A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Relatório de Proposta de Projeto

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Relatório de Proposta de Projeto"— Transcrição da apresentação:

1 Relatório de Proposta de Projeto
Titulo: ERA UMA VEZ NO MATERNAL Integrantes: ANA AMÉRICA LEITE GUERRA ANA PAULA GRACIANO ANGELIKI MICHELA PASCHALIS CATHARINI CLARA DE P. RAMOS FABRÍCIA CARVALHO KARIN DANIELLE RAGAZZONI XAVIER MARIA ELIZABETH F. DE CARVALHO PRISCILLA OREJANA TALITA AP. TRAJANO DOS SANTOS Unidade Escolar: PROF° MARIA GRACIETTE DIAS

2 TITULO: “ERA UMA VEZ NO MATERNAL”
Este projeto tem como foco principal a importância da leitura desde cedo, criar hábitos saudáveis de leitura bem como respeito pelos livros e ambientes de leitura da Unidade Escolar. Em nossa unidade escolar grande parte das professoras e educadoras encontram dificuldade de frequentar a biblioteca com seus alunos visto que os mesmos não tem consciência que se deve cuidar das obras que ali se encontram, bem como não sabem se comportar de forma adequada na biblioteca, o que ocasiona a degradação dos livros e um local bagunçado ao invés de um ambiente agradável e propício para leituras e cotações de histórias. OBJETIVOS GERAIS: Desenvolver a pratica de leitura para crianças que ainda não são alfabetizadas.

3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Incentivar a leitura simbólica e visual de forma lúdica; Desenvolver e despertar o gosto pela leitura e o desenvolvimentos das histórias com inicio meio e fim;Proporcionar um ambiente integrador e estimulador onde a criança será o papel principal no desenvolvimento de sua oralidade; Estimular o interesse pela leitura de diferentes portadores de textos; Estimular a leitura a partir das imagens que apresentam; Diferenciar imagem de escrita; Favorecer o aprimoramento da expressão oral e gestual, comunicação, atenção, percepção, discriminação, criatividade, etc.; Oportunizar a formação de sequência lógica; Interpretar, concluir e levantar hipóteses; Permitir a livre-expressão do que a criança ouve, vê, sente, pensa, gosta etc.; Estimular a reflexão de um mesmo texto ou história; Fazer intercâmbio oral, ouvindo com atenção e formulando perguntas.

4 PREMISSAS: Temos como certo que é papel do professor e do educador proporcionar estas historias para seus alunos auxiliando assim no seu desenvolvimento. Pensando também no grande acervo bibliográfico de literatura infantil e no ambiente da biblioteca, buscamos elaborar um projeto de leitura para o segundo semestre aonde iremos além de conhecer diversas novas historias poderemos aproveitar ao máximo dos espaços de leitura que a Unidade Escolar possui.

5 HIPÓTESES: Durante todo o andamento do projeto será sempre necessário que haja uma avaliação e uma reavaliação dos atos, procurar sempre questionar nossa pratica, bem como o andamento do projeto em questão, procurando observar se o problemática em questão esta sendo abordado e trabalhado de forma coerente e correta, não deixando que o mesmo se perca durante o percurso, buscando assim excelência em nosso trabalho. Para abordarmos esta temática de maneira prazerosa para crianças tão pequenas trabalharemos com diversas atividades , tais como: A hora do conto: Uma vez por semana iremos para a biblioteca da escola ou a outro ambiente que proporcione um local agradável para a leitura. Leremos um livro já pré-selecionado e ao fim de cada leitura faremos uma roda com as crianças onde haverá questionamentos e conversas sobre o livro em questão. A cada livro trabalharemos uma atividade diferente tais como: Suportes, desenhos, recontos, interferências, colagens, pinturas entre outras ideias que surgirem durante o percurso.

6 JUSTIFICATIVA: Ler é um momento mágico onde podemos expressar nossos sonhos, desejos e podemos dar asas ao nosso imaginário.Pensando nisso, surge a ideia de propor uma leitura e um contato direto com os livros, este projeto foi pensado especialmente para crianças ainda não alfabetizadas. O ato de ouvir e contar historia contribui e oferece ao desenvolvimento infantil várias possibilidades de aquisição de conhecimentos. Somente iremos formar alunos que gostem de ler e que tenham uma relação prazerosa coma leitura se proporcionarmos a elas, desde muito cedo, um contato frequente e agradável com a leitura como prática social, ensinada em situações em que a turma toda participe, comentando o que foi lido, levantando e explicitando hipóteses, debatendo ideias. São atitudes como estas que compõe o chamado comportamento leitor, capaz de ser desenvolvido desde muito cedo com a ajuda dos professores e da família. A figura do professor nesta fase é fundamental, pois este assumirá o papel de condutor de seus ouvintes para um mundo fantástico. É também nesta fase que as crianças desenvolvem habilidades da sua linguagem oral, construção dos símbolos e também do desenvolvimento de sua percepção onde permitem a relação de suas palavras com imagens. Nesta fase as crianças tem um interesse maior por historias mais curtas e com muitas imagens, o que permitirá que a mesma descubra a linguagem visual antes da verbal e escrita.

7 Leitura de diversas obras literárias, em diversos ambientes da U.E
CONCLUSÕES: É esperado que ao final deste trabalho a criança entenda a real importância da leitura no mundo contemporâneo em que vivemos, que consigam identificar e respeitar ambientes de leitura os livros da Escola em que ele está inserido. Buscaremos observar se estes alunos participam das atividades de leitura? Estão desenvolvendo suas habilidades motoras, seus desenhos estão evoluindo? Prestam atenção nas historias e argumentam sobre suas duvidas? Estão mais questionadoras? Qual é seu comportamento perante as historias contadas? METODOLOGIA: Leitura de diversas obras literárias, em diversos ambientes da U.E


Carregar ppt "Relatório de Proposta de Projeto"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google