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LOGÍSTICA INDUSTRIAL E EMPRESARIAL

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Apresentação em tema: "LOGÍSTICA INDUSTRIAL E EMPRESARIAL"— Transcrição da apresentação:

1 LOGÍSTICA INDUSTRIAL E EMPRESARIAL

2 EMENTA Conceitos Fundamentais da Função Logística;
O Papel da Importância da logística na Cadeia de Suprimentos; Integração dos Processos; Marketing; Marketing e Vendas; Tipos Modais de Transporte; Cenário Atual no Brasil e no Mundo; Nível de Serviço da Cadeia Logística (SLA); Interface da Logística com Demais Departamentos; Logística Como Diferencial Competitivo e a Satisfação do Cliente; Planejamento Logístico; Custos Logísticos; Custos - Compras e Estoques; Custos – Transportes; Controle e Avaliação do Feedback de Desempenho.

3 CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA FUNÇÃO LOGÍSTICA

4 APRESENTAÇÃO O QUE É LOGISTICA?

5 APRESENTAÇÃO A logística é uma área em franca expansão no Brasil; Com a nova economia no Brasil, a logística se instala de forma crescente em todas as regiões do país; Chegada de muitas industrias estrangeiras no Brasil; Incentivo às exportações por parte do governo; Grande demanda do profissional logístico no mercado de trabalho.

6 CONTEXTO HISTÓRICO “Encontramos na História muito mais exércitos que se perderam por falta de pão e de administração que pelo esforço de exércitos inimigos”. Cardeal Richelieu, primeiro-ministro francês

7 CONTEXTO HISTÓRICO Significado da palavra logística vem do verbo francês “loger” e significa “alojar” ou “acolher”; O homem sempre aplicou a logística em suas vidas, desde a pré-história até os dias atuais; Caça; Pesca; Transporte e armazenamento dos alimentos; Informações e formas de comunicação.

8 CONTEXTO HISTÓRICO – NO PASSADO
Ponto de produção e ponto de consumo próximos; Produção escoada rapidamente ; Transporte e armazenamento e transportes pouco desenvolvidos; Inconvenientes aos consumidores, que tinham que viver perto dos centros de produção.

9 CONTEXTO HISTÓRICO – HOJE
Ponto de produção e ponto de consumo podem ser em qualquer parte do mundo; Pode abastecer quantos pontos de consumo quiser; Permite consumir produtos fora de época; Propiciou mais variedade aos consumidores; Facilitou a mobilidade das pessoas; Estimulou a oferta, levando redução nos preços dos produtos

10 CONTEXTO HISTÓRICO A partir do século XX, a logística teve grande impulso pela necessidades de abastecer os exércitos: Suprimentos; Estoque de munições; Vestimenta; Remédios; Alimentos; Estratégias (escolha do melhor caminho para atacar ou recuar contra o inimigo).

11 CONTEXTO HISTÓRICO Após a segunda guerra mundial, as industrias passaram a adotar um sistema de planejamento logístico enfatizando visando a satisfação do cliente e o lucro; Nas empresas americanas ocorre a implantação de diversas técnicas da logística integrada como: Kanban; Just in Time; MRP. Essas técnicas proporcionaram a integração dos diversos setores de um empresa;

12 CONTEXTO HISTÓRICO Com a globalização, a partir da década de 1990, a logística ganha espaço mundial e proporciona: Troca de informações com maior rapidez; Maior eficiência na movimentação de materiais e manufaturas; Melhorias na gestão de produção e estoques; Melhores alternativas de rotas e transportes (por terra, mar ou ar).

13 CONCEITO DE LOGÍSTICA Logística é a ciência que visa entregar o produto na quantidade certa, no momento e local exatos, com o objetivo de atender o cliente da melhor forma possível, e assim, gerar lucros para a empresa.

14 RACIOCÍNIO LÓGICO Algumas fontes publicam que a palavra “logística” tem origem do grego e significa o estudo da lógica; Pode-se conceitua-la uma ciência matemática com ligações na filosofia; A lógica é uma ferramenta que se deve utilizar para conectar ideias e preposições em busca da verdade; É possível através dela distinguir três tipos de raciocínio: Dedução – Correspondente a uma maneira de determinar a conclusão, utilizando como premissa uma forma de chegar a ela; Indução – Maneira de determinar a regra, ou seja, é preciso aprender essa regra através de diversos exemplos relacionados; Abdução – Maneira de determinar uma premissa, utilizando da conclusão e de uma regra para defendê-la, ou seja, de que forma a premissa é capaz de explicar a conclusão.

