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Modelos de Gestão e Organização 3. Planejamento Estratégico

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Apresentação em tema: "Modelos de Gestão e Organização 3. Planejamento Estratégico"— Transcrição da apresentação:

1 Modelos de Gestão e Organização 3. Planejamento Estratégico
Márcio Aurélio Ribeiro Moreira Ref. Profa. Kátia Lopes Silva

2 Objetivos da unidade Definir planejamento estratégico
Definir administração estratégica Introduzir as estratégias competitivas de Porter Classificar as estratégias segundo Miles e Snow

3 O que é planejamento estratégico?
“O Planejamento Estratégico traça uma visão específica do futuro de sua empresa, que contém as seguintes descrições: Como será seu setor. Em que mercados você vai competir. Que produtos e serviços vai oferecer. Que valor vai oferecer aos clientes. Que vantagens de longo prazo terá. Quais serão o porte e a lucratividade de sua empresa.” Tiffany & Peterson

4 Mais definições “Processo através do qual a empresa se mobiliza para atingir o sucesso e construir o seu futuro, por meio de um comportamento pró ativo, considerando seu ambiente atual e futuro.” Pagnoncelli & Vasconcellos. “Arte gerencial de posicionar os meios disponíveis de sua empresa, visando manter ou melhorar posições relativas e potenciais bélicos favoráveis a futuras ações táticas na guerra comercial.” Campos

5 O que é Gestão Estratégica?
“Gestão Estratégica é um processo contínuo e interativo que visa manter uma organização como um conjunto apropriadamente integrado a seu ambiente.” Certo & Peter

6 Planejamento (PE) x Gestão (GE)
Planejamento Estratégico Gestão Estratégica E Tático Operacional Planejamento Estratégico E Tático Operacional Gestão Estratégica

7 Por que planejamento estratégico?
Visão de conjunto: Cria um consenso natural entre os líderes empresarias sobre o que é importante; Direção única para todos: Alinha os esforços de todos para o atingir os objetivos comuns; Agiliza e fundamenta a tomada de decisão; Alicerça o orçamento da organização: Otimiza a aplicação dos recursos humanos e financeiros; Aprofunda o conhecimento sobre a organização, mercado/clientes, concorrentes, parceiros e fornecedores; Melhor capacidade de adaptação: Facilita a reestruturação organizacional frente às mudanças do ambiente; Reforça a motivação; e Melhora o controle.

8 Estratégias e planos de ação
1 Liderança 3 Foco no cliente e no mercado 2 Planejamento Estratégico 7 Resultados da Organização 6 Gestão de processos 5 pessoas 4 Informação e análise Fonte: FPNQ, 1998.

9 Como fazer planejamento estratégico?
Visão de Futuro Objetivos Estratégicos Direção das Unidades de Negócio Onde estamos hoje? Para onde vamos? Como chegaremos lá? FORMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA Nível Corporativo Nível de Processos Funcional Quem somos? Crenças & Valores Negócio  Missão Direção Corporativa Análise do Ambiente Externo Interno

10 PE e as Dimensões Organizacionais
Planejamento Implementação Controle Planejamento Institucional dos Centros Departamentos das Áreas Organizar Dados Analisar Implementar Decisões Mensurar os Resultados Avaliar os Adotar Ações Corretivas

11 Balance Scorecard (BSC)
Visão & Estratégia Financeira Para ter sucesso financeiro, como devemos aparecer para nossos investidores? Processos Internos Para satisfazer os clientes, em quais processos devemos ser excelentes? Aprendizagem & Crescimento Para alcançar nossa visão, como sustentar a habilidade de mudar e progredir? Cliente Para alcançar nossa visão, como devemos ser vistos pelos clientes? Concebido em 1992 por Robert Kaplan e David Norton, da Harvard Business School, como um modelo de avaliação empresarial. Tornou-se uma das ferramentas de administração estratégica mais usadas no mundo.

12 Implementação do BSC e exemplo
Arquitetura Visão e objetivos estratégicos Relações Identificar objetivos de cada perspectiva que levam aos estratégicos Indicadores Definição dos indicadores essenciais Implantação Definição de metas, ações e responsáveis Objetivos Estratégicos Financeiros Clientes Processos Internos Aprendizagem & Crescimento Excelência em Relacionamento Diversificação Crescimento da Base de Clientes Otimização de Custos Qualidade Agilidade Maturidade em Processos Automação Operacionalizar Processos Arquitetura Robusta e Flexível Expertise em Mudanças/Legados

13 Princípios, crenças e valores
São guias para o processo decisório e para o comportamento da empresa no cumprimento da Missão e na busca da Visão de Futuro. Geralmente associados aos seguintes temas: Clientes Qualidade Comunidade RH Ecologia Imagem Inovação e tecnologia Ética

14 Valores organizacionais
Importância Constituição Explicitar a ética e moral da organização Motivar as pessoas à ação Orientar o comportamento Esclarecer as responsabilidades sociais Impulsionar conquistas extraordinárias Valores da Organização Valores das Lideranças Valores da Equipe Valores dos Clientes e Parceiros Valores da Sociedade

15 Exemplo de valores Código de Ética:
“Ter CONFIANÇA em si mesmo, na equipe de trabalho, na empresa e no presidente. Executar o TRABALHO corretamente, de forma responsável, buscando continuamente melhor produtividade. Ter COMPETÊNCIA na execução do trabalho, aprimorando suas habilidades, reconhecendo suas limitações e buscando o auto-desenvolvimento e a capacidade de trabalhar em equipe. Ter ENTUSIASMO pelo trabalho, acreditando e mergulhando na empresa, orgulhando-se dela em todos os momentos. Viver com HONESTIDADE, em todos os sentidos, dentro e fora da empresa, cumprindo seus deveres e respeitando os direitos e deveres da empresa e dos outros. Comportar-se com DIGNIDADE, respeitando aos outros como a si próprio, levando em consideração que as pessoas são diferentes. Agir com LEALDADE, sendo fiel à missão, aos objetivos e às políticas da empresa. Buscar o aprimoramento constante da QUALIDADE em todos os setores, atividades, serviços e produtos.”

