Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
INTELIGÊNCIA RACIONAL
Aula 2
2
inteligência Conjunto de todas as faculdades intelectuais (memória, imaginação, juízo, raciocínio, abstração e concepção). "inteligência", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], , em ].
3
INTELIGÊNCIA A palavra inteligência vem do latim intellegere e significa entre escolhas, ou seja, escolher alternativas para atingir o resultado que se deseja. “Aptidão para pensar e criar estratégias em situações de complexidade (multiplicidade de informações e incertezas)”
4
inteligência Inteligência é uma das características que as pessoas trazem quando entram em uma organização.
5
Mente Mente Emocional Racional Matar ou morrer? Rapidez!
Impressões e julgamentos intuitivos! Por que fiz isso? Precisão! Uso da razão!
6
INTELIGÊNCIA RACIONAL
A inteligência racional utiliza à lógica, o pensamento coordenado para tomar decisões.
7
A inteligência racional não envolve sentimentos, preconceitos, reações instantâneas - utilizam plenamente o raciocínio lógico.
8
O ser humano, graças a sua inteligência racional, pode eleger seus fins e decidir quais os meios mais apropriados para conseguir.
9
RAZÃO A utilização integrada dos estilos racional e administrativo demonstra a não valorização ou a subvalorização dos princípios da inteligência emocional, com foco dirigido prioritariamente para as habilidades técnicas e de gestão administrativa.
10
Características Positivas - razão
Uso adequado do julgamento racional e lógico Capacidade eficaz de análise e síntese na resolução de problemas e na tomada de decisão
11
Características Positivas - razão
Habilidade para interpretar e se expressar por meio de informações orais e escritas Capacidade na prática das funções de planejamento, organização e controle
12
Características Positivas - razão
Habilidade na utilização das técnicas de delegação Sensibilidade para envolver-se com equilíbrio nas atividades pessoais e profissionais.
13
Características Positivas - razão
Valorização da gestão do tempo em sua atividades e na interação com a equipe Competência na utilização de técnicas adequadas para a seleção de subordinados.
14
Características negativas - razão
Despreocupação em conhecer as próprias emoções e sentimentos Não reconhecimento da importância da autocrítica e do autocontrole.
15
Características negativas - razão
Desvalorização da percepção das emoções, necessidades e expectativas dos outros
16
Características negativas - razão
Descrença quanto à resistência natural do ser humano em aceitar as mudanças Insensibilidade como autodesenvolvimento e desenvolvimento dos subordinados
17
Características negativas - razão
Utilização inadequada de atitudes e comportamento dirigidos ao trabalho em equipe.
18
Referências FERRER, J.J., Álvarez, J.C. Para fundamentar a bioética. Edições Loyola, São Paulo, 2005. GARRIDO, L.M Quero continuar gerente, e agora?: manual prático sobre a gestão de competências em liderança. São Paulo, Nobel,
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.