Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouEster Mestre Alterado mais de 9 anos atrás
1
APRENDIZAGEM DE CONCEITOS SOBRE CROMATOGRAFIA NO ENSINO TÉCNICO
Ana Claudia Lemes da Silva Pós-graduanda – LCG – IQ – Unicamp P III - Escola Técnica de Paulínia - Prefeitura Municipal de Paulínia – SP
2
Apresentar uma metodologia para facilitar o aprendizado:
Objetivo Apresentar uma metodologia para facilitar o aprendizado: de conteúdos relacionados ao tema métodos de separação, abordado em escolas técnicas na disciplina de Análise Instrumental.
3
Grupo/Período de Estudo
Alunos do 3° ano do curso Técnico em Química da Escola Técnica Paulínia; Grupo de Estudo: 2° semestre de 2002. Período:
4
Metodologia 1a etapa Revisão histórica do desenvolvimento da cromatografia Práticas de cromatografia em papel Procedimento simples Necessita de pouco material Permite boa Visualização dos Resultados
5
Canetinha hidrocor de cores variadas Uma tira de papel de filtro
Metodologia Material: Canetinha hidrocor de cores variadas Uma tira de papel de filtro 2 cm x 7 cm
6
Metodologia Procedimento:
Fazer um círculo a 2 cm de distância da borda inferior Eluir variando a Fase Móvel: etanol, água etanol + água em diferentes proporções
7
Prática de cromatografia em camada delgada semi-quantitativa
Metodologia 2a etapa Prática de cromatografia em camada delgada semi-quantitativa Material: Corantes de alimentos soluções em concentrações variadas e conhecidas 3 Placas de Silica Gel de 6 cm x 6 cm
8
Metodologia Procedimento:
Aplicar um pequeno volume de solução de corante com auxílio de um capilar de vidro. Para análise semi-quantitativa adicionar as soluções de corantes um padrão interno e realizar as análises em triplicata
9
Eluir 3 placas simultâneamente com isopropanol+amônia 4+1
Metodologia Eluir 3 placas simultâneamente com isopropanol+amônia 4+1
10
Metodologia 3a etapa Quantificação – aplicação do software CD-CCD desenvolvido pelos profs. Antonio Luiz Pires Valente (in memoriam), Fábio Augusto e pelo aluno Cassio Ricardo Fares Riedo – IQ – Unicamp. Digitalização das cromatoplacas
11
Metodologia Contagem dos pixeis que compoem cada mancha com o software CONTCOR Aplicação de Testes de Rejeição (Huber) e construção de Curvas Analíticas com o auxílio do CD-CCD.
12
Metodologia Após as etapas descritas, os alunos trabalharam os conteúdos de CG e CLAE. Visitaram empresas e centros de pesquisa que utilizam a cromatografia em seu dia a dia.
13
Resultados O aumento do interesse dos alunos foi significativo
e o seu envolvimento com as atividades teóricas e práticas aumentou no decorrer do trabalho.
14
Conclusões De acordo com as avaliações realizadas continuamente no decorrer do semestre foi possível verificar que: os alunos desenvolveram as idéias iniciais; e construíram um conhecimento sólido sobre os princípios básicos de separações cromatográficas.
15
Agradecimentos Secretaria de Educação e Cultura do Município de Paulínia Prof. Fabio Augusto – IQ – Unicamp
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.