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Concepção de conhecimento e de inteligência

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Apresentação em tema: "Concepção de conhecimento e de inteligência"— Transcrição da apresentação:

1 Concepção de conhecimento e de inteligência

2 Construtivismo Envolve sabedoria.
Na visão construtivista nada sozinho garante o suficiente. É necessário a relação entre as partes.

3 Reflexões De que modo as concepções sobre a natureza da matemática interferem no trabalho nas salas de aula?

4 Inteligência Espectro de competências Capacidade de ter projetos Cimentada por valores e alimentada pela ilusão Conhecimento Rede de significações Construção dos significados Os significados constituem feixes de relações

5 A qual concepção cada expressão está relacionada?
Apropriação do saber (bem que se adquire) Ter conhecimento (posse) Possuir Adquirir Dominar Acumular Absorver

6 O balde renitente Os alunos tem nível baixo (pensar acumulação).
Não foi atingido o nível mínimo. O conhecimento acumulado. O planejamento vazão. Avaliação como medida. Reclamar do passado.

7 A qual concepção cada expressão está relacionada?
Relacionar Conectar Transformar Evoluir Desenvolver Ele conhece ( associa-se essencialmente à possibilidade de ir além das informações, à capacidade de conceber projetos, de extrapolar.) Construção Extrapolar Assimilar (tornar parte de mim)

8 Conhecimento como rede de significados
Acentrismo. Metamorfose. Heterogeneidade. Fractalidade. Interesse. História. Contexto.

9 Conhecimento – imagens e ações docentes
Rede Mapa Iceberg

10 Inteligência segundo Marina
É a capacidade de resolver problemas. Capacidade de projetar. Não é só analisar dados e tomar decisões. É a capacidade de eleger metas, criar perguntas. Não existe torturador inteligente. Questões de valores humanos precisam estar envolvidos.

11 O cerne das atividades escolares encontra-se na produção de significações. Alimenta-se de dados e informações provenientes de seu exterior.

12 Relações Inteligência – pessoas / projetos / ação.
Conhecimento – teoria ( visão que leva à compreensão)/ construção / compreensão. Informações – veículos / comunicação / fragmentação. É um dado com significado, relevância. Dados – tecnologias – máximas possibilidades – acumular.

13 São alimentos para a vida:
Desejos Projetos Sonhos Ilusões Não ter projetos é encaminhar-se para a morte.

14 Contraponto Cadeia Encadeamento lógico Ordenação necessária
Linearidade Pré-requisitos

15 Percurso do conhecimento em rede
Não existe um percurso necessário do ponto de vista lógico para se percorrer a rede, de nó em nó; nenhum nó é privilegiado nem univocamente subordinado a um outro.

16 Educação Ducere: condução, conservação.
Educere: conduzir para fora, eduzir, edução. Dar a palavra a quem está chegando e extrair, transformação.

17 Conservação Remete a ideia de cultura, comemorar (manter na memória junto com o outro). Educação e cultura sempre tem o sentido de conservar e transformar. Cultura – com os valores que quer conservar. Educação – ligada com os projetos que quer realizar.

18 Ação (Hannah Arendt) Fazer livre. Consciente possível.
Expressão da vontade. Fazer com a palavra. Categoria humana associada ao trabalho. Fazer sem a palavra: animal. Palavra sem o fazer: Deus.

19 Projetos Metas / objetivos reais. Futuro / antecipação da ação.
Abertura / risco/ oportunidade / criação. Ação do sujeito.

20 Projetos: montante Sonhos Vontade Esperança Ilusões Utopias Elan vital

21 Projetos/ jusante Planejamento Avaliações Trajetórias

22 Projeto Compromisso entre...
Processo / produto Individual / coletivo Teoria / prática Tempo / espaço Êxito / fracasso Transformação / conservação

23 Extremos caricatos A vida como jogo “se der deu...”
A vida 100% planejada, projetada.

24 Para refletir Há metas que valem e metas que não valem.
Há metas que valem mais; há metas que valem menos. Há o que deve ser conservado e o que deve ser transformado. Há o que deve ser cultivado e o que deve ser combatido.

25 Cidadania Cidadão – político: se constitui em pessoa representando feixe de papéis. Núcleo da pessoalidade iguais como cidadãos e diferentes como pessoas. Indivíduo: átomo que não se divide. A pessoa é maior que o cidadão. cidadão Pessoa

26 Pessoa: perspectiva de Mounier
Sair de si / descentrar-se. Compreender o outro. Assumir responsabilidade por si e pelo mundo(responsa / resposta / responder por seus atos). Maior generosidade – tempo. Não sabemos quanto tempo temos. Fidelidade a si (ipseidade). Dádiva, doar-se(criação de laços sociais).

27 Pessoa na perspectiva de Ricouer
Estima de si. Solidariedade/ viver junto com os outros / amizade. Instituições justas (justiça, normas para viver juntos).

28 Para complementar ... Intervir- modificar tendo em vista alguma coisa.
Operação – é uma relação que transforma uma coisa em outra. Pré-operatório não tem compromisso com a coerência. Construir – ver as coisas na infinidade de suas possibilidades. Quem fala em construção, fala em desconstrução e em reconstrução.

29 Coodernação Falar de algo que só pode ser assimilado como uma trama relacional. Raciocínios Regularidades do sujeito. Antecipações. Diálogo interno. Roteiro que faz sentido. Tem lógica. Presta atenção no que faz. Esquemas de procedimentos.

30 Pré-operatório Ser criança e pré-operatória é o máximo.
Ser adulto e pré-operatório é o mínimo. Em que recorte, em que situação, em que contexto é pré-operatório, operatório concreto ou formal.


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