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Limites na educação das crianças

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Apresentação em tema: "Limites na educação das crianças"— Transcrição da apresentação:

1 Limites na educação das crianças
Denise Brinques Maia Márcia Moscardini Fernandes Limites na educação das crianças e no contexto escolar Porto Alegre

2 Limites na educação das crianças
e no contexto escolar Problema: qual a importância da construção de limites na educação das crianças e no ambiente escolar e as formas de concretizar tal construção?

3 Objetivos: Confirmar benefícios do estabelecimento de limites; Caracterizar as crianças que apresentam dificuldades na construção de limites ou a ausência deles; Perceber os problemas da falta de limites; Encontrar novas formas de ação perante as situações do dia a dia.

4 Limites: desafios que criança e ser humano precisam ultrapassar na existência, que geram crescimento, desenvolvimento – superação de limites. Busca da excelência: ideal que leva ao movimento, desejo de ir além de si mesmo, buscando o melhor.

5 Causas da falta de limites:
Atribuição de valor incondicional às atitudes da criança: construção de auto-estima facilmente abalada. Causas da falta de limites: Distúrbios psiquiátricos – psicose Distúrbios neurológicos – hiperativos, déficits de atenção Personalidade psicopática; Distorções da auto-estima.

6 Conseqüências da falta de limites:
Resistência a quaisquer limites; Descontrole emocional; Histeria; Ataques de raiva; Birra; Dificuldade de relacionamento com seus pares – rejeição; Dificuldade de concluir tarefas;

7 - Instabilidade emocional;
Excitabilidade; Insegurança pessoal; Baixo auto-estima (centro das atenções); Delinqüência (inviabilização da convivência social); Capacidade de concentração diminuída.

8 Criança emocionalmente perturbada
Não estabelecem amizades sinceras; Gostam de se fazer ridicularizar; Fala infantilizada; Mostram-se inofensivos, sendo ardilosos; Pânico em se afastar da mãe; Choro e irritabilidade exageradas; Crises de temperamento.

9 Dar limites: mostrar que todos têm direitos iguais; Dizer “sim” sempre que possível e “não” sempre que necessário; Firmeza; Coerência; Pais como contentores da agressividade filial; Sanções: fazê-las cumprir.

10 Disciplina e indisciplina
-Disciplina: regras determinadas por uma dada coletividade. -Indisciplina: ativa e passiva. -Naturalização da atitudes incorretas. -Reconhecimento da autoridade externa: infra-estrutura psicológica e moral anterior à escolarização. - Disciplina: natureza do homem – permanecer sentado – controle dos impulsos e afetos.

11 Crise dos sentidos e dos limites
Crise: utopias, sentido da vida, da autoridade, dos valores, dos partidos, da igreja, da família, da escola. Tarefa da escola: auxiliar educandos na escolha de seus valores Transmissão à escola de tarefas que não são suas.

12 Dimensões da disciplina
Meios disciplinares diferentes para cada criança: sentimentos pessoais, sentimentos afetuosos, idéia de dever, interesse reflexivo. Construção de regras, sanções, diálogo, autocontrole para convívio social. Benefícios da disciplina: socialização, amadurecimento pessoal, interiorização de padrões morais, segurança emocional.

13 Educador Educar individualmente dentro de um grupo heterogêneo; Postura: calma, firmeza, segurança, crença na importância do limite estabelecido. Alunos com maiores dificuldades econômicas ou de aprendizagem: mais sensíveis às atitudes do educador, exigem maior suporte emocional.

14 Conclusão Pais: postura acolhedora – vida adulta equilibrada; Seus direitos X direitos dos outros; Função imprescindível dos pais e educadores: ver a si próprio e ao outro como ser munido de direitos e responsabilidades – convivência em sociedade.

15 “A criança a quem tudo se permite está destinada a ser tão infeliz quanto aquela a quem tudo se nega.” (Patrícia Brum Machado)


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