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Analise Situacional da Cultura
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Analise Situacional da Cultura
Ao planejar, buscamos identificar ações necessárias à mudança de uma dada realidade em direção a uma realidade nova, no caso o campo da cultura, definida pelo Fórum de Planejamento. Não é possível planejar o futuro quando não se conhece o passado e o presente.
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Importância da Participação
A realidade é múltipla Análise Situacional da Cultura Resultado do processo de discussão das diferentes visões acerca da realidade cultural do estado.
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Análise Situacional da Cultura
Diagnóstico da cultura Análise da situação Identificação dos desafios e oportunidades Definição dos objetivos
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Diagnóstico O Diagnóstico do Desenvolvimento da Cultura consiste na coleta e organização de informações sobre a cultura no Estado Quais informações podem ser importantes?
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Inventário da Cultura Gestão da cultura no estado Participação
Recursos para a cultura Atividades culturais Desenvolvimento cultural Economia da cultura Equipamentos e espaços públicos de cultura Patrimônio cultural material e imaterial
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Processos Participativos
Fóruns organizados na área da cultura? Conferências de cultura? Orçamento participativo?
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Diagnóstico Rápido Participativo
Precariedade dos dados Pense em resolver o problema SNIIC - Os dados sozinhos não resolvem. O quantitativo necessita de análise qualitativa A participação, ou seja, o conhecimento dos agentes da cultura, constituem uma poderosa fonte de informações, avaliações e análise.
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Análise Situacional Discussão das diferentes visões, interpretações e análises Identificação dos problemas Identificação dos desafios e oportunidades
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Desafios X Oportunidades
Limitações da área que devem ser superadas; Obstáculos que dificultam o desenvolvimento cultural; Temas de difícil resolução, que precisam ser enfrentados. Condições que propiciam o desenvolvimento da cultura; Possibilidades de crescimento; Tendências da sociedade que favorecem as realizações almejadas; Podem ser utilizadas para a realização das ações que foram definidas para o desenvolvimento da área;
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Desafios A invisibilidade de certos grupos torna vulnerável o desenvolvimento de suas práticas culturais. As dinâmicas social tendem a homogeneizar as culturas e empobrecer a diversidade do Estado (da região). Há uma distribuição desigual dos recursos. Os processos de formação de público são escassos.
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Oportunidades A riqueza cultural do Estado, apesar de ameaçada pela homogeneização, ainda está preservada. A gestão pública da cultura, embora concentrada, acumulou importante qualificação. Há bom número de produtores e boa aceitação dos principais produtos culturais do Estado.
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Diretrizes Com base nas discussões e decisões, definir os eixos principais de atuação. As diretrizes são referências gerais que definem a direção dos objetivos, os limites das estratégias e ações a serem adotadas. Exemplos: Valorização e promoção da diversidade Democratização do acesso Posicionar a cultura como um dos quatro pilares do desenvolvimento. Fortalecimento da participação popular. Fortalecimento da institucionalidade do campo.
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Objetivos Devem ser definidos de forma ampla e entendidos como a VISÃO DE FUTURO; onde se pretende chegar no campo cultural no prazo estabelecido pelo Plano Estadual.
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Objetivos Desenvolver a cultura em todos os seus campos como expressão e afirmação de identidade. Dar visibilidade, estimular e valorizar a produção cultural local. Reforçar a importância da economia da cultura e a centralidade da cultura como fator de desenvolvimento no mundo contemporâneo. Estimular a diversidade nas atividades culturais desenvolvidas no estado.
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Problema com Objetivos
Exemplo de objetivo equivocado: Definir parâmetros currículares para formação de gestores culturais nas universidades federais Não está sob o controle do Estado
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Exemplos de Objetivos Plano de Cultura de Recife
Valorizar a diversidade cultural, promover ações e eventos culturais com democratização, descentralização e valorização da cultura local e garantir a acessibilidade dos cidadãos aos bens, serviços e eventos culturais. Plano Decenal de Cultura de Bogotá Que os programas e projetos para o desenvolvimento cultural sejam formulados considerando as particularidades populacionais e territoriais do distrito.
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