PROJETO JUNTANDO OS CACOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO JUNTANDO OS CACOS"— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO JUNTANDO OS CACOS
GILBERTO MATTJE Filósofo e Psicólogo Especialista em Psicanálise Mestre em Psicologia Social e da Saúde

2 A pessoa se constitui a partir do olhar do outro.
Histórias de: - PRIVAÇÃO - NEGLIGÊNCIA - ABUSO O comportamento disruptivo é um grito de socorro!

3 Por que o Projeto Juntando os Cacos...
1. Habilidades socioemocionais interferem nas competências cognitivas. 2. É na escola que acontece o primeiro contato com a realidade social, onde se descobre a maneira de se relacionar com o diferente. 3. Comportamentos compulsivos são tentativas rudimentares de autoproteção para abrandar sentimentos de desamparo.

4 Por que o Projeto Juntando os Cacos...
Custo médio por aluno na escola pública/2013: - R$ 2.222,00 por ano; - Entre R$ 150,00 a 200,00 por mês. (Fonte MEC) Custo médio por presidiário no Brasil/2013: - R$ ,00 por ano; - R$ 1.800,00 por mês. (Nas federais sobe para R$ 3.312,00 por mês) (Fonte MJ)

5 CONCEPÇÃO SUBJACENTE AO CACO
Comprometimento das Habilidades Socioemocionais Consequência de VÍNCULOS FRÁGEIS (desamparo, solidão, vazio...)

6 CONCEPÇÃO SUBJACENTE AO CACO
Duas vias: 1. Comportamentos Autoagressivos: compulsões... 2. Comportamentos Heteroagressivos: preconceito... discriminação...

7 CONCEPÇÃO SUBJACENTE AO CACO
ACERCAMENTO AFETIVO Possibilita DEMOVER RESISTÊNCIAS Favorece AUTOPERCEPÇÃO

8 CONCEPÇÃO SUBJACENTE AO CACO
A IDÉIA É PROVOCAR! A partir da identificação com as histórias trazidas pelo livro, o adolescente estabelece relação com as próprias histórias... Mobiliza seus conteúdos socioemocionais... Compreende os significados subjacentes às práticas...

9 Objetivo Geral: Facilitar o desenvolvimento de habilidades e competências socioemocionais.

10 Objetivos específicos:
Identificar comportamentos compulsivos; 2. Combater às diferentes formas de preconceito e discriminação; 3. Desenvolver um lócus de percepção e autocontrole para que o aluno seja protagonista da própria vida; 4. Favorecer competências cognitivas.

11 Premissa Psicológica:
As vivências estruturam a personalidade e dão o tom da identidade. CACO: - Indiferença dos pais - Desamparo - Agressões - Privação afetiva - Figuras de referência autodestrutivas

12 CACO Fixado em fases primitivas do desenvolvimento... Precisa preencher o vazio... Ansioso, angustiado... Desenvolve apego a objetos transicionais! Compensatório... Transgride... Precisa ser reconhecido por quem quer que seja! Surgem os grupos... São sua referência!

13 Trabalha três grandes temas:
Preconceito e Discriminação 2. Novas Estruturações familiares 3. Uso de Substâncias Psicoativas

14 PRECONCEITO DISCRIMINAÇÃO
Caco projeta e repete sentimentos de exclusão que vivenciou desde pequeno.

15 NOVAS ESTRUTURAÇÕES FAMILIARES
Não faz apologia a nenhum modelo... Reflexão e análise das dinâmicas familiares. Necessidade estruturante: os vínculos afetivos!

16 USO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS
Numa perspectiva mágica, o uso parece o remédio para todas as suas dores e dificuldades...

17


Carregar ppt "PROJETO JUNTANDO OS CACOS"
Anúncios Google