A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ergonomia Adotar regras de ergonomia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ergonomia Adotar regras de ergonomia"— Transcrição da apresentação:

1 Ergonomia Adotar regras de ergonomia
subjacentes ao uso de computadores

2 Adotar regras de ergonomia subjacentes ao uso de computadores
Trabalho Nomos Leis ou regras Ergonomia Ciência que estuda o modo como as pessoas trabalham, contribuindo para que o façam de forma eficiente, segura e confortável.

3 Pode provocar diversos
Adotar regras de ergonomia subjacentes ao uso de computadores Ergonomia Utilização do computador Longos períodos de tempo Com regularidade Pode provocar diversos problemas de saúde. Tais como

4 No que diz respeito ao computador, sabe-se que a sua utilização, com regularidade e por longos períodos de tempo, pode provocar diversos problemas de saúde tais como: dores de costas, rigidez no pescoço e ombros, dores e tensão nas mãos e dedos, tendinites nos pulsos, problemas oculares e stress. Assim, ao nível da utilização das tecnologias de informação, esta ciência tem contribuído em diferentes áreas, nomeadamente: na conceção/melhoria de dispositivos, equipamentos e mobiliário; na sensibilização sobre métodos e técnicas adequadas para a realização das tarefas.

5 Exemplos de dispositivos, equipamentos e mobiliário
Teclado Auscultador e microfone Exemplos de dispositivos, equipamentos e mobiliário Mesa para computador Mouse Monitor touch screen Suporte para documentos Apoio para os pés

6 Problemas de saúde Dores nas costas; Rigidez de pescoço e ombros;
Adotar regras de ergonomia subjacentes ao uso de computadores Problemas de saúde Dores nas costas; Rigidez de pescoço e ombros; Dores e tensão nas mãos e dedos; Tendinites nos pulsos; Problemas oculares; Stress; Etc.

7 Regras de Ergonomia Usar uma cadeira com suporte de costas;
Adotar regras de ergonomia subjacentes ao uso de computadores Regras de Ergonomia Usar uma cadeira com suporte de costas; Sentar de frente para o monitor; Posicionar o limite superior do ecrã à altura dos olhos; Manter os ombros relaxados e cotovelos junto ao corpo; Levantar a parte de trás do teclado;

8 Regras de Ergonomia Manter os pulsos direitos ao utilizar o teclado;
Adotar regras de ergonomia subjacentes ao uso de computadores Regras de Ergonomia Manter os pulsos direitos ao utilizar o teclado; Apoiar a palma da mão ao utilizar o rato; Manter os pés apoiados no chão ou num suporte apropriado; Iluminar convenientemente a área de trabalho.

9 Adotar regras de ergonomia subjacentes ao uso de computadores
Assiste ao vídeo produzido pela Vodafone e disponível no YouTube: Webgrafia

10 E agora, estás sentado(a) corretamente
Adotar regras de ergonomia subjacentes ao uso de computadores E agora, estás sentado(a) corretamente e a cumprir as regras básicas de ergonomia?

11 PraTICa Recursos: Manual e Internet Como suporte, consulta: Na sala de aula, que medidas básicas de ergonomia deves, desde já, adotar? Na tua sala de aula identificas alguma situação que impossibilite a adoção de alguma(s) medida(s) importante(s)? Se sim, identifica-a(s), justificando. Na Internet, pesquisa vídeos sobre medidas ergonómicas a adotar quando se utilizam tablets e smartphones. Depois da visualização dos vídeos, elabora uma lista de medidas a adotar para cada uma das situações.


Carregar ppt "Ergonomia Adotar regras de ergonomia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google