Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
PROJETO JUNTANDO OS CACOS
GILBERTO MATTJE Filósofo e Psicólogo Especialista em Psicanálise Mestre em Psicologia Social e da Saúde
2
A pessoa se constitui a partir do olhar do outro.
Histórias de: - PRIVAÇÃO - NEGLIGÊNCIA - ABUSO O comportamento disruptivo é um grito de socorro!
3
Por que o Projeto Juntando os Cacos...
1. Habilidades socioemocionais interferem nas competências cognitivas. 2. É na escola que acontece o primeiro contato com a realidade social, onde se descobre a maneira de se relacionar com o diferente. 3. Comportamentos compulsivos são tentativas rudimentares de autoproteção para abrandar sentimentos de desamparo.
4
Por que o Projeto Juntando os Cacos...
Custo médio por aluno na escola pública/2013: - R$ 2.222,00 por ano; - Entre R$ 150,00 a 200,00 por mês. (Fonte MEC) Custo médio por presidiário no Brasil/2013: - R$ ,00 por ano; - R$ 1.800,00 por mês. (Nas federais sobe para R$ 3.312,00 por mês) (Fonte MJ)
5
CONCEPÇÃO SUBJACENTE AO CACO
Comprometimento das Habilidades Socioemocionais Consequência de VÍNCULOS FRÁGEIS (desamparo, solidão, vazio...)
6
CONCEPÇÃO SUBJACENTE AO CACO
Duas vias: 1. Comportamentos Autoagressivos: compulsões... 2. Comportamentos Heteroagressivos: preconceito... discriminação...
7
CONCEPÇÃO SUBJACENTE AO CACO
ACERCAMENTO AFETIVO Possibilita DEMOVER RESISTÊNCIAS Favorece AUTOPERCEPÇÃO
8
CONCEPÇÃO SUBJACENTE AO CACO
A IDÉIA É PROVOCAR! A partir da identificação com as histórias trazidas pelo livro, o adolescente estabelece relação com as próprias histórias... Mobiliza seus conteúdos socioemocionais... Compreende os significados subjacentes às práticas...
9
Objetivo Geral: Facilitar o desenvolvimento de habilidades e competências socioemocionais.
10
Objetivos específicos:
Identificar comportamentos compulsivos; 2. Combater às diferentes formas de preconceito e discriminação; 3. Desenvolver um lócus de percepção e autocontrole para que o aluno seja protagonista da própria vida; 4. Favorecer competências cognitivas.
11
Premissa Psicológica:
As vivências estruturam a personalidade e dão o tom da identidade. CACO: - Indiferença dos pais - Desamparo - Agressões - Privação afetiva - Figuras de referência autodestrutivas
12
CACO Fixado em fases primitivas do desenvolvimento... Precisa preencher o vazio... Ansioso, angustiado... Desenvolve apego a objetos transicionais! Compensatório... Transgride... Precisa ser reconhecido por quem quer que seja! Surgem os grupos... São sua referência!
13
Trabalha três grandes temas:
Preconceito e Discriminação 2. Novas Estruturações familiares 3. Uso de Substâncias Psicoativas
14
PRECONCEITO DISCRIMINAÇÃO
Caco projeta e repete sentimentos de exclusão que vivenciou desde pequeno.
15
NOVAS ESTRUTURAÇÕES FAMILIARES
Não faz apologia a nenhum modelo... Reflexão e análise das dinâmicas familiares. Necessidade estruturante: os vínculos afetivos!
16
USO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS
Numa perspectiva mágica, o uso parece o remédio para todas as suas dores e dificuldades...
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.