Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouGiovanni Abela Alterado mais de 9 anos atrás
1
PACTO PELA JUVENTUDE:
2
O QUE É O PACTO PELA JUVENTUDE? O Pacto pela Juventude é uma proposição do Conselho Nacional de Juventude aos governos (federal, estaduais e municipais) e aos candidatos a prefeito e vereador, para que se comprometam com as Políticas Públicas de Juventude nas suas ações de governo e plataformas eleitorais, respectivamente.
3
QUAIS OS OBJETIVOS DO PACTO PELA JUVENTUDE? Manter e divulgar o debate em torno das propostas aprovadas pelo processo da 1ª Conferência Nacional de Juventude, nas três esferas, que mobilizou mais de 400 mil pessoas em todo o Brasil. O desafio é traduzir as demandas identificadas nas conferências em propostas, iniciativas, programas e projetos em âmbito nacional, estadual e municipal, tendo como referência os parâmetros na implementação das políticas públicas de juventude.
4
PARÂMETROS DA POLÍTICA NACIONAL DE JUVENTUDE: Jovens como sujeitos de direitos Faixa etária de 15 a 29 anos A valorização da diversidade juvenil Políticas públicas articuladas e integradas Transversalidade das políticas Desenvolvimento integral dos jovens Criação de órgãos especializados em juventude Participação e Conselhos de Juventude
5
COMO O PACTO SERÁ ESTRUTURADO? Por meio de um conjunto de ações e compromissos que devem ser assumidos pelos governos federal, estaduais e municipais, legisladores e candidatos.
6
COMO SE DARÁ A PARTICIPAÇÃO? COMO SE DARÁ A PARTICIPAÇÃO? Através de eventos públicos para que os gestores possam assumir o compromisso com os parâmetros da Política Nacional de Juventude. Para os candidatos a vereador/a e Prefeito/a esse compromisso dar-se-á pela assinatura do documento do Pacto. Assinar o Pacto significa reconhecer e fortalecer as políticas de juventude levando em consideração as bandeiras defendidas por esse segmento e contribuir para que seus direitos sejam plenamente garantidos no Brasil.
7
COMO SERÃO AS ETAPAS DO PACTO PELA JUVENTUDE? AÇÕES EM ÂMBITO FEDERAL Parceiros principais: Ministérios e Frente Parlamentar 12 de agosto (Dia Nacional da Juventude): Atividade no RJ protagonizada pela UNE e com a participação do Presidente Lula, ministros, movimentos sociais e conselheiros do Conjuve. Apresentação do Pacto pela Juventude ao Presidente Lula. 18 e 19 de agosto: reunião do Conjuve com a presença de ministros que divulgaram iniciativas governamentais PEC da Juventude (138/2003): Aprovada em primeiro turno pela Câmara dos Deputados, seguirá para votação em segundo turno.
8
COMO SERÃO AS ETAPAS DO PACTO PELA JUVENTUDE? AÇÕES EM ÂMBITO ESTADUAL Parceiros principais: Gestores e Conselhos de Juventude 13 de agosto e 14 de dezembro de 2008: Eventos do Pacto nos estados. O evento poderá contar com a presença de Governadores e/ou gestores estaduais de juventude. O público alvo são os conselheiros estaduais de juventude, comissões que organizaram a conferência estadual, delegados que foram eleitos nas etapas estadual, municipal e nacional e demais organizações juvenis.
9
COMO SERÃO AS ETAPAS DO PACTO PELA JUVENTUDE? AÇÕES EM ÂMBITO MUNICIPAL Parceiros principais: Juventudes Partidárias e Conselhos de Juventudes Nos municípios a dinâmica será diferenciada. O Conjuve focará seus esforços para adesão e o comprometimento dos candidatos ao cargo de prefeito e vereador. Numa tentativa de que seus programas de campanha contenham propostas para juventude. Esta é uma articulação suprapartidária.
12
Acesse: www.juventude.gov.br Contate: pacto.juventude@planalto.gov.br
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.