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Gestão da Qualidade Aula 4

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Apresentação em tema: "Gestão da Qualidade Aula 4"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão da Qualidade Aula 4
Alexandre Dias

2 Organizações e Processos
INPUTS OUTPUTS Processo de transformação consumidores qualidadesc.blogspot.com blog.davegamache.com shiftindonesia.com

3 Decomposição de um Processo
Entradas Saídas Subprocessos Macroprocesso Processos Fonte: Maranhão e Macieira (2004, p. 21).

4 Organograma Tradicional para uma Empresa de Confecção de Sapatos

5 TI Jurídico RH Industrial Comercial Financeiro Presidência
Diretoria executiva TI Jurídico RH Industrial Comercial Financeiro Tratamento dos materiais Desenvolvimento e criação Contabilidade Almoxarifado Administração das vendas Orçamento Manutenção Atendimento ao cliente Compras Corte e costura Colagem Embalagem

6 Gestão por Processos: uma Alternativa à Estrutura Tradicional
Estruturas horizontais Grupos de trabalho Empoderamento Processos de Negócio Combinação de diversos trabalhos em um único fluxo.

7 Desenvolver um produto
Comercial Industrial Financeiro Desenvolver um produto

8 Típico silo funcional Processos de negócios Marketing Pesquisa
& Desenv. Logística Produção Compras Finanças Gerenciamento do relacionamento com os clientes Gerenc. de conta Definir requerim. Estratégia produção Estratégia insumos. Lucrativ. Cliente Gerenciamento de serviços a clientes Administ. de conta Serviço técnico Específic. Desempe. Coord. execução Avaliação prioridad. Custo de servir Gerenciamento da demanda Planejam. demanda Requerim. processo Previsão Planejam. capacid. Fontes Análise de negociação Acato de ordens de clientes Ofertas especiais Requerim. ambiente Planejam. da rede Direcionam. da plante Seleção forneced. Custo da distrib. Gerenciamento do fluxo produtivo Especific. enpacota. Estabilid. processo Critério de priorização Planejam. produção Fornecim. integrado Custo da manufatura Típico silo funcional Processos de negócios

9 Aspectos chave na Gestão por Processos
Fonte: Sordi (2005, p. 27).

10 Balanced Scorecard e o Desempenho dos Processos
FINANCEIRA CLIENTE PROCESSOS ID D APRENDIZADO

11 As quatro perspectivas do BSC
Fonte: Kaplan e Norton (1997, p. 10)

12 Indicadores de Desempenho
Time to market Lead Time Stock Out Market share Produtividade homem/hora Ociosidade

13 Walmart

14 Liderança Walmart Gestão inovadora da cadeia de suprimentos
Medição obsessiva de indicadores

15 Referências KAPLAN, R.S.; NORTON, D. P. A estratégia em ação: balanced scorecard. Rio de Janeiro: Campus, 1997. MARANHÃO, M. e MACIEIRA, M. E. B. O processo nosso de cada dia: modelagem de processos de trabalho. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2004. SORDI, J. O. D. Gestão por Processos: uma abordagem da moderna administração. São Paulo: Saraiva, 2005.

16 Gestão da Qualidade Atividade 4
Alexandre Dias

17 A gestão da mudança O que é reengenharia e como ela se aplica ao contexto da gestão por processos?

18 Reengenharia Reestruturação radical dos processos organizacionais.
Drásticas melhorias em indicadores críticos de desempenho. Abandono de todos os procedimentos anteriores e invenção de novas maneiras de se realizar o trabalho.


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