A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

APRENDIZAGEM DE CONCEITOS SOBRE CROMATOGRAFIA NO ENSINO TÉCNICO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "APRENDIZAGEM DE CONCEITOS SOBRE CROMATOGRAFIA NO ENSINO TÉCNICO"— Transcrição da apresentação:

1 APRENDIZAGEM DE CONCEITOS SOBRE CROMATOGRAFIA NO ENSINO TÉCNICO
Ana Claudia Lemes da Silva Pós-graduanda – LCG – IQ – Unicamp P III - Escola Técnica de Paulínia - Prefeitura Municipal de Paulínia – SP

2 Apresentar uma metodologia para facilitar o aprendizado:
Objetivo Apresentar uma metodologia para facilitar o aprendizado: de conteúdos relacionados ao tema métodos de separação, abordado em escolas técnicas na disciplina de Análise Instrumental.

3 Grupo/Período de Estudo
Alunos do 3° ano do curso Técnico em Química da Escola Técnica Paulínia; Grupo de Estudo: 2° semestre de 2002. Período:

4 Metodologia 1a etapa Revisão histórica do desenvolvimento da cromatografia Práticas de cromatografia em papel Procedimento simples Necessita de pouco material Permite boa Visualização dos Resultados

5 Canetinha hidrocor de cores variadas Uma tira de papel de filtro
Metodologia Material: Canetinha hidrocor de cores variadas Uma tira de papel de filtro 2 cm x 7 cm

6 Metodologia Procedimento:
Fazer um círculo a 2 cm de distância da borda inferior Eluir variando a Fase Móvel: etanol, água etanol + água em diferentes proporções

7 Prática de cromatografia em camada delgada semi-quantitativa
Metodologia 2a etapa Prática de cromatografia em camada delgada semi-quantitativa Material: Corantes de alimentos soluções em concentrações variadas e conhecidas 3 Placas de Silica Gel de 6 cm x 6 cm

8 Metodologia Procedimento:
Aplicar um pequeno volume de solução de corante com auxílio de um capilar de vidro. Para análise semi-quantitativa adicionar as soluções de corantes um padrão interno e realizar as análises em triplicata

9 Eluir 3 placas simultâneamente com isopropanol+amônia 4+1
Metodologia Eluir 3 placas simultâneamente com isopropanol+amônia 4+1

10 Metodologia 3a etapa Quantificação – aplicação do software CD-CCD desenvolvido pelos profs. Antonio Luiz Pires Valente (in memoriam), Fábio Augusto e pelo aluno Cassio Ricardo Fares Riedo – IQ – Unicamp. Digitalização das cromatoplacas

11 Metodologia Contagem dos pixeis que compoem cada mancha com o software CONTCOR Aplicação de Testes de Rejeição (Huber) e construção de Curvas Analíticas com o auxílio do CD-CCD.

12 Metodologia Após as etapas descritas, os alunos trabalharam os conteúdos de CG e CLAE. Visitaram empresas e centros de pesquisa que utilizam a cromatografia em seu dia a dia.

13 Resultados O aumento do interesse dos alunos foi significativo
e o seu envolvimento com as atividades teóricas e práticas aumentou no decorrer do trabalho.

14 Conclusões De acordo com as avaliações realizadas continuamente no decorrer do semestre foi possível verificar que: os alunos desenvolveram as idéias iniciais; e construíram um conhecimento sólido sobre os princípios básicos de separações cromatográficas.

15 Agradecimentos Secretaria de Educação e Cultura do Município de Paulínia Prof. Fabio Augusto – IQ – Unicamp


Carregar ppt "APRENDIZAGEM DE CONCEITOS SOBRE CROMATOGRAFIA NO ENSINO TÉCNICO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google