A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

e o comportamento verbal

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "e o comportamento verbal"— Transcrição da apresentação:

1 e o comportamento verbal
Skinner e o comportamento verbal

2 Comportamento divide-se em:
Respondente: comportamento involuntário, reflexo. Operante: opera sobre o mundo direta ou indiretamente. Skinner – acredita que a fala está relacionada ao controle operante. Fala está relacionada apenas ao comportamento vocal e dificilmente pode ser aplicada em situações em que uma pessoa é afetada por outra forma de estímulo (visual). Para ele: A linguagem é algo que a pessoa adquire e possui. Comportamento verbal é reforçado inicialmente por seus efeitos sobre as pessoas e depois pelo próprio falante.

3 Uma pessoa abre uma porta se isso for um ato reforçador.
Da mesma forma se pedir a alguém: “por favor, abra a porta” e obtiver o resultado desejado, também ocorre o reforço. Sim, claro Por favor... Estímulo verbal - é o resultado do comportamento verbal de um falante e pode ter uma função reforçadora.

4 O conceito de Comportamento Verbal refere-se a eventos concretos, enquanto que linguagem é uma abstração. O Comportamento Verbal substitui a idéia tradicional sobre fala e linguagem. A linguagem não se restringe apenas a fala, incluindo outros comportamentos. Esse conceito refere-se muito mais as práticas de uma determinada comunidade lingüística, não destacando o comportamento do falante enquanto indivíduo. O repertório verbal vai se formar de acordo com as contingências e pode ser rudimentar ou elaborado. Pode ser modelado de forma : Indulgente – quando por exemplo os pais respondem ao que a criança tenta dizer ainda que primariamente e sem a dicção correta. Exigente – quando os pais exigem que ela fale de forma correta antes de lhe oferecer o que ela está pedindo.

5 Reforço do comportamento verbal:
O comportamento verbal está sujeito aos mesmos princípios que governam o comportamento não verbal. única característica que difere significativamente o comportamento verbal é a natureza do reforço que o estabelece e o mantém e que requer a mediação de outra pessoa. Reforço do comportamento verbal: Depende do reforço social. Requer mais reforço para ser adquirido do que para ser mantido. É sensível a mudanças no reforço, favorecendo a modelagem ou a extinção. O papel do ouvinte – comunidade verbal.

6 Comunidade Verbal Pessoas que falam entre si e que reforçam as verbalizações umas das outras. Gera novos padrões de respostas enquanto outros padrões não reforçados deixam de existir.

7 Comportamento verbal não requer suporte ambiental.
A palavra bicicleta pode ser dita sem a presença de uma bicicleta. Significado – deve ser buscado na história antecedente, ele não está no ambiente atual mas em uma história de exposição a contingencias nas quais ambientes semelhantes representam um papel. Rato 1 aperta a barra e recebe comida apertar a barra tem o significado de receber comida. Rato 2 aperta a barra e recebe água apertar a barra tem o significado de receber água.

8 O falante dirige a palavra ao ouvinte e este responde.
Um falante está em contato com uma situação à qual um ouvinte está disposto a responder. 2 horas? O falante dirige a palavra ao ouvinte e este responde. Que horas são? Já vou. Tenho um compromisso. O comportamento do falante é afetado pela resposta do ouvinte.

9 O significado de uma resposta para o falante inclui o estímulo que controla a resposta.
O significado da resposta informando as horas é o mesmo daquele que seria obtido se o falante olhasse o relógio. Significados são entidades independentes. Não há significados que sejam os mesmos para o falante e para o ouvinte. A hora não significa a mesma coisa para o falante, que tem um compromisso, e para o ouvinte que não o tem. Referente – é o aspecto do ambiente que exerce controle sobre a resposta da qual é considerado referente. Isso ocorre em função das práticas reforçadoras de uma comunidade verbal.

10 Específico Específico Asssociação
Metáfora – um estímulo presente quando uma resposta é reforçada adquire algum controle sobre a probabilidade da resposta ocorrer; esse efeito se generaliza. No comportamento verbal, um tipo de resposta evocada por um estímulo meramente semelhante é chamada metáfora. A resposta ocorre por causa de uma semelhança. Estímulo Compto. Específico Específico Asssociação Estímulo Não causa Neutro nenhum compto.

11 Abstração – O ouvinte empreende uma ação prática em relação aos estímulos controladores de uma resposta verbal e o comportamento do falante pode colocar-se sob o controle das propriedades de um estímulo para o qual não há uma resposta apropriada. Para Skinner, dizemos que um lápis é vermelho não porque temos o conceito de vermelho, mas porque por diversas vezes dissemos vermelho a coisas semelhantes e fomos reforçados positivamente quanto à palavra que nomeia a cor. Conceitos – Um conceito é simplesmente uma característica de um conjunto de contingências que existem no mundo e é descoberto apenas no sentido de que as contingências colocam o comportamento sob seu controle.

12 Sentenças – As sentenças expressam coisas por isso requerem:
Proposições – são os elementos em comum que constituem o significado de uma sentença. Tô com fome J’ai faim O elemento comum é a fome O comportamento verbal não comunica sentimentos, embora possa resultar em condições sentidas de maneira semelhante. Para Skinner, o processo de aquisição da linguagem vai da fala oral, passa pelo sussurro, e finalmente se internaliza, chegando à fala interior.

13 Ao ensinar uma criança a falar produzimos um modelo – dizemos as palavras e arranjamos contingências em que uma resposta que apresente propriedades semelhantes seja reforçada. Não há nada de especialmente verbal na modelagem O comportamento verbal da criança evolui sob a ação seletiva de contingências de reforço. No comportamento verbal, as formas originais de resposta são suscitadas por situações à quais uma pessoa nunca foi anteriormente exposta. Há muitos processos comportamentais que geram “mutações”, as quais são submetidas à ação seletiva das contingências de reforço.


Carregar ppt "e o comportamento verbal"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google