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Sociologia: Professor Tiago Amorim

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Apresentação em tema: "Sociologia: Professor Tiago Amorim"— Transcrição da apresentação:

1 Sociologia: Professor Tiago Amorim
2º EM: Trabalho; Sociedade de Consumo

2 Trabalho Gilberto Freire

3 O que é trabalho? A palavra trabalho deriva do latim tripalium, objeto de três paus aguçados utilizado na agricultura e também como instrumento de tortura. O trabalho está associado à transformação da natureza em produtos ou serviços.

4 Trabalho é a atividade desenvolvida pelo homem sob determinadas formas para produzir riqueza
Processo de trabalho é o resultado da combinação do objeto, dos meios, da força e do produto do trabalho.

5 Trabalho nas comunidades tribais
O trabalho era organizado de forma simples de acordo com as necessidades sociais. O tempo de lazer é importante para o desenvolvimento das forças produtivas .

6 Do escravismo ao servilismo
A passagem do escravismo ao servilismo é mercada por profundas transformações ocorridas na Europa ocidental de domínio romano. ESCRAVISMO X COLONATO

7 Do artesanato à fábrica
As pequenas oficinas onde se produziam os artefatos vão perdendo espaço para o surgimento das manufaturas. As guildas ou as corporações de ofício, que reuniam mestres e artesãos, começam a tomar a forma dos primeiros sindicatos.

8 Trabalho e salário Nas sociedades européias, depois da Idade Média, a idéia do trabalho regular se impõe aos poucos. É o início do Capitalismo. Essa nova concepção vai além da atividade agrícola marcada pelos ciclos da natureza.

9 Do artesanato à produção industrial
MANUFATURA PRODUÇÃO INDUSTRIAL TRABALHO INDIVIDUAL FERRAMENTAS MANUAIS DIVISÃO DO TRABALHO FERRAMENTAS MECÂNICAS

10 Mundo do trabalho hoje: tendências Aumento significativo do trabalho feminino, que atinge mais de 40% da força de trabalho em diversos países avançados, e que tem sido absorvido pelo capital, preferencialmente no universo do trabalho part-time, precarizado e desregulamentado. No Reino Unido, por exemplo, desde 1998 o contingente feminino tornou-se superior ao masculino, na composição da força de trabalho britânica.

11 Aumento do número de assalariados médios no “setor de serviços”, que incorporou parcelas significativas de trabalhadores expulsos do mundo produtivo industrial.

12 Expansão do trabalho em domicílio, permitida pela desconcentração do processo produtivo, pela expansão de pequenas e médias unidades produtivas.

13 A Sociedade de consumo 13

14 Sociedade de Consumo Características: A oferta excede a procura, o que implica o recurso a estratégias de marketing para escoar a produção; Sociedade de oferta de bens normalizados, produzidos a baixos custos que resultam da produção em série, atractivos e de duração efémera pois as necessidades de produzir e escoar são permanentes; Sociedade com padrões de consumo massificados devido ao tipo de oferta (bens padronizados) e tipo de pressões exercidas sobre o consumidor (a publicidade sugere modelos de comportamento a seguir) Nasce na sequência da expansão do fenómeno da industrialização. 14

15 Produtos de «Ontem» e Produtos de «Hoje»
Características dos produtos de «Ontem» Características dos produtos de «Hoje» Longa duração, servindo geralmente várias gerações Duração cada vez mais curta e dificuldade de reparação Pouco numerosos Numerosos e variados quanto à marca e qualidade Técnicas de fabrico simples e evoluindo pouco Técnicas de fabrico cada vez mais sofisticadas e evoluindo rapidamente Proximidade entre o artesão e o consumidor O fabrico cada vez mais afastado do consumidor, devido aos numerosos intermediários Decisão de compra sempre racional Decisão de compra cada vez mais irracional, motivada, sobretudo, pelo matraquear publicitário Beja Santos, A Educação do Consumidor, Texto Editora, 1991 15

16 Consumo de massas Comportamento típico das sociedades de consumo que se manifesta por um consumo massificado de bens normalizados de curta duração e acessíveis à generalidade da população. Consumismo Conjunto de comportamentos e atitudes susceptíveis de conduzir a um consumo sem critérios, compulsivo, irresponsável e perigoso. 16

17 Consumerismo e responsabilidade social dos consumidores
Designa a organização dos consumidores , a formação de associações e o desenvolvimento dos respectivos meios de informação e de acção com a finalidade de verem reconhecidos os seus direitos. Consumismo Consumo irracional, impulsivo, discriminado, sem olhar a consequências, baseado em valores materiais e na ostentação. Consumo Consumerismo Consumo racional, controlado, selectivo, baseado em valores sociais e ambientais e no respeito pelas gerações futuras 17

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