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Controle Social: Papel e Organização da Sociedade Civil

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Apresentação em tema: "Controle Social: Papel e Organização da Sociedade Civil"— Transcrição da apresentação:

1 Controle Social: Papel e Organização da Sociedade Civil
AS Loiva Mara de Oliveira Machado

2 CONTROLE SOCIAL É um processo permanente de participação popular e cidadã, na formulação, deliberação, gerenciamento financeiro, acompanhamento da execução e avaliação da política pública de assistência social, através da esfera pública e de espaços públicos democráticos, constituindo-se como mediação necessária à superação das desigualdades sociais e construção da justiça social.

3 ESPAÇOS PÚBLICOS: plurais, não-institucionalizados; com pouca formalização; com adesão voluntária; onde são confrontados interesses coletivos, considerando as especificidades das entidades da sociedade civil Exemplo: fóruns permanentes da sociedade civil. ESFERAS PÚBLICAS: plurais, de responsabilidade jurídica estatal; instâncias institucionalizadas; maior grau de formalidade; natureza paritária. Exemplo:conselhos de direitos e de políticas sociais.

4 ESPAÇOS E INSTRUMENTOS DE CONTROLE SOCIAL:
MINISTÉRIO PÚBLICO LEGISLATIVO - Comissões Permanentes - competência de “receber petições, reclamações, representações ou queixas de qualquer pessoa contra atos ou omissões das autoridades ou entidades públicas” (CF, Art. 58, IV).

5 - acompanhamento aos mandatos legislativos - verificar se as atribuições previstas no Art. 59, parágrafos I a VII, da Constituição Federal, que trata de emendas à Constituição, elaboração de leis, medidas provisórias, decretos e resoluções, asseguram o cumprimento da legislação em favor da realização dos direitos sociais.

6 PODER EXECUTIVO Comissões Bipartites e Tripartites de Gestão Conferências Conselhos (Setoriais e de Segmentos Populacionais)

7 SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA
*através de espaços públicos, autônomos e democráticos como: - Fóruns Permanentes da Sociedade Civil: Setoriais, Segmentos Populacionais Orçamento Participativo Movimentos sociais Mobilizações sociais (exemplo: Lei 9840)

8 Quanto às CONCEPÇÕES ACERCA DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
“VELHAS” E “NOVAS” EXPRESSÕES: - política clientelista com ações focalizadas, fragmentadas - centrada na pessoa do usuário como cidadão de direitos

9 Contraditoriamente surge:
desresponsabilização do Estado no trato das políticas sociais “terceirização” da Política de Assistência Social

10 Quanto à PUBLICIZAÇÃO ao acesso à informação: rede interna de comunicação; internet; mídia paga aos instrumentos de publicização: atas, relatórios de reunião e anuais (forma de elaboração e acesso), materiais informativos (periodicidade e volume de tiragem)

11 Quanto à FORMAÇÃO formação pontual, fragmentada, restrita a rede interna das entidades, diversidades (território, gênero, geracional) acesso/informação sobre direitos, políticas públicas; conhecimento da conjuntura social, política, econômica; articulação e construção de estratégias e metodologias/ educação popular

12 Quanto à PARTICIPAÇÃO conselho: contribuir para a construção da Política de Assistência Social no RS; responder às necessidades da população fórum: momento eleitoral (democracia representativa); fortalecer a representação no CEAS; articular forças desafios: grau de participação/influência das entidades de “grande porte” e de “pequeno porte; corporativismo das entidades; política partidária; personalização; participação dos usuários; representação (legitimidade) possibilidades: articulação conselho – fórum; participação cidadã-resistência (ser parte)

13 PARA QUÊ CONTROLE SOCIAL?
DIMENSÕES DO CONTROLE SOCIAL: técnica ética incidência política PARA QUÊ CONTROLE SOCIAL? compartilhar poder assegurar a cidadania consolidar a democracia construir a justiça social


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