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UNASP/EC Organização das Práticas Educativas Prof.Ms. Andressa Paiva

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Apresentação em tema: "UNASP/EC Organização das Práticas Educativas Prof.Ms. Andressa Paiva"— Transcrição da apresentação:

1 UNASP/EC Organização das Práticas Educativas Prof.Ms. Andressa Paiva
HISTÓRIA DA PEDAGOGIA

2 História da Pedagogia A história da pedagogia tem sua origem e desenvolvimento na História da Educação. A palavra Pedagogia tem origem na Grécia Antiga, paidós (criança) e agogé (condução) é a teoria e ciência da educação e a arte de ensinar. 

3 O termo pedagogo, como é patente, surgiu na Grécia Clássica, da palavra παιδαγωγός cujo significado etimológico é preceptor, mestre, guia, aquele que conduz; era o escravo que conduzia os meninos até o paedagogium .

4 Na Grécia antiga, o velho pedagogo (παιδαγωγός) com sua lanterna (O
O saber), conduzia a criança (παιδόσ) até a palestra (παλαίστρα) e exigia que ela realizasse as lições recomendadas. Essa criança tinha a idade entre sete e quatorze anos e era sempre do sexo masculino. Faixa etária que corresponde hoje à das crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental de Nove Anos no Brasil.

5 No entanto, o termo pedagogia, designante de um fazer escravo na Hélade (parte continental da Grécia), somente generalizou-se na acepção (entendimento) de elaboração consciente do processo educativo a partir do século XVIII, na Europa Ocidental.

6 A Pedagogia tende portanto, para um objetivo prático definido, através de meios (processos e técnicas de ensino) eficientes para alcançá-los. Período Primitivo

7 Período Oriental Período Grego Período Romano

8 Período do Renascimento
Período Medieval Período do Renascimento Período Moderno

9 Surgida no século XVII, a Pedagogia teve como um dos principais iniciadores, o monge João Comênio (Joâo Amós Comenius).

10 Intuiu esse mestre que a criança em primeiro lugar e o estudante em geral, merecem cuidados especiais para efetivação de uma aprendizagem mais produtiva e deleitosa, devido à imaturidade de recursos racionais e da inexperiência da idade.

11 Essa descoberta revolucionária valeu ao monge João Comênio (Amós Comenius), o título de:
"Pai da Pedagogia".

12 Desde então, o ensino transformou-se paulatinamente, alimentado por novas propostas educativas iluminadas, em destaque a do francês Jean Jacques Rousseau no século XVIII.

13 Os métodos de ensino sucederam-se uns aos outros, sempre no intuito de apresentar ao aluno uma aprendizagem de acordo com a sua faixa etária.

14 No decorrer do tempo, a Pedagogia, com seus objetivos e currículo pertinentes florescia, sempre direcionada à eficiência e eficácia do ensino, tomando por fim forma de curso, emancipando-se na Europa e nos Estados Unidos.

15 Vamos enfocar a História da Pedagogia no Brasil.
Período de 1549 a 1759: monopólio da vertente religiosa da pedagogia tradicional.

16 Período de 1759 a 1932: coexistiam as vertentes religiosa e leiga (ecletismo, liberalismo e positivismo) da pedagogia tradicional.

17 Equilíbrio entre a Pedagogia Tradicional e a Pedagogia Nova.
Período de 1932 a 1969: a vertente vigente era a pedagogia nova (Fordismo, keynesianismo e a Nova Educação). Equilíbrio entre a Pedagogia Tradicional e a Pedagogia Nova.

18 A Pedagogia Nova predominou no período de 1947 a 1961 .
Mas ela entra em crise e inicia-se a articulação da Pedagogia Tecnicista, no período de 1961 a 1969

19 Período de 1969 a 2001: predomínio da Constituição da Concepção Pedagógica Produtivista.

20 No período de 1991 a 2001, configura-se o Neoprodutivismo, e suas variantes:
Neoescolanovismo; Neoconstrutivismo; Neo tecnicismo; Qualidade Total e Pedagogia Cooporativa.

21 Enfim, estamos construindo a história da pedagogia com o decorrer de nosso curso, e com as contribuições que levaremos a prática.


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