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Teorias gerais da administração

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Apresentação em tema: "Teorias gerais da administração"— Transcrição da apresentação:

1 Teorias gerais da administração
Aula 10 – Teorias x e Y Sistema administrativo de Likert Teoria das decisões

2 Teoria Comportamental
Estilos de Administração A T. Comportamental oferece uma variedade de estilos de administração aos administradores. Os estilos de administração dependem das convicções que os administradores têm a respeito do comportamento humano na organização.

3 Teoria Comportamental
Teoria X e Y (Douglas MacGregor) TEORIA X ► Convicções errôneas e incorretas sobre o comportamento humano: Homem preguiçoso: evita o trabalho – troca por recompensas Falta-lhe ambição: não assume responsabilidade, prefere ser dirigido e dependente É resistente a mudanças: procura segurança e não assume riscos

4 Teoria Comportamental – Teoria X
► Na Teoria X as pessoas são vistas como meros recursos ou meios de produção. Estilo típico de administração da Administração Científica de Taylor, da Teoria Clássica de Fayol: bitola a iniciativa individual, a criatividade.

5 Teoria Comportamental – Teoria X
Força as pessoas a fazer o que a organização quer, independente de sua opinião. Quando um administrador força o seu subordinado, verticalmente, e passa a controlá-lo, ele estará usando a Teoria X.

6 Teoria Comportamental
Teoria Y ► Concepção moderna de Administração: baseia-se em premissas atuais e sem preconceitos. As pessoas não têm desprazer inerente em trabalhar. As pessoas não são resistentes às necessidades da empresa: podem se tornar assim, dependendo de alguma experiência profissional negativa.

7 Teoria Comportamental – Teoria Y
As pessoas têm motivação, potencial e comportamento adequados para assumir responsabilidades. Possuem autodireção e autocontrole, não sendo necessários controle rígido e nem punição para alcançarem os objetivos empresariais.

8 Teoria Comportamental – Teoria Y
► Na Teoria Y desenvolve-se um estilo de administração aberto, dinâmico e democrático, onde administrar é um processo de criar oportunidades, liberar potenciais, encorajar, etc.

9 Teoria Comportamental Sistemas Administrativos (Likert)
Rensis Likert considera a Administração um processo relativo no qual não existem normas e princípios universais válidos para todas as situações. A Administração nunca é igual em todas as organizações e pode assumir feições diferentes, dependendo das condições internas e externas existentes.

10 Sistemas Administrativos de Likert
Sistema 1 – Autoritário e Coercitivo: é um sistema autocrático e forte, coercitivo e arbitrário, que controla rigidamente tudo o que ocorre dentro da organização. É o sistema mais duro e fechado. Sistema 2 – Autoritário e Benevolente: é um sistema administrativo autoritário que constitui uma variação atenuada do Sistema 1. No fundo é um Sistema 1 mais condescendente e menos rígido. Sistema 3 – Consultivo: é um sistema que pende mais para o lado participativo do que para o lado autocrático e impositivo, como nos dois sistemas anteriores. Representa um gradativo abrandamento da arbitrariedade organizacional. Sistema 4 – Participativo: é um sistema administrativo democrático por excelência. É o mais aberto de todos os sistemas. Likert acredita que quanto mais o estilo administrativo da empresa se aproximar deste sistema, maior será a probabilidade de alta produtividade.

11 Processo Decisorial A Teoria das Decisões nasceu com Herbert Simon, que a utilizou como base para explicar o comportamento humano nas organizações. Organização = Sistema de Decisão Administrador e todas as pessoas tomam decisões.

12 Os Quatro Sistemas de Likert e as Teorias X e Y
Teoria Y Participativo Teoria X Autoritário Sistema

13 Teoria das Decisões Decisão = “Processo de análise e escolha entre várias alternativas disponíveis, do curso de ação que a pessoa deverá seguir.” A decisão envolve 6 elementos: 1 - Tomador de Decisão 2 - Objetivos 3 -Preferências 4 - Estratégia 5 - Situação 6 - Resultado

14 Etapas do Processo Decisorial
Percepção Situação Análise e Definição Problema Definição dos Objetivos Implantação Procura Alternativa Solução Avaliação Comparação Alternativas Escolha Alternativa Adequada

15 Homem Administrativo O Comportamento Administrativo procura a maneira satisfatória (satisfaciente) e não a otimizante. Satisfacer = homem que se contenta; satisfação não precisa do máximo absoluto. “O homem sempre considera suas satisfações contentando-se com o que está a seu alcance, mesmo que seja um mínimo, mas que, naquela situação representa o máximo”.

16 Comportamento Organizacional
Estudo da dinâmica das organizações e como os indivíduos se comportam dentro delas. Sistema Cooperativo Racional: organização só alcança objetivos se as pessoas reunirem esforços para atingir o que individualmente não conseguiriam.

17 Teoria do Equilíbrio Organizacional
Os behavioristas concluíram que o motivo que leva as pessoas a cooperarem é o fato da organização ser vista como um sistema que recebe contribuições dos participantes sob a forma de dedicação ou trabalho e em troca oferece alicientes e incentivos.

18 Tipos de Participantes
Organização: sistema social formado por diferentes participantes – interage devido à divisão do trabalho; Participantes: recebem incentivos e trazem contribuições. São eles: Empregados Investidores Fornecedores Clientes

19 Tipos de Participantes
Todos mantêm relação de reciprocidade com a organização: proporcionam contribuições em troca de incentivos; A organização, por sua vez: proporciona incentivos em troca de contribuições.

20 Teoria da Aceitação da Autoridade
Quando ocorre: Quando o subordinado pode entender ou compreender a ordem; Quando não a julga incompatível com os objetivos da organização; Quando não a julga incompatível com os seus objetivos pessoais; Quando é mental e fisicamente capaz de cumpri-la.

21 Conflito entre Objetivos Organizacionais e Individuais
Conflito entre indivíduo e organização: → Incompatibilidade de realização de ambos; → Indivíduos sentem-se pouco valorizados (não precisam demonstrar responsabilidade, autoconfiança, etc..) → Decisões nas mãos dos superiores.

22 Críticas Ênfase nas Pessoas
Abordagem mais Descritiva e menos Prescritiva Profunda Reformulação na Filosofia Administrativa Dimensões Bipolares As Relatividades das Teorias da Motivação

23 Críticas Influência das Ciências do Comportamento sobre a Administração Organização como Sistema de Decisões Análise Organizacional a partir do Comportamento Visão Tendenciosa


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