15 A CIÊNCIA LOGÍSTICA É responsável por pesquisar, planejar e prover recursos materiais, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa; Envolve diversos recursos da engenharia, economia, contabilidade, estatística, marketing, tecnologia dos transportes e tecnologias dos recursos humanos;

16 Abrange vários segmentos da organização como:
A CIÊNCIA LOGÍSTICA Abrange vários segmentos da organização como: Gestão de pessoas; Administração de materiais; Controles financeiros; Controles de custo; Processo produtivo; Compra e entrada de materiais; Armazenamentos; Transportes e distribuição dos produtos; Gerenciamento da informações.

17 LOGÍSTICA A CSCMP (Council of Supply Chain Managemente Professionals) define logística como: A parte do Gerenciamento da Cadeia de Suprimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias primas, materiais semiacabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes.

18 LOGÍSTICA

19 LOGÍSTICA

20 Martin Brower & McDonald’s
Solucionar totalmente o problema do cliente A Martin-Brower McDonald’s é a divisão da MB Brasil responsável exclusivamente pela ligação e operação logística entre fornecedores da rede McDonald’s e os mais de 500 estabelecimentos espalhados em todo o Brasil. A empresa procurou entender desde o início os critérios competitivos de seu cliente: Consistência (os produtos vendidos nas lojas são sempre iguais); Rapidez (a empresa atua no setor de fast food); Preço (os produtos McDonald’s não são os mais baratos do mercado, mas há uma preocupação em reduzir custos para que os preços não se distanciem dos praticados pelos concorrentes).

21 Martin Brower & McDonald’s
Para que seu cliente tenha sucesso junto a seus clientes, a MB desenvolveu um projeto de serviços logísticos que persegue critérios competitivos: Junto com os principais fornecedores (carnes e pães), criou em São Paulo o condomínio Food Town, onde são processados os pedidos vindos das lojas e dos outros centros de distribuição da empresa. O objetivo do projeto foi garantir a sincronia necessária para atender rapidamente aos pedidos recebidos; A grande maioria dos caminhões da MB possui três compartimentos em temperaturas distintas para acomodar diferentes tipos de necessidades das lojas, com o objetivo de minimizar o número de entregas e diminuir, também, a probabilidade de que alguns produtos cheguem e outros não; Com o objetivo de evitar erros tanto na emissão como no recebimento de pedidos, a MB desenvolveu o formulário eletrônico para envio e recepção dos pedidos via internet. Esta medida reduziu drasticamente os retrabalhos, entregas urgentes e falta de mercadoria nas lojas;

22 Martin Brower & McDonald’s
A MB instalou um sistema com módulos de previsão de vendas, recebimento de pedidos, controle de estoques próprios e dos fornecedores, relatório de vendas por loja e acompanhamento diário dos indicadores de desempenho; e) Para otimizar o número de caixas de produtos a serem transportadas por caminhão e por rota, a empresa adquiriu um programa roteirizador que determina, em função dos pedidos a serem entregues, a melhor rota para o veículo; f) A MB mantém um Customer Service 24 horas, sete dias na semana, para atender a emergências das lojas e dos motoristas no caso de haver algum problema em rota.

23 Martin Brower & McDonald’s
O McDonald’s paga os custos operacionais declarados pela MB e controla a parceria mediante um conjunto de indicadores que persegue a eficiência operacional do parceiro. Através de medidas como o giro do estoque, o número de funcionários MB por restaurante atendido, o percentual de pedidos sem erro sobre o total de pedidos, o número de caixas entregues por rota, dentre outros, o McDonald’s garante que, através de uma logística enxuta, a MB possa solucionar totalmente o seu problema.

24 Martin Brower & McDonald’s
Por atuar num mercado maduro, com intensa concorrência, o McDonald’s está sempre pensando em promoções, novos produtos, etc. A MB não é apenas um operador que abastece as lojas; é um operador logístico integrado que administra a inteligência logística da cadeia, desenvolvendo soluções que dê respostas aos desafios enfrentados pelo cliente, perseguindo o custo total mínimo para todos os integrantes da cadeia.

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