16 Mais exemplos de valores
Integridade: O alicerce da Alcoa é a integridade de seu pessoal. Seremos honestos e responsáveis no trato com clientes, fornecedores, colegas de trabalho, acionistas e comunidades nas quais impactamos. Qualidade e Excelência: Forneceremos produtos e serviços que atendam ou superam as necessidades de nossos clientes. Perseguiremos de maneira incansável a melhoria e a inovação em tudo que fazemos para criar vantagem competitiva significativa em relação a padrões mundiais. Pessoas: As pessoas são a chave do sucesso da Alcoa. Todo Alcoano terá oportunidade igual em um ambiente que estimule comunicação e envolvimento e ao mesmo tempo proporcione recompensa e reconhecimento por realizações individuais ou em equipe. Rentabilidade: Nosso objetivo é obter um retorno sobre capital empregado que possibilite crescimento e aumente o patrimônio para os acionistas. Responsabilidade: Somos responsáveis - individualmente e em equipes - por nossas ações e resultados.

17 Abrangência do planejamento
Estratégico Tático Operacional Estratégico: É o planejamento mais amplo e abrangente. Características: Voltado para o longo prazo da organização Envolve toda a organização É definido pela alta cúpula Voltado para a eficácia da organização

18 Abrangência do planejamento
Estratégico Tático Operacional Tático: É feito no nível gerencial ou departamental Características: Voltado para o médio prazo Envolve cada departamento ou gerência É definido pelos gerentes Voltado para a integração das atividades

19 Abrangência do planejamento
Estratégico Tático Operacional Operacional: Se refere a cada atividade ou tarefa Características: Voltado para o curto prazo Envolve cada atividade ou tarefa É definido pelo nível operacional Voltado para a eficiência na execução

20 Síntese dos níveis de planejamento
Nível Conteúdo Prazos Amplitude Estratégico Genérico, sintético e abrangente Longo Macro orientado Aborda a empresa como um todo Tático Menos genérico e mais detalhado Médio Aborda cada unidade da empresa separadamente Operacional Detalhado, específico e analítico Curto Micro orientado Aborda apenas tarefas e operações

21 Entregáveis por níveis
Nível Entradas e saídas Institucional (Estratégico) Intermediário (Tático) Operacional Objetivos Políticas Planos Estratégicos Normas e Procedimentos Planos Táticos Planos Departamentais Regras e Regulamentos Planos Operacionais Planejamento das Operações (tarefas)

22 Posicionamento estratégico
O posicionamento estratégico estabelece a forma como a empresa pretende que seu produto/serviço seja percebido pelo mercado. Estratégias e vantagens competitivas de Porter: Alvo Estratégico No âmbito de toda a indústria DIFERENCIAÇÃO (Unicidade observada pelo cliente) LIDERANÇA EM CUSTO (Posição de baixo custo  regula os preços) Num segmento específico ENFOQUE (Excelência no segmento) Fonte: Estratégias Competitivas de Michael Porter

23 Diferenciação Características: Criar algo que seja considerado único
(Unicidade observada pelo cliente) Diferenciação Características: Criar algo que seja considerado único Projeto ou imagem da marca Tecnologia Serviços sob encomenda Rede de distribuição Pode-se obter retorno acima da média Dificulta obter alta parcela do mercado

24 (Posição de baixo custo
LIDERANÇA EM CUSTO (Posição de baixo custo  regula os preços) Liderança em custo Características: Baseada no conceito da curva de experiência Instalações em escala eficiente Redução do custo pela experiência Requer controles rigorosos Eliminar clientes marginais Minimizar investimentos em P&D, publicidade, etc. Não negligenciar qualidade, assistência técnica, ... Tende a ter alta parcela de mercado Acesso favorável às matérias primas

25 (Excelência no segmento)
ENFOQUE (Excelência no segmento) Enfoque Características: Requer domínio de um Nicho Mercadológico: Produto ou serviço Região geográfica Segmento de clientes Etc. O posicionamento no nicho pode ser: Diferenciação Liderança em custo

26 Modelo adaptativo de Miles e Snow
Características Defensor Ênfase aos produtos existentes e a porção atual do mercado. Não procura o crescimento ou expansão. Melhor adaptado a ambientes estáveis e empresas em declínio. Explorador Ênfase na busca de inovações e novas oportunidades com riscos. Grande expectativas de crescimento. Melhor adaptado a ambientes dinâmicos e de crescimento rápido. Reator Ênfase em respostas rápidas à pressões da concorrência. Expectativa de manutenção da participação atual no mercado. Melhor adaptado à ambientes restritos. Pesquisador Ênfase em manter a estabilidade ao mesmo tempo que responde à desafios, ameaças e oportunidades de inovação e de mudanças. Melhor adaptado à ambientes estáveis.


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