A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciência – Alguns conceitos básicos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciência – Alguns conceitos básicos"— Transcrição da apresentação:

1 Ciência – Alguns conceitos básicos
Profa. Aline Maria Malachini Miotto

2 Ciência – Significado É um empreendimento preocupado, exclusivamente, com o conhecimento e a compreensão dos fenômenos. Ela se desenvolve, em parte, pela necessidade de um método de conhecimento e compreensão mais seguro e digno de confiança do que os métodos desprovidos de controle. Na ciência não deve existir achasimos!!! A preocupação do cientista é a de contribuir para a busca de melhor qualidade de vida da humanidade, tornando o homem mais consciente das conseqüências e do valor de seus atos.

3 A Ciência exige: Domínio de técnicas de coleta de dados
Manuseio e uso de dados Capacidade de manusear bibliografia Versatilidade na discussão teórica Conhecimento de teorias e de autores

4 Ciência: critérios Coerência: significa argumentação estruturada; ausência de contradições; corpo sistemático de enunciados bem deduzidos Um texto científico NUNCA deve conter CONTRADIÇÕES não justificadas Consistência: significa capacidade de resistir a argumentações contrárias; diz respeito à atualidade da argumentação

5 Ciência: critérios Originalidade: significa produção não repetitiva; refere-se à pesquisa criativa, inventiva As pesquisas científicas não são exclusivamente inéditas, mas devem ser criativas e inventivas Objetivação: significa a tentativa de descobrir a realidade como ela é

6 Ciência e Neutralidade
A neutralidade em ciência não existe. A ciência não é um saber neutro, desinteressado, à margem do questionamento social e político acerca dos fins de suas pesquisas. Embora o ser humano seja o construtor da ciência, é a sociedade em que ele vive que lhe fornecerá os instrumentos e os dados/objetos que darão sentido a sua atividade de apreensão da realidade Exemplo: dados acerca da população – a realidade do fracasso escolar no âmbito educacional

7 Conhecimento Consiste em toda atividade necessária para se atingir um objetivo, bem como um conjunto de teorias e informações que resultam desta atividade ao longo do tempo. Dependendo da maneira pelo qual o ser humano entra em contato com o mundo que o cerca, ele utiliza sua razão para fazer frente a esse mundo.

8 Tipos de Conhecimento – Conhecimento empírico, espontâneo, vulgar ou senso comum
A apreensão do objeto de conhecimento é inicialmente realizada no ato de se relacionar com o mundo; é própria a todo indivíduo; é constituída do senso comum de agir, de pensar. É o conhecimento que é construído sem uma preocupação determinada. Não analisa o testemunho da informação, portanto é mais sujeito a erro. Resulta de normas que as pessoas e os grupos sociais adotam e que são transmitidas de uma geração para outra.

9 Tipos de Conhecimento – Conhecimento empírico, espontâneo, vulgar ou senso comum
Trata-se de um conhecimento subjetivo, o que implica um posicionamento em relação às coisas a partir de quem as observa, no qual juízos pessoais e de valor são influenciados. Trata-se ainda, de um conhecimento fragmentário, uma vez que o individuo não faz conexões entre os fatos e o fenômeno que os provocou, permanecendo na superficialidade. Não há o aprofundamento na investigação.

10 Tipos de Conhecimento – Conhecimento empírico, espontâneo, vulgar ou senso comum
Configura-se como um conhecimento desprovido de critérios rigorosos de observação, preso a um recorte da realidade, contaminado de preconceitos e conclusões apressadas. Exemplos: O conhecimento do lavrador que sabe quando é tempo de plantar, o qual lhe foi transmitido pelas gerações anteriores. Conhecimento de que açúcar estanca o sangue.

11 Tipos de Conhecimento – Conhecimento empírico, espontâneo, vulgar ou senso comum
Pode-se observar que alguns desses conhecimentos produzidos são comprovados pela ciência e outros permanecem no ideário popular, sem nenhuma fundamentação científica. Exemplos comprovados cientificamente: O caso sobre o lavrador O caso sobre o sangue Exemplo de fruto do ideário popular Manga com leite faz mal

12 Tipos de Conhecimento – Conhecimento filosófico
Trata-se de um conhecimento vinculado ao mundo; é racional, porém não é verificável, visto que consiste na reflexão crítica sobre os princípios e fundamentos das coisas. A filosofia trabalha com os avanços da ciência para explicar o mundo. Ela é especulativa sobre o homem e as coisas da vida. Suas afirmações mudam de acordo com as verdades da ciência e seus avanços.

13 Tipos de Conhecimento – Conhecimento teológico
Parte de pressupostos que não são passíveis de verificação. É produto da fé humana. O homem busca respostas nas entidades divinas, nos sacerdotes, nos líderes espirituais de diversas religiões para questões que nem o conhecimento vulgar, nem o científico conseguem responder. Parte da fé, apoiando-se em uma crença religiosa marcada por valores absolutos e incontestáveis, relativos às coisas sagradas.

14 Tipos de Conhecimento – Conhecimento científico
Pertence ao rol do conhecimento intelectual, porém vai mais além para buscar conhecer e demonstrar as causas das coisas, dos fatos, seu estágio de evolução até demonstrá-las, concluindo e generalizando a respeito da realidade. Nasce da dúvida e se fixa na certeza; é metódico e sistemático, procurando encontrar a relação entre os fenômenos, formulando leis. Estabelece leis válidas para todos os casos de uma mesma espécie, que venham a ocorrer nas mesmas circunstâncias.

15 Tipos de Conhecimento – Conhecimento científico
Procura investigar a relação entre os componentes do fenômeno para enunciar as leis gerais que regem esses fenômenos. Exercício: Fale sobre a diferença entre os diferentes tipos de conhecimento. Dê pelo menos dois exemplos de cada um deles.


Carregar ppt "Ciência – Alguns conceitos básicos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google