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Administração Pública Contemporânea:

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Apresentação em tema: "Administração Pública Contemporânea:"— Transcrição da apresentação:

1 Administração Pública Contemporânea:
O CONTEXTO da sociedade industrial para a sociedade do conhecimento O ESTADO de provedor direto para promotor e regulador Administração Pública Contemporânea: Visão de Futuro O MODELO DE GESTÃO de burocrático para gerencial GESTÃO DE PESSOAS de controle para comprometimento Caio Marini, Abril 2002

2 da sociedade industrial para a sociedade do conhecimento
O CONTEXTO da sociedade industrial para a sociedade do conhecimento O ESTADO de provedor direto para promotor e regulador O MODELO DE GESTÃO de burocrático para gerencial GESTÃO DE PESSOAS de controle para comprometimento Caio Marini, Abril 2002

3 A L I N H M E T O O CONTEXTO da sociedade industrial
para a sociedade do conhecimento A L I N H M E T O O ESTADO de provedor direto para promotor e regulador O MODELO DE GESTÃO de burocrático para gerencial GESTÃO DE PESSOAS de controle para comprometimento Caio Marini, Abril 2002

4 A L I N H M E T O O ESTADO de provedor direto
para promotor e regulador Caio Marini, Abril 2002

5 Estado ...Para que o Estado faça o que tem de fazer e
seja impedido de fazer o que não tem que fazer. A Przeworski Caio Marini, Abril 2002

6 Funções Contemporâneas do Estado
MEIO Alocação: arrecadação/orçamento prestação de serviços Governabilidade & Governança ? ? ? Distributiva: assegurar distribuição compensar imperfeições Estabilização: econômica política FIM Caio Marini, Abril 2002

7 TRIÂNGULO DE GOVERNO (*)
Projeto de Governo * Carlos Matus Compromisso, implica em intercâmbio de problemas Governabilidade Governança Relação de peso entre variáveis que controlo e as que não controlo Convergência de 3 variáveis: liderança, conhecimento e experiência Caio Marini, Abril 2002

8 crise do modo de administrar
CRISE DO ESTADO crise fiscal: incapacidade de geração de poupança pública para a realização dos investimentos sociais crise do modo de administrar esgotamento do modelo burocrático déficit de desempenho: baixa qualidade na prestação dos serviços públicos Caio Marini, Abril 2002

9 TENDÊNCIAS aumento da eficiência (fazer mais com menos);
melhoria da qualidade (fazer melhor); resgate da esfera pública como instrumento da expressão da cidadania (fazer o que deve ser feito). Caio Marini, Abril 2002 Caio Marini, Março 2001

10 A L I N H M E T O O MODELO DE GESTÃO de burocrático para gerencial
Caio Marini, Abril 2002

11 AP Gerencial AP Burocrática AP Patrimonialista
do patrimonialismo ao gerencialismo na AP AP Gerencial AP Burocrática AP Patrimonialista Caio Marini, Abril 2002

12 Tendências da Nova Gestão pública
O foco no cidadão/cliente Carta do cidadão Serviços de atendimento integrado Responsabilidade fiscal Orientação para resultados De meios para objetivos Planejamento estratégico Indicadores de desempenho Ênfases no controle social, transparência. Conselhos Orçamento Participativo E-gov Contratualização e flexibilização da gestão Contratos de gestão Privatizações e terceirizações Revisão de instrumentos legais Uso da Tecnologia da Informação Laboratórios (wavers) Valorização e desenvolvimento das pessoas Profissionalização Definição do perfil Capacitação Flexibilização do regime jurídico Caio Marini, Abril 2002

13 ELEMENTOS DE ESTRATÉGIA
Caio Marini, Abril 2002

14 processo de decisão dos objetivos da organização, das mudanças nesses objetivos, dos recursos utilizados para atingi-los e das políticas que deverão governar a aquisição, utilização e disposição desses recursos (Anthony) definição de um futuro desejado e dos meios eficazes para alcançar-lo (Ackoff) Caio Marini, Abril 2002

15 Alinhamento Estratégico: Organização descobre sua
incapacidade de dominar o ambiente. Opção pela adoção de uma estratégia. Desenvolve capacidades de “pensar” estrategicamente. Alinha estratégia e ação. Formulação estratégica Organização reconhece o ambiente. Opção pela adoção de uma estratégia. Elabora um plano estratégico “Reação” Estratégica: Organização “aguarda” e “reage”. Imagina que os objetivos se realizam espontaneamente. Opção pela não-estratégia Caio Marini, Abril 2002

16 ENFOQUES METODOLÓGICOS
Onde Estamos? Como Vamos? Para Onde Vamos? Caio Marini, Abril 2002

17 Objetivos Estratégicos
Visão Estratégica Missão P1 Visão Diretrizes Objetivos Estratégicos Missão funcional Produtos -Clientes Insumos - Forn - Prior Visão Gerencial P2 Entrada do Ambiente (problemas do contexto) Transformação Interna (problemas no processo) Saída para o Ambiente (problemas com os resultados) P3 Visão Diagnóstica Feedback

18 ESTRATÉGIAS DE GOVERNO
De ocasião: governo que não governa; não escolhe os problemas, os problemas é que o escolhem (bombeiro). Administração: escolhe os problemas sem mudar as regras, dá continuidade (manutenção). Transformação: muda as regras do jogo; inova, vira a mesa e provoca verdadeiras mudanças. Caio Marini, Abril 2002

19 PROBLEMAS reduzir a probabilidade reduzir o impacto
fazer plano de contingência Caio Marini, Abril 2002


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