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Prof. Carolina Lindbergh

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Apresentação em tema: "Prof. Carolina Lindbergh"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Carolina Lindbergh
FTAD - Formação técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Empreendedorismo Prof. Carolina Lindbergh

2 Conhecer o sumário executivo de um Plano de Negócios
Competências a serem Trabalhadas Conhecer o sumário executivo de um Plano de Negócios

3 Sumário Executivo É um resumo do Plano de Negócio. Não se trata de um introdução ou justificativa e sim, de um sumário contendo os pontos mais importantes. É a primeira parte, mais só vai ser elaborado após a conclusão do Plano.

4 Projetando seu empreendimento
Dados pessoais Experiência profissional Principal produto ou serviço Recursos Humanos Organização e Governança Parcerias Principais clientes

5 Dados do Empreendimento
Nome da Empresa: CPF/ CNPJ: Missão, Visão, Valores Setor da Atividade: Forma Juridica Enquadramento tributário Capital Social Fonte de Recursos

6 Missão É a razão da empresa hoje. É um compromisso e uma orientação objetiva de como a organização deve atuar para cumprir o que está contido na definição do negócio e na visão da organização. Liga-se diretamente aos motivos pelos quais foi criada, a medida que representa sua razão de ser. Refere-se ao propósito da empresa é uma descrição do que a organização faz.

7 Exemplo de Missão Fazer as pessoas Felizes (WALT DISNEY)
Realizar o sonho dos nossos fregueses proporcionando a melhor experiência de compra, com um modelo de gestão focado na solidez do negócio, no respeito e na dedicação total dos nossos clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros. ( CASAS BAHIA).

8 Visão da Empresa A visão deve estar relacionada com “o quê” sua empresa quer se tornar, deve ir além dos limites da organização relacionados às suas competências atuais. Define o que a organização pretende ser no futuro. Ela incorpora as ambições da organização e descreve o quadro futuro que a organização quer atingir.

9 Exemplo de Visão CASAS BAHIA
“Ser uma empresa de atuação e reconhecimento internacional que atenda ás necessidades de todas as classes sociais nos mercados em que atuamos, com eficiência e rentabilidade, contribuindo para o crescimento do Brasil “

10 Valores Os Valores são inegociáveis e os mais perenes de uma empresa.
Definem as regras básicas que norteiam os comportamentos e atitudes de todos os empregados Representa o suporte ético e moral da empresa

11 Missão Refrescar todos os consumidores em corpo, alma e mente.
Inspirar momentos de otimismo através de nossas marcas e ações. Criar valor e fazer a diferença onde quer que atuemos.

12 Visão Queremos ser um dos melhores fabricantes de Coca-Cola no mundo."um dos melhores": em crescimento de receita e retorno aos Stakeholders; "fabricantes de Coca-Cola": uma Companhia orientada pelo cliente e focada no consumidor; "no mundo": em comparação com os fabricantes de Coca-Cola com ações listadas em bolsa.

13 Valores Liderança:Coragem para modelar um futuro melhor,Encarar de frente os desafios, Liderar o crescimento contínuo do negocio Inovação: Quebrar paradigmas e estimular a criatividade, Buscar o inesperado e surpreender sempre, Aproveitar as oportunidades Responsabilidade : Se tem que ser, depende de mim, Cumprir compromissos, Agir como dono do negócio

14 Estrutura organizacional
Como está organizado o processo decisório Organograma da empresa Fácil leitura Permitir boa interpretação dos componentes da organização Ser Flexível

15 Organograma

16 Conheça seu Cliente Saiba o que acontece na cabeça do seu cliente
Que motivos levariam a comprar de você? Porque escolhe ou rejeitam determinados produtos? Estão satisfeitos com o atendimento, com os preços, com a qualidade dos produtos que compram atualmente?

17 Mercado Concorrente Quem são seus principais concorrentes?
Onde estão localizados? Qual o porte dos seus concorrentes? Qual o percentual de cada um no mercado atualmente?  O que tem levado seus concorrentes principais a manterem-se nesta posição? Qual o sistema de venda dos seus concorrentes? Como é a qualidade dos seus concorrentes?

18 Estudo dos Concorrentes
Sua Empresa Concorrente 1 Concorrente 2 Qualidade localização Preço Condição de pagamento. Atendimento Serviços aos clientes Garantias oferecidas

19 Transforme Fornecedores em Parceiros
É interessante desenvolver um relacionamento próximo com os fornecedores, pois bons fornecedores podem ser excelentes parceiros para as empresas. O mercado fornecedor é formado pelas empresas e pessoas que fornecem algum produto ou serviço para que sua empresa possa fabricar e vender seus produtos.

20 Plano de Marketing Descrição dos Principais produtos e Serviços Preço
Estratégias promocionais Estrutura de comercialização Localização

21 Plano Operacional Layout aumento da produtividade;
diminuição do desperdício e do retrabalho; maior facilidade na localização dos produtos pelos clientes na área de vendas; melhoria na comunicação entre os setores e as pessoas.

22 Exemplo de Layout

23 Processos operacionais
Fluxograma

24 Plano Financeiro Investimento Fixo Capital de Giro
Investimentos pré- operacionais

25 Investimento Fixo Máquinas e Equipamentos Móveis e Utensílios Veículos
Descrição Quantidade Preço unitário Preço Total Subtotal dos Investimentos Fixos R$

26 Demonstrativo de Resultado
Descrição R$ % 1. Receita Total de Vendas 2. Custos variáveis totais (-) Custos com materiais diretos e/ ou CMV (-) Impostos sobre Vendas (-) Gastos com vendas 3. Margem de Contribuição (1-2) 4. (-) Custos Fixos Totais 5. Resultado Operacional Lucro ou Prejuízo (3-4)

27 Ponto de Equilíbrio PE= Custo Fixo Total /Índice de Margem de contribuição (*) Índice de Margem de Contribuição = Margem de contribuição/ Receita Total

28 Indicadores Rentabilidade Lucro Líquido /Investimento Total *100
Prazo de Retorno do Investimento Investimento Total / Lucro liquido Lucratividade Lucro Líquido / Receita Total *100

29 Análise Estratégica

30 ATIVIDADE Elaborar um plano de negócio

31 DICAS PARA SUA ATIVIDADE SER SFO!!!
Nossa atividade deve ter os seguintes tópicos: Capa: Nome do Aluno + Nome do Polo + Nome do Tutor + Módulo + Disciplina + Nome do Professor + Nº da Atividade. Sumário: Tópicos da atividade e sua localização na atividade (nº da página). Introdução: Suas considerações sobre a atividade. Desenvolvimento: Apresentação de todos os tópicos da atividade, atendendo ao solicitado pelo Professor, sempre mostrando sua própria produção. Lembrando que cada tópico corresponde a um subtítulo, que deve estar destacado no texto. O texto deve ter no mínimo 10 linhas e no máximo 25 linhas, fonte Arial, tamanho 12 Conclusão: Suas considerações finais. Devem ser exclusivamente suas! Bibliografia/Fonte de Pesquisa: Links e livros consultados (Revistas técnicas também são uma ótima opção de pesquisa!) Utilize o Guia “Minha Atividade é SFO!” Disponível no AVA

32 ATIVIDADE Prazo de entrega: 25/02/2012 até às 23:00h
EVITE DEIXAR A POSTAGEM DE SUA ATIVIDADE PARA O ÚLTIMO DIA. FAZENDO ISSO, IMPREVISTOS NÃO VÃO LHE PREJUDICAR.

33 Dúvidas Acesse o Fórum de dúvidas e discussões
Chat dia 16/02/ horário das 19:00 às 20:30 h


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