Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouGabriela Rentas Alterado mais de 11 anos atrás
1
Compositor Elaborado por: Raquel Xavier nº6 turma:6ºc
2
Índice Introdução O que é um compositor?
Compositor na música clássica ou Erudita Alguns compositores de música clássica ou Erudita Compositor na música popular Conclusão
3
Introdução Neste trabalho espero entender o que faz um compositor e a sua importância para a música.
4
O que é um compositor? Compositor é um profissional que escreve música. Normalmente o termo refere-se a alguém que utiliza um sistema de notação musical que permite a sua execução por outros músicos. Em culturas ou géneros musicais que não utilizem um sistema de notação, o termo compositor pode-se referir ao autor original da música. Nesse caso, a transmissão para outros intérpretes é feita por memorização e repetição. Em geral, o compositor é o autor da música e, como tal, é o detentor dos direitos de autor. Atualmente as composições musicais são defendidas pela legislação de direitos autorais.
5
Compositores na musica clássica ou Erudita
Na Música Erudita, o compositor é um músico altamente treinado na teoria musical e normalmente é responsável, além da criação da partitura original, também pelos arranjos para a instrumentação ou para as vozes desejadas. No início do desenvolvimento da música erudita na Europa, a função do compositor não era muito valorizada. O intérprete tinha liberdade para alterar a composição como desejasse, acrescentando improvisações, ou mesmo misturando partes de composições diferentes.
6
À medida que a música se tornou mais complexa, o compositor passou a ser associado à sua obra e ter mais controle sobre a execução de suas composições. A música escrita passou a ser encarada como um conjunto de instruções estritas das quais o intérprete não se deve desviar. O valor da interpretação da música erudita hoje em dia diz muito mais respeito à expressão que à improvisação. Para permitir que os intérpretes demonstrem virtuosismo, a maioria dos compositores, a partir do período clássico, passou a deixar momentos específicos na partitura onde o intérprete pode improvisar como desejar (cadência), desde que o restante da composição seja respeitado.
7
Alguns compositores de música Erudita
Beethoven Beethoven conseguiu conciliar sofisticação e popularidade em sua obra, e com isso, revolucionou a música do século 19. Mozart Mozart, pioneiro ao compor para todo tipo de público, deu os primeiros passos na música aos 4 anos de idade e tornou-se imortal por sua obra Vivaldi Vivaldi foi um dos mais influentes compositores clássicos mas a sua obra só adquiriu notoriedade no início do século 20.
8
Compositores na música popular
Na música popular, o compositor escreve a música para canções . A composição não é tão rígida como na música erudita, e admite-se e, até, se espera a improvisação. Em muitos casos, a música é adaptada para a instrumentação do grupo musical que a executará pela pessoa que faz o arranjo ou, um músico especializado nessa tarefa. Em certos géneros, como o Jazz, nem essa etapa é necessária, e os músicos criam o arranjo durante a execução, improvisando livremente sobre os temas elaborados pelo compositor.
9
Conclusão Gostei de fazer este trabalho pois aprendi mais coisa sobre esta profissão tão importante para a música.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.