligência verdadeira. Serei o que quiser. Mas tenho que querer o que for. O êxito está em ter êxito, e não em ter condições de êxito. Condições de palácio tem qualquer terra larga, mas onde estará o palácio se não o fizerem ali? Fernando Pessoa


Carregar ppt "CGEB PLANEJAMENTO 10/FEV/2015."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google