A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola S/3 São Pedro | Vila Real

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola S/3 São Pedro | Vila Real"— Transcrição da apresentação:

1 Escola S/3 São Pedro | Vila Real
Ciências Naturais Doenças do Sistema Excretor Trabalho Realizado por: Guilherme Esteves nº. 15 e Sandro Lopes n.º 25

2 DOENÇAS RENAIS.

3 Os rins são os principais órgãos que estão envolvidos no processo de formação da urina. Isso ocorre porque os rins são responsáveis pela filtragem e remoção de qualquer tipo de resíduos que podem estar presentes na corrente sanguínea. Glomerulonefrite  Há lesões dos glomérulos de Malpighi, com grave prejuízo da função renal. A glomerulonefrite pode ter diversas causas, mas a principal é a destruição dos glomérulos pelo próprio sistema de defesa do corpo, o sistema imunitário. 

4  Infecção Urinária  O paciente queixa-se de dor, ardência e urgência para urinar. O volume urinado torna-se pequeno e frequente, tanto de dia como de noite. A urina é turva e mal cheirosa podendo surgir sangue no final da micção. Nos casos em que a infecção atingiu o rim, surge febre, dor lombar e calafrios, além de ardência e urgência para urinar.  A infecção pode ser causada por vírus ou fungos, mas na grande maioria dos casos a infecção é causada por bactérias, principalmente as Gram negativas Esta doença abrange uretra, bexiga, ureteres e rins

5 Cálculo Renal  A cólica renal, com dor no flanco e costas é muito característica, quase sempre com sangue na urina e em certos casos pode haver eliminação de pedras.  Os cálculos renais, popularmente chamados de pedra no rim, são formações sólidas de sais minerais e/ou uma série de outras substâncias, como oxalato de cálcio e ácido úrico que se cristalizam. Essas cristalizações podem migrar pelas vias urinárias causando muita dor e complicações. Os cálculos podem atingir variados tamanhos, que vão de pequeninos grãos, até o tamanho do próprio rim. Eles se formam tanto nos rins quanto na bexiga. Esta doença pode ser curada a partir de ultra-sons, cirurgia ou hemodiálise.

6 Obstrução Urinária  Ocorre quando há um impedimento da passagem da urina pelos canais urinários, por cálculos, aumento da próstata, tumores, estenoses de ureteres e uretra. A ausência ou pequeno volume da urina é a queixa característica da obstrução urinária. 

7 Insuficiência Renal Crónica
Insuficiência Renal Crónica  Surge quando o rim sofre a acção de uma doença que deteriora irreversivelmente a função renal, apresentando-se com retenção de ureia, anemia, hipertensão arterial, entre outros. O diagnóstico da insuficiência renal se dá através da estimação da Taxa de filtração glomerular. O tratamento da insuficiência renal vai depender da fase em que o paciente se encontra. Caso seja uma insuficiência renal aguda do tipo pré-renal recomenda-se fornecer volume na forma de solução salina, cuidando para evitar a sobrecarga e insuficiência cardíaca congestiva. Na insuficiência aguda pós-renal, o tratamento consiste em desobstruir a saída da urina.

8  Tumores Renais  O rim pode ser acometido de tumores benignos e malignos. E as queixas são de massas palpáveis no abdómen, dor, sangue na urina e obstrução urinária.  Muitos tumores são lesões renais, outros são acumulações de bactérias e de substâncias prejudiciais ao rim. Para resolver, pode-se intervir e deve-se intervir cirurgicamente.

9 Nefropatias Tóxicas Causadas por tóxicos, agentes físicos, químicos e drogas. Caracterizam-se por manifestações nefríticas e insuficiência funcional do rim. Uma das causas das Nefropatias Tóxicas são doenças como as diabetes, tensão alta..

10 FORMAS DE TRATAMENTO.

11 Transplante Renal Quando os rins sofrem prejuízo irreversível de suas funções, pode-se tentar o transplante renal, que é a substituição de um dos rins do paciente por um rim sadio, podendo ser obtido por doadores mortos ou vivos. Quando este for vivo, o doador passa a viver com apenas um rim, o que é perfeitamente compatível com a vida.

12 Hemodialise (ver página 139)
A hemodiálise é um tratamento que consiste na remoção do líquido e substâncias tóxicas do sangue como se fosse um rim artificial. É o processo de filtragem e depuração desubstâncias indesejáveis do sangue como a creatinina e a uréia. A hemodiálise é umaterapia de substituição renal realizada em pacientes portadores de insuficiência renalcrônica ou aguda, já que nesses casos o organismo não consegue eliminar tais substâncias devido à falência dos mecanismos excretores renais.

13


Carregar ppt "Escola S/3 São Pedro | Vila Real"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google