A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OS DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL"— Transcrição da apresentação:

1 OS DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL
Prof. GAUDÊNCIO TORQUATO 2º Seminário de Comunicação dos Tribunais de Contas do Brasil – PALMAS/TO

2 A MOLDURA DO ESTADO ESPELHO DA DEMOCRACIA
A) A CRISE DA DEMOCRACIA REPRESENTATIVA O DECLÍNIO DAS IDEOLOGIAS A ASCENSÃO DA MICROPOLÍTICA O DECLÍNIO DOS PARTIDOS O ARREFECIMENTO DAS BASES A FULANIZAÇÃO – O PERSONALISMO NA POLÍTICA A ESPETACULARIZAÇÃO – O ESTADO ESPETÁCULO

3 A MOLDURA DO ESTADO B) CRISE NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
AUSÊNCIA DE PLANEJAMENTO / PRIORIDADES / EIXO PRECARIEDADE DOS SERVIÇOS PÚBLICOS MAZELAS – ORIGEM: PATRIMONIALISMO LENTIDÃO – INÉRCIA – BUROCRACIA – APADRINHAMENTO – CORPORATIVISMO – “FEUDALIZAÇÃO” – COMPARTIMENTALIZAÇÃO – CENTRALIZAÇÃO – DESPREPARO DAS EQUIPES PODER INVISÍVEL – GRUPOS CORRUPÇÃO

4 OS ISMOS DA CULTURA POLÍTICA
A CRISE BRASILEIRA OS ISMOS DA CULTURA POLÍTICA O PATRIMONIALISMO O FISIOLOGISMO O CACIQUISMO / MANDONISMO / GRUPISMO / FAMILISMO O ASSISTENCIALISMO

5 A COMUNICAÇÃO DOS PODERES
O ESPELHO ESTÁ QUEBRADO – ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA A IMAGEM É DISTORCIDA ADMINISTRAÇÃO E POLÍTICA SÃO IRMÃS SIAMESAS – AFETAM-SE RECIPROCAMENTE

6 IDENTIDADE E IMAGEM

7 PODER EXECUTIVO PRECARIEDADE DOS SERVIÇOS PÚBLICOS LENTIDÃO / INÉRCIA
BUROCRACIA / INADEQUAÇÃO CORPORATIVISMO FOCO DE DENÚNCIAS DA MÍDIA DISPUTAS ENTRE GRUPOS POLÍTICOS PODER INVISÍVEL GOVERNISMO IMPERIAL

8 PROCESSOS / FORMAS DE COMUNICAÇÃO
PODER EXECUTIVO PROCESSOS / FORMAS DE COMUNICAÇÃO REATIVIDADE AUTO-LOUVAÇÃO – FEITOS – GRANDIOSIDADE / GRANDILOQÜÊNCIA UNILATERAL

9 PODER LEGISLATIVO ARREFECIMENTO DO PODER LEGISLATIVO EROSÃO DE IMAGEM
CONVALIDAÇÃO AGENDA DO EXECUTIVO PEQUENA PRODUÇÃO – A CULTURA DA “FAZEÇÃO”

10 PROCESSOS / FORMAS DE COMUNICAÇÃO
PODER LEGISLATIVO PROCESSOS / FORMAS DE COMUNICAÇÃO ESTRUTURAS DE COMUNICAÇÃO – TRANSIÇÃO PARA O PROFISSIONALISMO PREVALÊNCIA DE PESSOA SOBRE IDEIAS ACESSO RESTRITO AOS ESPAÇOS LEGISLATIVOS (SOCIEDADE ORGANIZADA) REDES PRÓPRIAS DE COMUNICAÇÃO – TV LEGISLATIVA etc.

11 PODER JUDICIÁRIO DISTANCIAMENTO / REDOMA
PROCESSO DE ABERTURA – JUÍZES SÃO HUMANOS IMPUNIDADE / ANOMIA / LERDEZA POLITIZAÇÃO DO JUDICIÁRIO

12 PROCESSOS / FORMAS DE COMUNICAÇÃO
PODER JUDICIÁRIO PROCESSOS / FORMAS DE COMUNICAÇÃO PROFISSIONALISMO CRESCENTE – VISÃO ANACRÔNICA x VISÃO ESTRATÉGICA MAIS EXPOSIÇÃO À MÍDIA DEBATE COM SOCIEDADE

13 A MOLDURA ELEITORAL DISFUNÇÕES DO MARKETING POLÍTICO – O ESTADO ESPETÁCULO A LEI DO “FAZ DE CONTA” (SUN TZU)

14 DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO
MUDANÇAS E AVANÇOS SOCIAIS HORIZONTES DA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA / ORÇAMENTO PARTICIPATIVO FORTALECIMENTO DA CIDADANIA IGUALDADE DE GÊNEROS – RAÇAS DIREITOS HUMANOS – MINORIAS FORTALECIMENTO DO TERCEIRO SETOR EXPANSÃO DO PODER CENTRÍPETO FORÇAS PERIFÉRICAS ≠ PODER CENTRÍFUGO AUTO-GESTÃO TÉCNICA

15 MARKETING INSTITUCIONAL
PROPOSIÇÃO UMA NOVA COMUNICAÇÃO MARKETING INSTITUCIONAL

16 OS EIXOS DO MARKETING PARA O SERVIÇO PÚBLICO
PESQUISA MOBILIZAÇÃO ARTICULAÇÃO DISCURSO COMUNICAÇÃO

17 PLANEJAMENTO SISTÊMICO
PROPOSIÇÃO DISCURSO DEFINIÇÃO DE PROGRAMAS: CENTRAIS – SECUNDÁRIOS DEFINIÇÃO DE CONCEITOS-CHAVE DEFINIÇÃO DE PALAVRAS-CHAVE AJUSTES PERMANENTES

18 PLANEJAMENTO SISTÊMICO
SISTEMA DE COMUNICAÇÃO ASSESSORIA DE IMPRENSA – PROATIVIDADE JORNALISMO GOVERNAMENTAL – MÍDIAS PRÓPRIAS – MÍDIAS IMPRESSA E ELETRÔNICA IDENTIDADE VISUAL – REGRAS CAMPANHA PUBLICITÁRIA – CUIDADOS: ESPETACULARIZAÇÃO DA POLÍTICA – EFEITOS COSMÉTICOS (FORMA VERSUS CONTEÚDO)

19 PLANEJAMENTO SISTÊMICO
SISTEMA DE ARTICULAÇÃO ARTICULAÇÃO POLÍTICA – FORÇAS POLÍTICAS EMERGENTES – POTENCIAIS ARTICULAÇÃO SOCIEDADE ORGANIZADA – TERCEIRO SETOR

20 O NOVO PROFISSIONAL ESTRATEGISTA – VISÃO SISTÊMICA CONSULTOR
GENERALISTA ESPECIALISTA ARTICULADOR ADMINISTRADOR – VISÃO DE GESTÃO DOMÍNIO: POLÍTICA – HISTÓRIA – SOCIOLOGIA (OPINIÃO PÚBLICA) – ANTROPOLOGIA – ADMINISTRAÇÃO

21 “A PALAVRA É METADE DE QUEM A PRONUNCIA, METADE DE QUEM A OUVE”
Montaigne

22 MUITO OBRIGADO!


Carregar ppt "OS DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google