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“Seminário é pesquisar e ensinar a pesquisar”

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Apresentação em tema: "“Seminário é pesquisar e ensinar a pesquisar”"— Transcrição da apresentação:

1 “Seminário é pesquisar e ensinar a pesquisar”
(LARROYO, 1964, p. 52)

2 É uma técnica que inclui pesquisa, discussão e debate
É uma técnica que inclui pesquisa, discussão e debate. Tem como objetivos: ensinar pesquisando; ensinar a utilização de instrumentos; ensinar a coletar material para análise e interpretação; ensinar a trabalhar em grupo; ensinar a sistematizar fatos observados e a refletir sobre eles.

3 Componentes diretor ou coordenador: geralmente é o professor ou especialista em determinado assunto (propõe os temas, indica a bibliografia, estabelece agenda de trabalho e duração). Ao final, ele deve fazer uma apreciação geral dos resultados, complementando alguns itens se necessário. relator: expõe os resultados dos estudos referentes a um tema específico. A exposição pode ser feita por um elemento, indicado pelo grupo, ou por todos, distribuindo as partes. Se o estudo for individual, a responsabilidade recai exclusivamente sobre aquele aluno; mas, se houve um grupo de estudos, ela é atribuída a todos.

4 Componentes secretário: estudante designado para anotar as conclusões parciais e finais do seminário, após os debates. comentador (se houver): aluno escolhido pelo coordenador. Deve estudar com antecedência o tema a ser apresentado, com o intuito de fazer críticas adequadas à exposição, antes da discussão e debate dos demais participantes da classe. demais participantes: todos os que participam do seminário. Após a exposição, devem fazer perguntas, solicitando esclarecimentos, reforçando argumentos ou dando alguma contribuição.

5 Modalidades Clássico ou individual: o estudo e a exposição ficam a cargo apenas de um estudante (pode abranger um determinado assunto ou parte dele). Clássico em grupo: os estudos são realizados por um pequeno grupo 5 ou 6 (pode ser apresentado por um dos membros, escolhido pelo grupo, ou repartida entre eles, cada um apresentando uma parte). Em grupo: todos os elementos da classe devem participar, havendo tantos grupos quantos forem os subtítulos do tema. Primeiramente, estuda-se o tema em geral, para uma visão global, depois, cada grupo aprofunda a parte escolhida.


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