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CENÁRIOS HIPERTEXTUAIS DA INCLUSÃO DIGITAL EM SALVADOR Paulo Cezar Oliveira.

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1 CENÁRIOS HIPERTEXTUAIS DA INCLUSÃO DIGITAL EM SALVADOR Paulo Cezar Oliveira

2 “O hipertexto se organiza de um modo ‘fractal’, ou seja, qualquer nó ou conexão, quando analisado, pode revelar-se como sendo composto por toda uma rede, e assim por diante, indefinidamente...” [Pierre Lévy, 1996, p. 26]

3 Os Cenários Hipertextuais Há conexões e similaridades entre as experiências em estudo, que me inspiraram a defini-las como um conjunto rizomático de ações e relações, e portanto denomino “cenários hipertextuais”. Apesar de serem iniciativas recentes há uma movimentação intensa, mobilizações e mudanças que tornam os “cenários” dinâmicos, mutáveis.

4 Os Cenários Hipertextuais Compartilhamento, interatividade, recursividade, adoção de software livre e defesa de ideais relacionados a universalização do acesso aos recursos digitais de informação e comunicação compõem um contexto complexo e multifacetado da realidade em estudo.

5 CONTEXTO Experiências de inclusão digital no âmbito da Educação Pública, caracterizadas pela adoção de software livre e sistemas colaborativos. CATEGORIAS Inclusão Digital; Educação contemporânea; Software Livre; Sistemas Colaborativos.

6 OBJETOS Projeto Tabuleiro Digital – Faced/Ufba; http://www.faced.ufba.br/tabuleirodigital Projeto Software Livre da Bahia – PSL-BA; http://www.psl-ba.softwarelivre.org/ Projeto Twiki Gavri Ufba – IM/Ufba; http://twiki.im.ufba.br/bin/view/GAVRI/TWiki Projeto NET SSA – RSLI/Prodasal http://www.net.salvador.ba.gov.br/ NET Salvador

7 Os tabuleiros mudaram a paisagem na Faced. Não ficam parados um minuto. O uso do kurumim, dos aplicativos SWL já foram incorporados ao “fazer digital” da comunidade universitária. Texto de opinião sobre o projeto em: http://twiki.im.ufba.br/bin/view/PSL/TabuleiroDigital Projeto Tabuleiro Digital

8 Apesar do pouco tempo de existência o PSL-BA têm desempenhado um papel fundamental na articulação dos segmentos sociais, e divulgação do movimento pela adoção do software livre na Bahia. As ações e interações do PSL-BA com grupos e projetos diversos representa um marco inicial importante para a inserção da Bahia no mundo do SWL. Projeto PSL-BA

9 O GAVRI representa um marco revolucionário na história da UFBA. Uma demonstração de dedicação, garra, compromisso, responsabilidade e sobretudo competência dos estudantes. Uma comprovação do gigantesco potencial tecnológico e social presente no SWL, especialmente quando utilizado com espírito de solidariedade e compromisso social. Projeto Twiki Gavri Ufba

10 Apesar da instabilidade do momento político, especialmente na esfera da gestão municipal, o projeto RLSI, avança e ocupa alguns espaços estratégicos do SWL em Salvador. Recentemente, ganhou o “Prêmio de Incentivo à Gestão Pública” promovido pela prefeitura municipal do Salvador está sendo implantado nas escolas da rede publica municipal através da plataforma colaborativa NET SSA – desenvolvida em PHP NUKE/GNU-GLP Projeto NET SSA / RLSI

11 PROBLEMA CENTRAL Qual o grau de influência das experiências em estudo sobre a formação dos sujeitos envolvidos, numa perspectiva social, cultural e política fundamentada no exercício contemporâneo da cidadania?

12 QUESTÕES Qual a influência da utilização do software livre como agente promotor da inclusão digital e social nas experiências em estudo? Os sistemas colaborativos utilizados nas relações entre os sujeitos envolvidos interferem na formação de novas competências sociais, culturais e políticas ? Existem dificuldades quanto ao desenvolvimento das experiências em estudo, considerando aspectos mencionados, anteriormente?

13 OBJETIVO Descrever e comparar as diferentes experiências de inclusão social/digital em estudo, buscando identificar, analisar e relacionar, nas interações dos sujeitos envolvidos, o grau de influência que tais práticas podem exercer sobre a formação de novas competências sociais, culturais e políticas exigidas na contemporaneidade.

14 MÉTODO 1.Método de Pesquisa: 1.Pesquisa Qualitativa; 2.Exploratória e Descritiva 2.Participantes da Pesquisa: 1.Educadores envolvidos; 2.Alunos envolvidos. 3.Procedimentos de Pesquisa: 1.Pesquisa Bibliográfica; 2.Trabalho de Campo. 4.Instrumentos de Pesquisa: 1.Observações diretas não participantes; 2.Questionário estruturado de múltipla escolha; 3.Entrevistas abertas semi-estruturadas.

15 REFERENCIAL TEÓRICO 1. Inclusão Digital Silveira, Michelazzo, Pretto, Bonilla 2. Educação contemporânea Assmann, Morais, Moran, Serpa, Pretto 3. Software Livre Richard Stallman - FSF 4. Sistemas Colaborativos Levy, Rheingold, Palloff & Pratt

16 CENÁRIOS HIPERTEXTUAIS DA INCLUSÃO DIGITAL EM SALVADOR http://twiki.im.ufba.br/bin/view/Main/PauloCezarOliveira pcezar@ufba.br Paulo Cezar Oliveira


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